Will Champion recebe doutorado honorário da Universidade de Southampton

Em sua cidade natal, baterista do Coldplay recebe título de Doutor em Música por suas contribuições como artista, sobretudo como compositor e instrumentista

23 janeiro, 2023

Compositor, instrumentista, cantor e agora doutor. Will Champion, baterista do Coldplay, recebeu um doutorado honorário da University of Southampton. O título de Doutor em Música, honoris causa, é concedido para pessoas que se destacaram nessa área de atuação, mas não cursaram o doutorado na instituição. É um dos títulos mais importantes concedidos por uma universidade e precisa ser aprovado em sessão do Conselho Universitário.

Apesar de ter estudado e se formado em Antropologia na University College London, local em que conheceu os outros integrantes da banda que se tornaria o Coldplay, Will Champion nasceu em 1978 na mesma cidade em que recebeu a honraria, ou seja, em Southampton, Hampshire (Inglaterra).

Antes de receber o título, o baterista foi recebido por estudantes de música da universidade para um bate-papo. “Recebi muitas perguntas interessantes dos estudantes. Cada um está em um estágio diferente de suas carreiras como músicos e, por isso, vieram muitas perguntas legais a respeito do processo de composição de uma música e sobre mercado”, afirmou Will, complementando que isso o fez entender como eles aprendem música na universidade. “Eles estão considerando ser artistas, ou produtores ou qualquer outra coisa no ramo e é legal ter a chance de ver a próxima geração de músicos de Southampton aqui na minha frente.”

Falando sobre o baterista, que é conhecido mundialmente, os/as estudantes da universidade celebraram o fato de Will não ter mudado com a fama. Os pés no chão coincidem com a origem e com a vida reservada que Champion leva fora dos palcos, mesmo com shows lotados em estádios ao redor do mundo. “Eu me sinto extremamente grato em receber este título. Passei muito tempo neste prédio e neste teatro, e é encantador voltar e ver o quanto tudo ficou maior desde aquela época”, opina Will, acrescentando que cresceu ao redor do campus da Universidade de Southampton. “Meu pai continua dando aula aqui e minha mãe estudou na universidade”.

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

Tem mais pra você:

Posts Populares