Coldplay e BTS alcançam o topo da Billboard Hot 100 com “My Universe”

O resultado vem acompanhado de recordes para os dois lados e marca o retorno do Coldplay ao topo depois de mais de 13 anos

04 outubro, 2021

Nesta segunda-feira (4), a Billboard divulgou a atualização semanal da cobiçada Billboard Hot 100 e revelou que “My Universe”, colaboração entre Coldplay e BTS, estreou direto no topo da lista. O segundo single do álbum “Music of the Spheres” ampliou seu feito histórico e também ficou na primeira colocação nas listas “Global 200” e “Global (Excluding United States)”, ou seja, uma dominação mundial.

Depois de 13 anos, três meses e duas semanas do seu único número 1 na Hot 100, com “Viva la Vida”, Coldplay voltou ao topo das músicas mais bem-sucedidas nas paradas gerais dos Estados Unidos. A banda marcou seu legado ao se tornar a primeira banda britânica da história a estrear uma faixa direto no 1º lugar da Billboard Hot 100.

Ainda destacando a origem, hoje o Coldplay permanece como a única banda britânica a chegar no lugar mais alto da lista neste século — o que já conseguiram fazer mais de uma vez, já que , em 2008, o hit “Viva la Vida” passou duas semanas em 1º lugar. Do lado do BTS, a colocação de “My Universe” marca a sexta vez que o grupo chega ao topo da principal parada de singles dos Estados Unidos.

Segundo a Billboard, em sua primeira semana “My Universe” conseguiu 11.5 milhões de streams apenas nos Estados Unidos, além de 5.5 milhões de impressões nas rádios estadunidenses. Já na soma da mistura de vendas entre downloads e singles físicos, os dois grupos alcançaram 127.000 unidades.

O single também fez a sua estreia no topo das paradas “Hot Rock & Alternative Songs”, “Hot Alternative Songs ”, “Alt. Digital Song Sales”, “Rock Streaming Songs” e “Rock Digital Song Sales”. Ao todo, a faixa ficou no lugar mais alto de oito dos maiores rankings da Billboard. Essas listas usam a mesma metodologia numérica utilizada para contabilizar as posições do Hot 100.

Com o resultado, o Coldplay garantiu seu segundo número 1 na lista “Hot Rock & Alternative Songs” (apenas “A Sky Full Of Stars” tinha alcançado o lugar mais alto nesse ranking). Do lado do BTS, “My Universe” marca a primeira entrada do grupo na “Hot Rock & Alternative Songs”.

No topo do mundo nesta semana, “My Universe” chegou ao planeta no dia 24 de setembro, como segundo single do álbum “Music Of The Spheres” — que Coldplay lançará no próximo dia 15. Com versos em inglês e coreano, a música agora faz parte da história como a 57ª faixa a assumir o topo em cerca de 63 anos de Hot 100. A colaboração com o BTS foi lançada acompanhada de um Lyric Video que hoje passa de 40 milhões de visualizações. O clipe chegou pouco depois, no dia 30 de setembro, mas já acumula mais de 38 milhões de visualizações e ajudou a impulsionar os números da música.

O single é o 5º Top 10 do Coldplay no ranking Hot 100. Outra parceria, “Something Just Like This” (com The Chainsmokers), alcançou a terceira posição em abril de 2017 e até o dia de hoje era a única música da banda a chegar tão perto de “Viva la Vida”. “Speed of Sound”, single do álbum “X&Y”, atingiu a oitava posição em 2005. “A Sky Full Of Stars”, single do disco “Ghost Stories”, alcançou a 10ª posição em 2014 e completa a lista de faixas da banda que chegaram ao Top 10.

Entre os álbuns, os EUA foram mais receptivos com a banda formada por Chris, Guy, Jonny e Will. Na Billboard 200, os estadunidenses colocaram quatro trabalhos da banda no topo: “X&Y”, “Viva La Vida or Death And All His Friends”, “Mylo Xyloto” e “Ghost Stories”.

Confira o Top 10 desta semana:

Provando que “My Universe” é a faixa número 1 no mundo hoje, a música também aparece na 1ª posição do Rolling Stone Top 100 Songs Chart. A estreia marca a primeira vez de Coldplay e BTS no topo dessa lista.

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected!