Retrospect[v]iva 2022 revisita os principais acontecimentos do ano do Coldplay

Trabalho assinado pela equipe do site Viva Coldplay, a retrospectiva destaca o ano da banda de janeiro a dezembro

30 dezembro, 2022

Mais um ano está terminando e mais uma vez o Viva Coldplay trabalhou em uma retrospectiva para destacar os episódios que fizeram do ano um período especial para a banda.

2022 começou agitado para o Coldplay, já que a banda vivia os preparativos para o início da ‘Music Of The Spheres World Tour’. Por outro lado, o ano terminou carregado de expectativa para fãs do Brasil — que aguardam 11 shows que a banda vai realizar no país em 2023.

Diante de realizações e promessas, o ano ficou marcado por acontecimentos relevantes na carreira da banda, o que inclui uma apresentação histórica no festival ‘Rock in Rio’. É por isso que a nossa Retrospect[v]iva passeia entre janeiro e fevereiro para celebrar tudo o que o Coldplay viveu em 2022.

Janeiro

15 | ALTer EGO

Coldplay fez um show de nove músicas no festival ‘iHeartRadio ALTer EGO’. Com quase 40 minutos de duração, a apresentação aconteceu no The Forum, em Los Angeles, e contou com a participação de ‘We Are KING’ na faixa “Human Heart”. Assista ao show clicando aqui.

26 | The Ellen Show

No aniversário da apresentadora, a banda fez uma performance do single “My Universe” e garantiu a presença do BTS em uma televisão cênica. Em outro momento, Chris Martin voltou ao palco para uma entrevista e contou como nasceu a colaboração com o grupo sul-coreano. Ainda na entrevista, Chris confirmou que o Coldplay tem o plano de lançar só mais três álbuns e adiantou que a banda gostaria de fazer um filme musical. Relembre tudo clicando aqui.

Fevereiro

02 | Performance de “Let Somebody Go”

Uma semana após o programa de Ellen DeGeneres exibir a participação do, o vocalista Chris Martin voltou a aparecer no palco da atração da emissora NBC. Dessa vez sem os companheiros de banda, Chris se concentrou no piano e realizou uma performance tocante da faixa “Let Somebody Go”. Sem os vocais de Selena Gomez, que colabora com o Coldplay na versão de estúdio da faixa, a apresentação não deixou a desejar e mostrou uma face mais intimista da canção – o que realçou os vocais do vocalista, bem como a afinidade dele com o piano. Assista aqui.

07 | Clipe de “Let Somebody Go”

Dirigido por Dave Meyers, o grandioso clipe apostou em uma estética em preto e branco para destacar Chris Martin e Selena Gomez tentando se manter juntos enquanto a cidade os separa. Coincidindo com os versos da faixa, os dois andam em círculos e vivem, literalmente, altos e baixos até se encontrarem em um abraço final — que revela o momento em que um pode deixar o outro partir. Mesmo sem cores, o vídeo do 3º single do álbum “Music Of The Spheres” revelou fragmentos do planeta Calypso — astro que integra o sistema solar que é chamado de The Spheres e que faz parte do universo criativo do 9º álbum de estúdio do Coldplay. Assista ao clipe e leia mais sobre o vídeo aqui.

15 | Coldplay em Dubai

O show grandioso no evento ‘Expo 2020’ contou com uma estrutura que encantou pelo seu universo detalhado e luminoso, e que fez o público vibrar com pulseiras e projeções que passearam pela carreira do Coldplay. A apresentação foi vibrante e reuniu fãs para pedalar e contribuir para gerar parte da energia utilizada no palco — o que funcionou como uma prévia do plano de sustentabilidade que a banda levaria para a estrada durante a ‘Music Of The Spheres World Tour’. Fãs que não estavam nos Emirados Árabes Unidos conseguiram acompanhar a apresentação por meio da internet. Relembre o show clicando aqui.

MARÇO

12 | APP da turnê

Disponível para iOS e Android, o aplicativo chegou recheado de ações interativas, se propondo a medir emissões de carbono geradas pelas viagens de fãs da banda (até os shows) e propondo soluções para compensar isso. A ferramenta também apresentou jogos e, ao longo do ano, foi responsável por divulgar várias fotos exclusivas dos shows da turnê. Entenda mais aqui.

15 | Clipe de “People Of The Pride”

Potente e subversivo, o vídeo contou com a direção de Paul Dugdale e intercalou imagens de show da banda na Climate Pledge Arena, em Seattle, com uma animação distópica que dá vida aos versos da música. Enquanto Chris Martin canta que há “um homem que jura que é Deus”, podemos vê-lo em ação observando trabalhadores robôs que marcham como se fossem marionetes. Em outro trecho, a composição denuncia a desumanização do sistema, que usa os trabalhadores apenas para trabalhar. No clipe, a crítica social fica clara com a repetição e uso da tecnologia como ferramenta de alienação e domínio industrial. No final, assim como na letra, as pessoas são encorajadas a deixar que o “leão dentro delas” desperte. É o caminho para se sentirem “pessoas do orgulho”, livres para “se apaixonarem por quem quiserem”. Com as cenas do show em preto e branco e os trechos em animação explodindo em cores, o vídeo dá ainda mais efervescência para o som mais rock’n’roll. Assista ao vídeo e leia mais sobre clicando aqui.

18 | Início da tour

A ‘Music Of The Spheres World Tour’ (MOTSWT) começou em San José, capital da Costa Rica, com setlist de 28 músicas (um dos maiores setlists do ano). O show contou com “Coloratura”, faixa que ficou de fora da maioria das apresentações seguintes, além de nove faixas do álbum que tem o mesmo nome da tour. Também rolaram várias músicas dos álbuns anteriores e até um homenagem ao país anfitrião, o que aconteceu por meio da performance de “Patriótica Costarricense”. O primeiro de dois shows na Costa Rica também marcou a estreia das iniciativas sustentáveis da turnê, incluindo o tão falado piso cinético – que permitiu que fãs pulassem e dançassem ao mesmo tempo em que geravam energia para o show. Confira fotos aqui e assista à performance de “Coloratura” aqui.

26 | “Gravity”

O 5º show da ‘Music Of The Spheres World Tour’ e 2º na cidade de Monterrey, no México, contou com “Gravity”, uma das mais belas canções do Coldplay, na setlist. Após quase 20 anos sem apresentar a canção, a banda fez a performance depois que Chris Martin viu um cartaz que dizia: “Eu posso tocar ‘Gravity’ no piano com vocês?”. Assista à performance aqui.

Abril

07 | Primeiro sinal

Neste dia, a Live Nation publicou um vídeo que mostrava o teaser da ‘Music of the Spheres World Tour’ sendo exibido em São Paulo, nos telões do Allianz Parque. Fãs do Brasil entenderam o recado, já que os últimos anúncios da turnê do Coldplay haviam acontecido exatamente assim, ou seja, com o teaser da tour aparecendo em telões de estádios em que os shows seriam anunciados horas depois. Assista ao registro aqui.

07 | Anúncio de shows no Brasil

Também no dia 07 de abril, a banda anunciou que, além da apresentação no Rock in Rio, faria três shows no Brasil. Os shows anunciados seriam nos dias 11 (Rio de Janeiro) e 15 e 16 de outubro (São Paulo), e os ingressos desses shows começaram a ser vendidos no dia 12 de abril. Meses depois, esses shows foram adiados (o que ainda será lembrado nesta retrospectiva). Relembre o anúncio aqui.

07 | Green Eyes

O 4º e último show da MOTSWT na Cidade do México marcou o fim da primeira “leg” da tour e um dos grandes destaques do dia foi a performance da bela “Green Eyes”, canção do premiado (álbum) “A Rush of Blood to the Head”. Na ocasião, a banda convidou uma fã sortuda para subir no palco e ela ficou lá admirando o Chris cantando a música. Assista à performance aqui.

18 | Dois shows a mais

Neste dia o Coldplay anunciou dois shows extras no Brasil: 12 de outubro no Rio e 18 de outubro em São Paulo. A pré-venda aconteceu no dia 19 de abril e a venda geral um dia depois. Clique aqui para relembrar o episódio.

25 | O 4º em São Paulo

No dia 25 de abril,  a banda anunciou um 4º show na cidade de São Paulo. Isso aconteceu depois que os três shows, anunciados anteriormente, tiveram seus ingressos esgotados em poucas horas. A pré-venda do 4º show aconteceu dia 28, enquanto a venda geral rolou no dia 29. Relembre o anúncio aqui.

Maio

06 | Estados Unidos da América

Depois de uma breve pausa, a banda voltou a viajar com a ‘Music Of The Spheres World Tour’ e, dessa vez, desembarcou em Dallas (EUA). O show marcou o primeiro da turnê em solo estadunidense, além do início da 2ª leg da tour, e seguiu basicamente a setlist que a banda estava entregando ao longo da turnê. A surpresa ficou por conta da performance de uma versão da faixa “Dallas Every Day” com participação de Preston Wait. Relembre aqui.

29 | Única vez em 2022

O show em Chicago, no estádio Soldier Field, contou com a faixa “Every Teardrop Is a Waterfall” na setlist. Até então, essa foi a única vez que a música foi apresentada na ‘Music Of The Sphres World Tour.’ Relembre aqui.

30 | 5ª vez

Neste dia, a banda anunciou a 5ª data em São Paulo, a qual seria no dia 21 de outubro de 2022. Com o anúncio, o Coldplay já garantiu que seria a primeira banda/artista a fazer cinco shows, da mesma turnê, no estádio Allianz Parque. Clique aqui para relembrar o episódio.

Junho

01 | 6ª vez

Neste dia o Coldplay anunciou um 6º show em São Paulo, o qual seria no dia 22 de outubro de 2022, no Allianz Parque. Provando o reconhecimento grandioso do Coldplay no Brasil, pré-venda (02 de junho) e venda geral (03 de junho) se esgotaram em poucas horas. Vem lembrar de tudo aqui.

04 | Kylie Minogue

Coldplay fez mais um show da ‘MOTSWT’ nos Estados Unidos, dessa vez em Nova Jersey. E a apresentação no MetLife Stadium contou com a participação de Kylie Minogue compartilhando os vocais de seu hit “Can’t Get You Out Of My Head” com Chris Martin. Os dois já tinham dividido os vocais da mesma música durante o Glastonbury de 2019. Relembre a performance de 2022 aqui.

05 | Bruce Springsteen

No 2º show do ano no MetLife Stadium, em Nova Jersey, a banda convidou Bruce Springsteen para performances de “Working on a Dream” e “Dancing In the Dark. Sobre a primeira faixa, o astro Springsteen contou da ligação que a música, que é faixa-título de um álbum que ele lançou em 2009, tem com o vocalista do Coldplay. “Chris (Martin) tem essa canção tatuada (no braço), então preciso cantá-la com ele”, disse. Relembre o momento aqui.

10 | “Biutyful” na TV

Neste dia, Chris Martin marcou presença no “The Tonight Show Starring Jimmy Fallon”. Sem os colegas do Coldplay, o vocalista foi acompanhado da The Weirdos – que é uma banda fictícia formada por fantoches e parte do universo criativo da era mais recente do Coldplay. No programa, Chris e The Weirdos conversaram com o apresentador e ainda realizaram a primeira performance de “Biutyful” – que contou com Chris sentado no palco e chuva de papel picado. Banda fictícia que integra o universo criativo do “Music of the Spheres” – álbum que foi lançado pelo Coldplay em outubro de 2021, a The Weirdos é formada por Angel Moon, Donk, The Wizard e Sparkman, além do empresário/diretor artístico chamado Bruce. Cheia de brilho, a carismática Angel Moon é creditada como a voz que divide os vocais da canção “Biutyful” com Chris Martin. Relembre a participação no programa clicando aqui.

11 | Kelly Rowland

Na cidade de Atlanta, a banda seguiu a mesma setlist dos shows anteriores na América do Norte, com exceção do cover de “Independent Woman”. Para apresentar uma versão de um dos maiores hits do antigo grupo Destiny’s Child, o Coldplay convidou a cantora Kelly Rowland (que fazia parte do grupo ao lado de Beyoncé e Michelle Williams). Rowland nasceu em Atlanta e fez a plateia local vibrar, além de se declarar para o Coldplay. “Eu AMO o Coldplay e amarei (a banda) para sempre”, disse a cantora. Confira a participação dela clicando aqui.

14 | Tampa Bay, Tuesday

No dia 14 de junho, o Coldplay fez show em Tampa (Flórida) e encerrou a última apresentação de 2022, da ‘Music Of The Spheres World Tour’, nos Estados Unidos. Na data, Chris Martin adiantou que a banda fará mais shows na América do Norte em 2023. Ainda sobre o show, assim como fez ao longo de todo o ano, o Viva Coldplay publicou, no Instagram, a setlist completa da noite. No caso do show do dia 14 de junho, uma das novidades foi a música “Tampa Bay, Tuesday” – que foi criada especialmente para o show e que foi apresentada no palco C. Também foi destaque a participação da cantora H.E.R. durante a performance da faixa “Let Somebody Go”. Relembre tudo aqui.

Julho

02 | O som inconfundível de “Politik”

O início de julho marcou a primeira vez que “Politik” fez parte da ‘Music Of The Spheres World Tour’. O episódio aconteceu em Frankfurt, na Alemanha, e marcou o início da ‘leg’ europeia da turnê. Assista à performance aqui.

06 | Celebrando a estranheza que há em cada um

Coldplay lançou o clipe da faixa “Biutyful”, que foi dirigido por Mat Whitecross. O vídeo apostou na exposição de adoráveis alienígenas recebendo várias respostas negativas por não se enquadrarem em um planeta liderado por humanos. Depois de muitas portas fechadas, os personagens, que ganham vida por meio de manipulação de fantoches, encontram um lugar em que a suposta estranheza, apontada pelos humanos, é bem recebida. Desse encontro, surge a banda The Weirdos – que, como a letra de “Biutyful” antecipa, chega “ao topo do mundo”. O sucesso de Angel Moon, Donk, The Wizard e Sparkman é tão grande que a banda recebe o Coldplay na plateia de um de seus shows. As imagens do show da banda The Weirdos são registros de um show real que o Coldplay realizou em Phoenix, nos Estados Unidos, no dia 12 de maio deste ano. Assista ao clipe aqui.

08 | Romario Punch

Neste dia o Coldplay fez show em Varsóvia, na Polônia, e Chris Martin convidou um jovem da Ucrânia, chamado Romario Punch, para apresentar uma música Ucraniana da banda Okean Elzy. Na ocasião, Chris contou que conheceu o artista enquanto passeava pelo centro da cidade de Varsóvia e se deparou com o jovem tocando na rua. Ainda no show, o vocalista surpreendeu ao apresentar a faixa “Sparks”, sucesso atemporal do álbum “Parachutes” (2000), em polonês! Vem relembrar tudo isso clicando aqui.

10 | Crianças ucranianas

A passagem da ‘Music Of The Spheres’ por Berlim contou com a participação de um coral formado por crianças ucranianas durante a performance de “Something Just Like This”. O show ainda marcou a segunda vez, de várias ao longo da turnê, que a banda apresentou “Magic” no idioma local – dessa vez, o idioma foi o alemão (isso já tinha acontecido em Frankfurt). Antes disso, e na mesma turnê, o vocalista do Coldplay já tinha feito algo parecido ao cantar “Sparks” em polonês. Relembre o momento em Berlim clicando aqui.

12 | Nasa

Em mais um show em Berlim, o Coldplay surpreendeu durante a apresentação de “A Sky Full Of Stars”. Na performance do hit de 2014, a banda projetou nos telões imagens que foram divulgadas recentemente pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e que foram obtidas por meio do Telescópio Espacial James Webb. Trata-se de um aglomerado de galáxias e, em uma das imagens projetadas pelo Coldplay, é possível visualizar a borda de uma região jovem e próxima de formação de estrelas (localizada na “Nebulosa Carina”). A Nasa explicou que os registros revelam, pela 1ª vez, áreas previamente invisíveis de nascimento de estrelas (tudo a ver com “A Sky Full Of Stars”, né?). Relembre o episódio aqui.

17 | Transmissão direto de Paris

Neste dia, o Coldplay tocou em Paris para mais de 74 mil pessoas. Quem não estava no Stade de France também conseguiu viver um pouco da magia do show, já que a banda transmitiu o áudio por meio do app oficial da turnê ‘Music Of The Spheres’! Na conta do Viva Coldplay no Instagram o post, que reuniu momentos do show, foi um hit. Vem relembrar a data clicando aqui.

26 | VMA 2022

Neste dia, o clipe de “My Universe”, colaboração entre Coldplay e BTS, foi indicado na categoria ‘Melhores Efeitos Visuais’. Com grande produção e direção do badalado Dave Meyers, o clipe foi lançado no dia 30 de setembro de 2021 e ganhou vida a partir do universo criativo do álbum “Music Of The Spheres”. Hoje com mais de 249 milhões de visualizações, o vídeo acontece em um cenário futurista em que três bandas (Coldplay, Bts e a fictícia Supernova 7), em três planetas (Floris, Calypso e Supersolis), desafiam os silenciadores e a censura que os impede de fazer e consumir música. Apesar da indicação em 2022, o vencedor da categoria foi o clipe de “INDUSTRY BABY”, de Lil Nas X, Jack Harlow. Relembre todo o episódio, envolvendo a indicação de “My Universe”, aqui.

27 | Chris usou presente que ganhou do Viva Coldplay

No dia 27 a gente contou que o vocalista do Coldplay usou, poucos dias antes em Paris, uma camiseta que a equipe do Viva Coldplay fez e entregou para toda a banda nos bastidores da ‘A Head Full Of Dreams Tour’, em 2016. Para o nosso time, o momento foi um dos pontos altos de 2022 e você pode relembrar isso aqui.

Agosto

12 | Wembley Stadium

O mês de agosto certamente ficou marcado pelos seis shows da ‘Music Of The Spheres World Tour’ no Wembley Stadium, em Londres. Tocando em casa, o Coldplay fez algo que não foi tão frequente ao longo do ano: apresentar a faixa “Charlie Brown”. O dia 12 de agosto marcou o 1º show por lá e ainda surpreendeu ao receber Craig David para performances de “Live in The Moment” e “Fill me in”. O post, que reuniu momentos do show, foi um dos maiores sucessos do Instagram do Viva Coldplay em 2022. Relembre aqui.

12 | Human Heart

Ao final do 1º show da MOTSWT no Wembley Stadium, Chris Martin ajudou a equipe de limpeza a recolher copos recicláveis que ficaram no local após a saída de fãs do Coldplay. A atitude movimentou a internet e você relembra aqui.

16 | Natalie Imbruglia e Jacob Collie

No 3º show da ‘Music Of The Spheres World Tour’ no icônico Wembley Stadium. a setlist de hoje foi idêntica à do 2º show no estádio (que rolou no dia 13 de agosto), com exceção dos covers escolhidos para o palco C. A banda recebeu Natalie Imbruglia e Jacob Collie para apresentar as faixas “Summer nights” e “Torn”. Assista às performances aqui.

17 | Clipe de “Humankind”

No dia 17 de agosto, de surpresa, o Coldplay lançou o clipe da faixa “Humankind”. Empolgante e crescente como a música, o vídeo foi dirigido por Stevie Rae Gibbs & James Marcus Haney e escolheu destacar a passagem da banda pela Cidade do México; o vídeo faz uma viagem, por diferentes ângulos, por dentro do estádio Foro Sol. O registro da ‘Music Of The Spheres World Tour’ na capital do México foi feito em abril e contou com Chris Martin pulando com fãs direto da plateia, além de muitos fogos e todo o brilho da turnê atual da banda. Sem deixar de passar uma mensagem, o clipe ainda se apoia na frase “Everyone is an alien somewhere” ao mostrar Jonny, Chris, Guy e Will cantando em frente a um outdoor que destaca a mensagem, além de ainda trazer o texto em elementos como o figurino. Assista aqui.

17 | Shaznay Lewis & “Speed Of Sound”

Neste dia, o Coldplay fez o 42º show da turnê mundial ‘Music Of The Spheres’! Foi o 4º show realizado no Wembley Stadium, em Londres, e a banda entregou uma setlist espetacular! Além de receber Shaznay Lewis para levar para o palco versões de “Never Ever” e “Pure Shores” (faixas do All Saints — que é uma girl band da qual Lewis fez parte), o Coldplay surpreendeu a todos com uma performance de “Speed Of Sound”. Apenas com Chris Martin no piano, a versão do sucesso do álbum “X&Y” foi diferente de qualquer uma que a banda já tinha apresentado até hoje e ganhou uma vibe mais ‘experimental’. Clique aqui para relembrar.

20 | Steve Coogan

Coldplay brilhou no 43º show da ‘Music Of The Spheres World Tour’, que foi mais um com ingressos esgotados no Wembley Stadium, em Londres. Na ocasião, a banda recebeu Steve Coogan no palco C para performances de “Knowing me, Knowing You” e “Running Up That Hill”, e ainda substituiu “Let Somebody Go” por “Don’t Panic”. Relembre o show aqui.

21 | “Violet Hill”

Durante o show de abertura de Laura Mvula, antes do 6º e último show que o Coldplay fez neste ano no Wembley Stadium, Chris Martin surpreendeu a plateia e surgiu no palco para cantar a faixa “Violet Hill”. Lançada pelo Coldplay no 1º semestre de 2008, a música foi o 1º single do aclamado álbum “Viva la Vida or Death and All His Friends”. Assista à performance aqui.

21 | STORMZY, Jacob Collier & Mick Jagger

Neste dia o Coldplay finalizou a sequência de seis shows esgotados no Wembley Stadium e recebeu STORMZY e Jacob Collier no palco. Os dois se juntaram ao Coldplay para uma performance de “Blinded By Your Grace” (faixa do próprio STORMZY). Collier ainda participou da apresentação de “Magic”. Para completar a grandeza de mais uma noite em casa, o Coldplay ainda contou com a presença ilustre de Mick Jagger, vocalista dos The Rolling Stones, curtindo o show da banda direto da plateia. Relembre o show aqui.

22 | Europa em 2023

Neste dia, o Coldplay anunciou novas datas da ‘Music Of The Spheres World Tour’ na Europa, todas em 2023. Os ingressos começaram a ser vendidos no dia 25 de agosto. Clique aqui e relembre o anúncio.

23 | Edwyn Collins

O 45º show da ‘Music Of The Spheres World Tour’  aconteceu no estádio Hampden Park, em Glasgow, e contou com uma performance de “A Girl Like You” ao lado de Edwyn Collins, que é o artista responsável pela versão original da música. O post sobre o 1º de dois shows na Escócia foi um dos maiores hits da conta do Viva Coldplay em 2022, ultrapassando a marca de 50 mil curtidas. Confira o conteúdo clicando aqui e fique por dentro de como foi o show.

26 | 20 anos de ‘A Rush Of Blood to the Head’

Em sintonia com a grandeza da comemoração e da obra, a banda realizou uma sequência de ações para celebrar as duas décadas do álbum. A 1ª delas chegou por meio do YouTube e surpreendeu por entregar uma versão repaginada do clipe de “The Scientist”! O icônico vídeo, dirigido por Jamie Thraves, passou a estar disponível em 4K, ou seja, em ultra-alta definição. A remasterização do clipe foi muito comemorada na internet e trouxe uma visualização ainda mais detalhada do clipe — que até hoje impressiona por se apoiar em uma narrativa inversa e por carregar a história da preparação do vocalista Chris Martin, que aprendeu a letra da música ao contrário só para gravar o vídeo. Outra ação comemorativa foi a divulgação de memórias sobre a gravação do álbum, incluindo imagens do estúdio e uma entrevista com Will Champion falando sobre o processo criativo. O vídeo, que conta com uma nova entrevista concedida pelo baterista do Coldplay misturada com imagens do passado, ficou disponível no Spotify. Também no Spotify, ao dar play em faixas do álbum aniversariante, era possível ler curiosidades sobre o disco. A banda ainda lançou filtro comemorativo e uma coleção temática em sua loja oficial. Clique aqui para relembrar as comemorações.

Setembro

08 | Uma grande estrutura

Neste dia, fãs do Coldplay tiveram a certeza de que o show da banda no Rock in Rio iria coincidir com a estrutura que a banda usa na ‘Music Of The Spheres World Tour’. Na data, surgiu uma foto que mostrava a equipe da banda fazendo testes para o dia do show. Era possível visualizar a ‘adição’ do círculo (semelhante ao palco B, que a banda usa na ‘Music Of The Spheres World Tour’) ao final da passarela do Palco Mundo. Relembre aqui.

08 | Live Broadcast from Buenos Aires

Neste dia, o Coldplay anunciou que iria transmitir, ao vivo e nos cinemas, um dos shows que a banda realizaria em outubro no estádio River Plate, em Buenos Aires (Argentina). A transmissão, que contemplou mais de 70 países – o que incluiu o Brasil, foi anunciada para os dias 28 e 29 de outubro, sendo a transmissão do primeiro dia ao vivo e a do segundo uma reexibição. Os ingressos começaram a ser vendidos no dia 15 de setembro. Clique aqui para relembrar o anúncio.

09 | Diga ao povo que brilho

A resposta para uma dúvida de muitas pessoas Um dia antes da apresentação da banda no festival carioca, um vídeo foi divulgado e confirmou que a banda levaria wristbands, ou seja, as ‘pulseiras que piscam’, para a plateia do Rock in Rio. O vídeo causou verdadeira euforia. Relembre aqui.

10 | Show histórico no Rock in Rio

Em sua 2ª passagem pelo festival, o Coldplay correspondeu às expectativas e entregou um espetáculo visual sem deixar a emoção de lado. Em um passeio por hits e canções mais recentes, a banda apresentou até música em português

Nem a chuva forte atrapalhou a recepção calorosa do público, que se mostrou eufórico com a chegada da banda e com os primeiros sinais coloridos emitidos pelas pulseiras de LED. Ao longo do show, Chris Martin se manifestou diversas vezes em português. “Boa noite, meus amigos; muito obrigado; de novo; fala, galera; a gente tá muito feliz de estar aqui com vocês; levanta a mão” foram destaques no vocabulário. O ápice do contato com o idioma veio com a apresentação de “Magia” (uma versão em português da faixa “Magic”). “Chama de magia, de verdadeiro”, cantou Chris.

A performance de “Magia” também marcou uma surpresa que fãs da banda prepararam para Jonny Buckland, um flashmob organizado por nós, do Viva Coldplay, ao lado dos amigos Coldplay Brasil, Forum Coldplay e Portal Coldplay. O guitarrista expressou um sorrisão ao ouvir a plateia cantar “Parabéns para você” e erguer folhas com o texto “Happy Birthday, Jonny”.

Também em português, Chris reconheceu tudo o que fãs fizeram para prestigiar o show. “Obrigado por estarem aqui na chuva, sendo tão lindos e cantando de forma tão bela. Obrigado por superarem o trânsito, a Covid, a chuva, o preço dos ingressos, as filas e todas as ‘merdas’ que tiveram que passar para estar aqui.” Assista e/ou faça download do show completo clicando aqui.

11 | Três milhões

O dia posterior ao Rock in Rio fez o Viva Coldplay alcançar, de forma orgânica, o maior número de contas da história do nosso user no Instagram. Foram mais de três milhões de contas e mais de 66 mil curtidas no post que destacou momentos do show do Coldplay no festival. O dia 11 de setembro também foi significativo para o Coldplay no Youtube, já que foi a data em que a banda mais foi reproduzida em 2022 no Brasil.

12 | Entrevista no Fantástico

Nos bastidores do Rock in Rio, Chris Martin e Jonny Buckland se declararam ao Brasil e falaram sobre a importância de fãs da banda, além de defenderam a relevância de ser bom com o próximo e de proteger o planeta Terra. Assista à entrevista aqui.

13 | “Til Kingdom Come”

No Peru, a banda se apresentou em Lima e garantiu momentos empolgantes, por exemplo, um em que a banda convidou fã para subir no palco e escutar, de pertinho, a faixa “Til Kingdom Come” – que não aparece com frequência na setlist. Assista à performance aqui.

14 | Certificações no Brasil

Nesta data, a Warner Music Brasil revelou que o Coldplay recebeu certificações nos bastidores do Rock in Rio. A banda conquistou platina para o álbum “Music Of The Spheres” e os singles “Higher Power” e “Let Somebody Go”, além de uma certificação de diamante para o hit “My Universe”! Veja aqui um registro do momento em que a banda recebeu os quadros.

16 | “Up&Up”

Em Bogotá, capital da Colômbia, a banda fez o 49º show da tour e surpreendeu ao alterar um pouco a setlist que vem apresentando. Uma das novidades foi uma versão no piano de “Up&Up”. Assista à performance aqui.

17 | Manuel Turizo & “Daddy”

O 50º show da ‘Music Of The Spheres World Tour’ aconteceu em Bogotá. Foi o 2º show da turnê por lá e a banda apresentou uma versão de “La Bachata” com a participação de Manuel Turizo. Coldplay ainda surpreendeu fãs colombianos ao fazer uma performance de “Daddy”. Assista momentos do show clicando aqui.

20 | A volta de “Coloratura”

Em Santiago, capital do Chile, a banda voltou a tocar a belíssima “Coloratura”. A música foi apresentada primeiro com Chris Martin no piano e depois com a participação de toda a banda. Chris dedicou a performance aos ‘superfãs’ presentes no Estadio Nacional. “Nós (a banda) prometemos que tocaríamos essa música quando a gente sentisse que fosse a hora certa e, na noite de hoje, sentimos que seria certo fazer isso aqui no Chile”, afirmou o vocalista. Chris ainda garantiu que não será a única performance da faixa. “É a primeira performance (de ‘Coloratura’) em um longo tempo, mas essa não será a última vez”, concluiu. Assista à performance completa da faixa clicando aqui.

21 | “Everglow”

O 2º show de 2022 em Santiago contou com uma performance de “Everglow”. Tudo aconteceu depois que um fã chileno, chamado Leonardo, pediu a Chris Martin para subir ao palco e tocar a música do álbum “A Head Full Of Dreams” no piano. Assista à performance clicando aqui.

23 | “Shiver”

O 3º show de 2022 em Santiago foi responsável por garantir uma performance de “Shiver”. A música foi apresentada depois que Chris reconheceu uma fã que já tinha acompanhado diversos shows da turnê, sempre com um cartaz que pedia para a banda fazer uma performance de “Shiver”. Como resultado, o vocalista não só atendeu o pedido dela, como também dedicou a apresentação para a fã. Clique aqui e confira parte da performance.

24 | Momento especial

O 4º show que a banda fez neste ano em Santigo marcou o retorno de “Charlie Brown” para a setlist e repercutiu bastante na internet por conta da performance de “A Sky Full Of Stars”, que garantiu um lindo momento em que Chris Martin convidou uma pessoa com deficiência para subir no palco. O show ainda contou com um convite que garantiu que um fã tocasse “Let Somebody Go”. Veja momentos do show aqui.

Outubro

04 | Adiamento dos shows no Brasil

Neste dia, o Coldplay usou todos as suas redes oficiais para divulgar o adiamento dos shows no Brasil. A banda, que desembarcaria no país nos dias seguintes para apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo, explicou que o vocalista Chris Martin foi diagnosticado com uma infecção pulmonar séria e que recebeu ordens médicas rigorosas para descansar por três semanas – o que coincidiria com as datas dos shows no país. O comunicado também deixou claro que novas datas seriam anunciadas em breve, e adiantou que novos shows seriam anunciados para o início de 2023. Relembre detalhes do adiamento clicando aqui.

10 | Novas datas no Brasil

Quase uma semana depois de adiar todos os shows que faria no país em outubro de 2022, o Coldplay divulgou um comunicado informando novas datas. Foi no dia 10 de outubro que fãs ficaram sabendo que os shows de Rio de Janeiro e São Paulo passaram para março de 2023. Além disso, foi informada a mudança de local dos shows da capital paulista: do Allianz Parque para o Morumbi. Clique aqui para relembrar tudo o que aconteceu neste dia.

16 | Após a tempestade

Neste dia, Chris Martin fez primeira aparição pública depois de o Coldplay adiar shows no Brasil em decorrência de infecção pulmonar do vocalista. Na ocasião, ele e a namorada Dakota Johnson foram vistos andado por Malibu, na Califórnia. Clique aqui para relembrar fotos do dia.


17 | Curitiba apareceu no mapa

Neste dia, o Coldplay anunciou um show na capital do Paraná para o dia 21 de março de 2023. Marcado para acontecer no estádio Couto Pereira, o show teve seus ingressos vendidos no dia 20 de outubro. Também no dia 17 de outubro, a banda divulgou que seriam vendidos novos lotes de ingressos para Rio e São Paulo. Relembre o momento clicando aqui.

20 | 2º show no Couto Pereira

No dia 20 de outubro, Coldplay surpreendeu e anunciou um 2º show em Curitiba para 22 de março do próximo ano — o que foi responsável por levar a banda a atingir a marca de 10 shows agendados no Brasil para março de 2023. Os ingressos começaram a ser vendidos em 21 de outubro e se esgotaram no mesmo dia. Vem relembrar a emoção do anúncio clicando aqui.

25 | Buenos Aires

A data marcou o 1º de 10 shows na capital da Argentina. No Estadio River Plate, a banda apresentou uma versão da faixa “De Música Ligera”, cover da banda Soda Stereo. Outro destaque foi a participação de H.E.R. em “Let Somebody Go”. O show se desenhou como o 1º compromisso do Coldplay desde que Chris Martin recebeu ordens médicas rigorosas para descansar por três semanas em decorrência de uma infecção pulmonar séria. Clique aqui para conferir fragmentos da primeira noite na Argentina.

28 | “The Astronaut”

Jin, integrante do grupo BTS, lançou seu single solo intitulado “The Astronaut” nesta data. A música foi escrita por ele e por todos os integrantes do Coldplay, e conta com background vocals de Chris Martin e Moses Martin. O filho de Chris também assina parte da composição da canção. No clipe da faixa o vocalista do Coldplay aparece em uma TV e atua como âncora de um jornal. Há outras referências ao Coldplay, por exemplo, um violão que aparece em uma poltrona e que conta com autógrafos da banda, além de pôsteres da banda. Assista ao clipe aqui.

28 | Transmissão nos cinemas

A 3ª noite da ‘Music Of The Spheres World Tour’ em Buenos Aires foi transmitida ao vivo em cinemas do Brasil e do mundo. Um dos destaques da noite aconteceu quando Jonny Buckland assumiu parte dos vocais de “Don’t Panic”. Outro ponto alto foi a performance de “Baraye”, que é uma canção de Shervin Hajipour e que, no show, contou com a participação de Golshifteh Farahani. No Irã, a música de Hajipour se tornou um hino das manifestações estimuladas pela morte de Mahsa Amini. Ainda foi destaque da noite a 1ª performance de “The Astronaut”, música solo de Jin (do BTS). Relembre as emoções, que foram sucesso de bilheteria, clicando aqui.

31 | Bombou no Instagram

Fãs encontraram Chris Martin em Buenos Aires! O vocalista distribuiu autógrafos, tirou fotos e chamou a atenção por estar descalço. O post, que reuniu registros da troca de carinho entre o artista e fãs, ultrapassou a marca de 44 mil curtidas e se tornou um dos maiores hits de 2022. Relembre aqui.

Novembro

01 | Somos nós contra o mundo

No 59º show da ‘Music Of The The Spheres World Tour’ e 5º na Argentina, um dos destaques ficou por conta da presença de “Us Against The World”, música do álbum “Mylo Xyloto”. Outro destaque foi a participação da cantora TINI. Nascida em Buenos Aires, ela dividiu os vocais de “Let Somebody Go” e de “Carne y Hueso” com Chris Martin. Clique aqui para relembrar.

02 | TINI & “Violet Hill”

Em mais um show em Buenos Aires (o 6ª na capital da Argentina e o 60º em toda a turnê), a banda apresentou “Violet Hill”. Ao realizar a performance, do 1º single do álbum vencedor do Grammy “Viva la Vida or Death and All His Friends”, Chris Martin disse que incluir a faixa na setlist é algo raro e que ele acredita que a banda vai ficar sem tocá-la de novo “por um tempo”. Assim como na noite anterior, TINI participou do show durante as faixas “Let Somebody Go” e “Carne y hueso”. Destaques do show podem ser assistidos aqui.

04 | Magia

O 7º show da ‘Music Of The Spheres World Tour’ na Argentina contou com a presença de “Magia” (versão de “Magic” em espanhol) e de “Don’t Panic” (com Will predominando nos vocais). Na mesma noite, a atriz Dakota Johnson chamou a atenção na plateia, enquanto a cantora H.E.R. voltou a participar da performance de “Let Somebody Go”. Veja momentos do show clicando aqui.

05 | Viva Coldplay na Argentina

No 8º show da ‘MOTSWT’ em Buenos Aires Chris Martin se deparou com diferentes cartazes pedindo por performances de outras músicas e atendeu o pedido para apresentar “Til Kingdom Come”. O show ainda foi especial para a equipe do Viva Coldplay, já que Paula Valladares, que é do nosso time, esteve no Estadio River Plate! Confira registros feitos por ela clicando aqui.

08 | Fim dos shows na Argentina

Coldplay encerrou a série de 10 shows em Buenos Aires com a participação de Charly e Zeta, da banda Soda Stereo, durante performances de “Persiana Americana” e “De Música Ligera”. Chris aproveitou o momento para mostrar uma tatuagem que fez na Argentina e que tem ligação com a banda (já que o texto da tatuagem é “Gracias totales”, famosa frase de agradecimento dita por Gustavo Cerati – que era vocalista da Soda Stereo e que faleceu em 2014). Outra participação foi Manuel Turizo, que levou sua música “La Bachata” para o palco do Coldplay. Já na plateia, quem chamou atenção foi Dakota Johnson. Em determinado momento do show, ela e o namorado Chris Martin se conectaram. Relembre momentos do show clicando aqui.

15 | 3 indicações ao Grammy

Marcada para o dia 05 de fevereiro, a premiação mais importante do circuito internacional viverá a sua 65ª edição no ano que vem e acontecerá mais uma vez em Los Angeles, nos Estados Unidos. Colhendo os frutos da era “Music Of The Spheres”, o Coldplay aparece três vezes entre os indicados. O grande destaque é a indicação a Álbum do Ano (Album Of The Year) — que é a categoria mais prestigiada do Grammy. A banda também recebeu indicações a Melhor Álbum Vocal de Pop (Best Pop Vocal Album) e Melhor Performance de Pop por Duo ou Grupo (Best Pop Duo/Group Performance). Confira detalhes da indicação clicando aqui.

20 | Vitória no AMA

Coldplay venceu a categoria ‘Favorite Touring Artist’ (Artista Favorito de Turnê) no American Music Awards (AMA) 2022. A banda levou a melhor na disputa com Bad Bunny, Ed Sheeran, Elton John e The Rolling Stones. A vitória foi a 2ª do Coldplay na categoria (a outra conquista foi em 2017, com a ‘A Head Full Of Dreams Tour’). Relembre a vitória aqui.

21 | 3º show no Rio de Janeiro

Neste dia, Coldplay anunciou 3ª data na cidade do Rio de Janeiro e chegou à marca de 11 shows agendados no Brasil. Marcado para 28 de março de 2023, o show será o último da ‘Music Of The Spheres World Tour’ na América Latina em 2023. Vem relembrar o anúncio do show clicando aqui.

30 | Entre os mais ouvidos de 2022

Chris Martin apareceu em vídeo, publicado no Spotify, para agradecer fãs por colocarem o Coldplay entre os artistas mais ouvidos do ano no Spotify. No registro, o vocalista enviou amor para fãs e sinalizou o desejo de encontrar muitos deles em 2023. O Coldplay tem cerca de 60 milhões de ouvintes mensais na plataforma. Clique aqui para assistir ao vídeo de Chris.

30 | 14 anos

Nesta data, o vivacoldplay.com celebrou 14 anos no ar! O site comemorou o aniversário relembrando a sua história nas redes e ainda realizou um sorteio que contou com mais de 1.300 participantes em busca do prêmio (três álbuns do Coldplay). Vem ver como foi a celebração clicando aqui e aqui.

Dezembro

03 | Show privado

Neste dia, o Coldplay fez um show privado nos Estados Unidos, durante a festa que marcou os 30 anos da empresa Citadel. No Centro de Convenções Orange Country, em Orlando (Flórida), a banda apresentou duas faixas do álbum mais recente e outros oito hits da carreira. Não faltaram as wristbands e outros elementos visuais da turnê atual. Confira registros do show clicando aqui.

09 | Os mais mais de 2022

O Google divulgou a lista dos shows mais pesquisados no país e mostrou que o Coldplay foi o nome mais buscado em 2022 no Brasil. A banda superou nomes como Harry Styles, Mettalica e Milton Nascimento. Clique aqui para conferir mais detalhes do feito.

10 | Jingle Bell Ball

No último show de 2022, a banda se apresentou na 02 Arena, em Londres, durante evento da rádio Capital que foi transmitido no TikTok. O show contou com setlist de 10 músicas, incluindo versão de “Have Yourself a Merry Little Christmas”. Clique aqui e aqui para conferir vídeos do show natalino.

23 | Brasil amou o Coldplay em 2022

O país foi o que mais reproduziu conteúdo da banda no Youtube (29.4 milhões de visualizações). A plataforma também revelou as 10 cidades brasileiras que mais deram o play em vídeos da banda (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte ocupam o pódio), além do dia em que o Coldplay mais foi reproduzido por lá (11 de setembro). O Brasil também se destacou no Instagram da banda, já que duas das nove fotos mais curtidas da banda na rede foram registros feitos durante o Rock in Rio. Vem aqui para entender mais do protagonismo do Brasil nos números que a banda alcançou em 2022.

29 | Coldplay no estúdio

Ao Daily Mail Online, Nile Rodgers afirmou que, recentemente, esteve no estúdio com o Coldplay. “Foi a nossa primeira vez tocando juntos e foi simplesmente incrível”, contou, acrescentando que a experiência com a banda coincidiu com a forma que ele aprendeu a fazer música. ”Às vezes você entra no estúdio e as pessoas são totalmente estranhas para você, mas surge a possibilidade de estruturar um vínculo (e se aproximar), pois (é isso que acontece) quando se cria junto (no estúdio), e não há sentimento melhor no mundo”, concluiu. A declaração de Rodgers coincide com uma fala recente de Chris em que o vocalista do Coldplay diz que o a banda está no estúdio. Leia mais sobre Nile Rodgers aqui e confira o post, com a fala de Chris Martin, aqui.


2023

No ano que vem, o Viva Coldplay vai continuar falando de fã para fã a fim de manter todas as pessoas atualizadas e mais próximas da banda! Um ano que vai trazer Coldplay para o Brasil só pode ser um ano incrível.

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected !!