Coldplay lança app para incentivar ações sustentáveis na nova turnê

Disponível para iOS e Android, a ferramenta reúne conteúdo exclusivo sobre os shows, jogos e iniciativas de realidade aumentada. O app ainda promete medir emissões de carbono que depois serão compensadas pela banda

12 março, 2022

Neste sábado (12), o Coldplay lançou um aplicativo tendo a nova turnê como tema. Intitulado “Music Of The Spheres World Tour” e construído em parceria com a SAP, o app é gratuito e já está disponível para dispositivos iOS e Android (clique aqui para fazer download).

Lançado seis dias antes do primeiro show da turnê homônima, o app faz parte do compromisso que Coldplay firmou de tornar a nova turnê o mais sustentável possível. Para desenvolver a ferramenta, foi considerado, por exemplo, que fãs da banda realizam viagens para chegar aos shows e que isso faz crescer a emissão de carbono. Nesse sentido, o app permite que o público planeje viagens com uma menor taxa de emissão. E, para incentivar o planejamento, a banda vai recompensar fãs que realizarem viagens consideradas ‘verdes’ com códigos promocionais – que vão garantir descontos na compra de produtos presentes no catálogo da loja oficial do Coldplay.

Para além disso, o app vai medir as emissões totais de carbono das viagens dos fãs e a banda vai usar esses dados para apoiar ações sustentáveis que ajudem a reduzir o impacto causado pela movimentação da turnê. Essa compensação será feita por meio do apoio a iniciativas que tratam de questões como reflorestamento e regeneração do solo. No app, a banda já deixou claro que as organizações parceiras são The Ocean Cleanup, One Tree Planted, ClientEarth e Global Citizen.

Para que o Coldplay tenha dimensão do que precisa compensar, fãs precisam inserir o percurso de suas casas até os shows em um espaço específico do app. Por exemplo, se um fã de São Paulo simular que vai voar da capital paulista até o Rio de Janeiro, o app vai sinalizar que essa é uma viagem com bandeira vermelha. Segundo a ferramenta, o percurso atingiria cerca de 676 km e geraria em torno de 124,16 kg de carbono por pessoa – o que exigiria a plantação de 0,5 árvores para mitigar o estrago. Nesse caso, o app sugere que a pessoa faça uma viagem sem escalas, indica companhia (s) área (s) que considera (m) melhores ações para o meio ambiente e coloca como prioridade a caminhada e os transportes públicos.

Outra novidade é que o app disponibiliza jogos que têm a banda como tema, como um em que a pessoa enfrenta obstáculos e move uma garrafa para a esquerda e para a direita a fim de coletar água. O plano é não deixar a garrafa esvaziar. Com a banda de olho na sustentabilidade, o app aproveita o espaço do jogo para avisar que muitos dos locais em que serão realizados os shows da nova turnê vão oferecer água potável gratuita e que, por isso, fãs são encorajados (as) a levar garrafas reutilizáveis para as apresentações.

A ferramenta também oferece uma experiência de realidade aumentada intitulada “Party with the Kaoticans”. Nesse caso, fãs podem reunir amigos ou brincar de maneira individual para fazer seus próprios vídeos a partir da utilização de filtros que vão trazer para a tela os planetas e os alienígenas que fazem parte do universo criativo do álbum “Music Of The Spheres”, disco que Coldplay lançou em outubro de 2021 e que marca o título da nova turnê.

Ao longo da turnê, o app ainda vai ser atualizado com conteúdo exclusivo que reunirá informações sobre a nova turnê e ainda mostrará os bastidores dos shows por meio de fotos e vídeos. Segundo nota publicada no site oficial da banda, o app vai transmitir, em áudio, a íntegra de um dos shows que será realizado na América Latina. Detalhes sobre a transmissão, que será apoiada pela empresa SAP, serão revelados em breve.

Para mais informações sobre as iniciativas sustentáveis que ganharão vida na Music Of The Spheres World Tour, clique aqui (ou leia em português clicando aqui).

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista da Rede Globo. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected !!