Coldplay é indicado ao Grammy 2022 com o single “Higher Power”

O primeiro single do álbum "Music of the Spheres" concorre a Melhor Performance de Duo ou Grupo de Pop

23 novembro, 2021

Nesta terça-feira (23), a Academia de Gravação anunciou os indicados da edição de 2022 do Grammy. Com 86 categorias, a maior premiação do universo musical acontecerá no dia 31 de janeiro, em Los Angeles, na Crypto Arena (antigo Staples Center).

Coldplay aparece entre os indicados da categoria “Melhor Performance de Duo ou Grupo de Pop” (Best Pop Duo/Group Performance) com “Higher Power”, faixa que foi lançada em maio de 2021 como primeiro single do álbum “Music of the Spheres” — disco que a banda lançou cinco meses depois. Produzida por Max Martin, a faixa disputa com títulos de BTS, Tony Bennett & Lady Gaga, Justin Bieber & Benny Blanco e Doja Cat & SZA.

Como o período de elegibilidade do 64º Grammy Awards foi de 1º de setembro de 2020 até 30 de setembro de 2021, apenas as músicas “Higher Power”, “Coloratura” e “My Universe”, trabalhos que Coldplay colocou no mundo durante esse intervalo de tempo, estariam elegíveis para a edição deste ano (isso se a gravadora submeteu as três canções para avaliação da Academia).

Apesar de não ser classificada como single, “Coloratura” foi aclamada pela crítica logo depois de seu lançamento (o que aconteceu em julho) e agora a sua ausência entre as categorias do Grammy marca uma das surpresas da lista de indicados. Já “My Universe”, a colaboração com o BTS, foi lançada no final de setembro e pode até ter chance entre os indicados de 2023 — edição que também terá a chance de nomear o álbum “Music of the Spheres”.

Por outro lado, a presença de “Higher Power” entre os nomeados coincide com o investimento que banda e gravadora fizeram na divulgação do single. A música começou a gerar expectativa no final de abril, período em que fãs descobriram uma plataforma intitulada “Alien Radio FM” e começaram a interpretar códigos estruturados em um alfabeto fictício. Antes do anúncio oficial da banda, diversas mensagens, que também apareceram nas ruas de várias cidades, foram decifradas — incluindo uma que antecipava título e data de lançamento do single.

Seguindo com a proposta alienígena e misteriosa, “Higher Power” registrou o seu primeiro play com a contribuição do astronauta Thomas Pesquet. O francês tocou a música em uma transmissão realizada direto da Estação Espacial Internacional. A intergaláctica “Higher Power” foi escrita pelos quatro integrantes do Coldplay junto com Max Martin, Denise Carite e Federico Vindver.

Confira quem disputa com “Higher Power”:

Melhor Performance de Duo ou Grupo de Pop
(Best Pop Duo/Group Performance):

“I Get a Kick Out Of You”
Tony Bennett & Lady Gaga

“Lonely”
Justin Bieber & Benny Blanco

“Butter”
BTS

“Higher Power”
Coldplay

“Kiss Me More”
Doja Cat & SZA

Ainda sobre o Grammy 2002, o maior indicado da edição é Jon Batiste (11 nomeações). H.E.R, Doja Cat e Justin Bieber aparecem em seguida — com oito chances de levar gramofones para casa.  

Coldplay e seu histórico no Grammy

A última vez que Coldplay foi indicado ao Grammy foi na 63ª edição, que aconteceu em janeiro de 2021. Naquela época, a banda foi indicada a Álbum do Ano com “Everyday Life”. A nomeação marcou apenas a segunda vez que a banda foi lembrada na categoria e quebrou um jejum de cerca de quatro anos sem indicações.

Ao todo, o Coldplay tem 31 indicações e sete prêmios. A primeira vitória foi conquistada com o “Parachutes”. O álbum de estreia da banda venceu a categoria Melhor Álbum de Música Alternativa. Já na trajetória até aqui, o grande destaque aconteceu em fevereiro de 2009, fase em que o Coldplay venceu Melhor Álbum de Rock com o disco “Viva La Vida or Death and all His Friends” e ainda levou os (troféus) gramofones nas categorias Canção do Ano e Melhor Performance de Duo ou Grupo de Pop com a faixa “Viva La Vida”. Também foi nessa edição que a banda recebeu a sua primeira indicação a Álbum do Ano.

Depois de 2009, Coldplay foi indicado diversas vezes. A antepenúltima delas em 2017, edição em que o EP “Kaleidoscope” competiu na categoria Melhor Álbum Vocal de Pop e a canção “Something Just Like This” concorreu na categoria Melhor Performance de Duo ou Grupo de Pop . Agora, em novembro de 2021, a banda engorda a lista de indicações com “Higher Power”. No histórico, Coldplay tem importantes vitórias no Grammy — incluindo Gravação do Ano (com “Clocks”).

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista da Rede Globo. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected !!