Integrantes

    Jonny

O sábio que toca guitarra

Nascido no distrito de Islington, em Londres, no dia 11 de Setembro de 1977, Jonathan Mark Buckland (ou simplesmente Jonny) é o guitarrista e um dos fundadores do Coldplay. Ele cresceu ouvindo Eric Clapton, Jimi Hendrix e outras bandas da coleção de álbuns de seu pai, mas foi o seu irmão, Tim, que estimulou o guitarrista a querer viver de música. Com 11 anos Jonny já havia descoberto a sua grande paixão pela guitarra e considerava a banda The Stone Roses a sua principal influência. Anos depois, Jonny foi para a University College London – onde estudava astronomia e matemática e chegou a trabalhar como zelador. Na universidade ele conheceu Chris Martin e os dois foram os primeiros a se juntar para formar a banda que se tornaria o Coldplay. Já com o sucesso mundial da banda, a amizade entre Buckland e Martin se tornou ainda mais evidente e o vocalista convidou o guitarrista para ser pai de Apple, sua primeira filha. Torcedor do Tottenham Hotspur F.C., ele viveu com Chloe Lee-Evans alguns anos e em novembro de 2007 os dois trouxeram ao mundo a primeira filha: Violet. Pouco depois, em 2009, os dois se casaram e na sequência, em 2011, tiveram um filho chamado Jonah. Jonny é do signo de Virgem e mede 1,90m.


    Guy

O bonitão que toca baixo

Nascido em 12 de Abril de 1978 em Kirkcaldv, Escócia, Guy Rupert Berryman  se mudou para Kent, Inglaterra, aos 12 anos de idade. Em Londres ele começou a cursar engenharia, mas pouco depois resolveu mudar para arquitetura. Na University College London ele conheceu os outros membros da banda que se tornaria o Coldplay e resolveu abandonar o curso de arquitetura para se dedicar integralmente ao estudo do baixo. Dedicado, Guy tem influências musicais claras como James Brown, The Beatles, Kool & The Gang, Pink Floyd, Lyn Collins, Maceo Parker e The JBs. Agora com anos de estrada, Guy coleciona elogios de Chris Martin (que sempre o classifica como “o mais bonito da banda”) e chama atenção pelo seu talento e pelo fato curioso de tocar de maneira destra mesmo sendo canhoto. Além do Coldplay, ele formou uma banda chamada Apparatjik – formada por ele com os amigos Magne Furuholmen (a-ha), Jonas Bjerre (Mew Magne) e Martin Terefe. Nesse projeto paralelo Guy atua também como vocalista – com destaque para as canções “Sequential”, “Antlers” e “Eletric Eye”. Na vida fora da música, Guy se casou em 2004 com Joanna Briston – seu amor de infância. Em 2006 os dois tiveram uma filha chamada Nico. Pouco depois, em 2007, Guy e Joanna se separaram. O guitarrista só apareceu acompanhado novamente em 2011, período em que começou a namorar a modelo Keshia Gerrits. Ainda sobre vida pessoal, Guy é apaixonado por fotografia, carros e relógios. Em 2018 ele lançou uma revista sobre carros chamada “The Road Rat” e em janeiro de 2019 entrou no Instagram. O único da banda na rede social, por lá Guy já publicou diversas fotos que ele tirou ao longo da trajetória do Coldplay. Já em outubro de 2020, o baixista fundou a Applied Art Forms, marca de roupas e acessórios que também conta com a assinatura dele como Diretor Criativo. Guy é do signo de Áries e mede 1,78m.


    Will

O assustador que toca bateria

Nascido no dia 31 de Julho de 1978, em Southampton, Hampshire (Inglaterra), William Champion é baterista do Coldplay. Antes de assumir o cargo, Will passou anos estudando guitarra e nesse período também sinalizou afinidade com o baixo e o piano. Já na University College London, onde ele se formou em Antropologia, Will conheceu Guy, Jonny e Chris e se juntou a eles para formar a banda que se tornaria o Coldplay. E, 1997, o nosso campeão assumiu o posto de bateria, pois demonstrou talento mesmo sem nunca ter tido experiência com o instrumento. Chris Martin o expulsou da banda em 1999, mas se arrependeu e implorou pela sua volta pouco depois. Em 2000 a mãe Will, Sara Champion, faleceu após lutar contra um câncer. Na época, a banda estava vivendo as fases do seu álbum de estreia e por isso o “Parachutes” foi dedicado a Sara. Em atuações paralelas, ele participou da série “Game Of Thrones”, da qual era muito fã, no aguardado episódio “The Red Wedding”. Will ainda colaborou em um álbum que Magne Furuholmen (do A-Ha) lançou em carreira solo. Falando mais sobre a vida externa ao Coldplay, Champion se casou com Marianna Dark em 2003 e juntos os três tiveram três filhos: Ava, que nasceu em 2006, e os gêmeos Rex e Juno – que nasceram dois anos depois. Grande fã de esportes, Will torce para o time Southampton F.C. e quando o Coldplay tocou no Maracanã, em abril de 2016, o baterista afirmou que estava realizando um sonho. Will é do signo de Leão e mede 1,80m.


    Chris

O outro, o que canta

Nascido no dia 2 de março de 1977 em Exeter (Devon), na Inglaterra, Christopher Anthony John Martin é mais conhecido como Chris Martin e hoje é bastante popular por ser vocalista do Coldplay e por desempenhar uma performance brilhante ao piano. Antes da fama, Chris cresceu rodeado por quatro irmãos (todos mais novos) e pelos pais Anthony e Alison. Com um desejo antigo de estar em uma banda, o jovem Martin tinha como inspirações U2, a-ha e The Smiths. Logo que entrou na University College London conheceu Jonny Buckland e pouco depois, em 1998, os dois se juntaram com Guy Berryman e Will Champion para formar a banda que se tornaria o Coldplay. Para dar o pontapé inicial, Phil Harvey, que já era amigo de Chris, investiu na gravação de um EP (intitulado “Safety”) e se tornou o empresário da banda. Em 2000 o Coldplay explodiu mundialmente e Martin potencializou as vitrines das causas sociais em que acredita. Ao longo da carreira, ele já envolveu toda a banda na divulgação de iniciativas como Make Trade Fair (Oxfam) e campanhas da Global Citizen – organização que conta com Chris como curador de seus festivais musicais. Na vida pessoal, Chris teve um relacionamento bastante assediado pela mídia ao longo de 10 anos em que foi casado com a atriz vencedora do Oscar Gwyneth Paltrow. Os dois se conheceram em 2002 e se casaram no ano seguinte. Juntos eles tiveram os filhos Apple e Moses, nascidos em 2004 e 2007 – respectivamente. Em 2014 o casal anunciou o fim do casamento e neste ano o Coldplay lançou o melancólico “Ghost Stories” – álbum que as pessoas costumam conectar ao divórcio. Estimulado pela ex-mulher a seguir uma dieta sem carne, em 2005 Chris foi até eleito, pela PETA, o “vegetariano mais sexy do mundo” – mas anos depois afirmou não seguir mais essa dieta alimentar. Sempre priorizando o Coldplay, o vocalista já fez participações solo colaborando em trabalhos de artistas como Jay-Z, Faultline, Kanye West, Dua Lipa e, mais recente, Burna Boy. Chris é do signo de Peixes e mede 1,86m.


    Phil

O sábio, bonitão e assustador que diz a todos o que devem fazer

Nascido no dia 29 de agosto de 1976, Philip Christopher Hammond Harvey, foi a primeira pessoa a investir no Coldplay. Estudante de Oxford e amigo de Chris Martin antes da fama, Phil acreditou na banda e bancou o “Safety EP”, trabalho lançado em 1998 e essencial para o contrato do Coldplay com uma grande gravadora. O investimento deu tão certo que Phil seguiu trabalhando com a banda e hoje é o Diretor Artístico do Coldplay (além de ser conhecido como o quinto integrante da banda). Ao longo da carreira do grupo, Phil saiu dos bastidores algumas vezes. Por exemplo, nos clipes de “Life in Technicolor ii” (como um personagem que filma a performance dos fantoches), “Christmas Lights” (como Elvis Presley), “Paradise” (como um dos guardas do zoológico), e “A Sky Full of Stars” (como uma pessoa fantasiada de Coala). Na vida pessoal, Phil tem dois filhos e é casado com Yasmin Harvey. Phil é do signo de virgem.