Discografia

My Universe

Singles

Lançamento: 24 • 09 • 2021

O single “My Universe”, colaboração com o BTS, foi lançado no dia 24 de setembro. O lançamento nas plataformas digitais chegou acompanhada de um Lyric Video, que apresentava versos da faixa escritos à mão pelos dois grupos, em inglês e coreano, e passeava pelo sistema solar que compõe o universo criativo do álbum “Music Of The Spheres” — cada planeta é a casa de uma das faixas do novo disco do Coldplay.

Quando o relógio marcava 1h da madrugada no Brasil, horário definido para o lançamento, mais de 400 mil pessoas já esperavam pela disponibilização do vídeo no YouTube. Oito horas depois, o Lyric Video, que defende que todos somos um só no universo, já acumulava mais de nove milhões de visualizações.

Produzida por Max Martin, Bill Rahko e Oscar Holter, “My Universe” foi composta por todos os integrantes do Coldplay. Também assinam a letra os três produtores e três dos sete membros do BTS: J-Hope, RM e SUGA. “My Universe” é a 10ª faixa e o segundo single do “Music Of The Spheres”.

Fora da lista de faixas do álbum está a versão instrumental da música, que também foi disponibilizada nas plataformas de streaming no dia 24 de setembro. Com duração de 3m48s (um segundo a mais do que a outra), a versão faz parte do CD Single de “My Universe”. No YouTube, o vídeo oficial da faixa instrumental destaca o planeta Epiphane — que é parte do sistema solar The Spheres e casa de “My Universe”.

Outras versões do single foram lançadas pouco depois. No dia 27 de setembro, chegou às plataformas digitais a versão acústica da colaboração com o BTS, além de um remix intitulado “Supernova 7”. Antes disso, no dia 26, a banda lançou o documentário “Inside My Universe” – que revelou os bastidores da criação do single, o que incluiu uma viagem de Chris Martin a Coreia do Sul.

Na sua primeira manhã, poucas horas após o lançamento, “My Universe” alcançou o topo do iTunes em cerca de 90 países, incluindo Reino Unido, Estados Unidos e Brasil. Mas o maior feito da música aconteceu na primeira semana de outubro, quando a Billboard divulgou a atualização semanal da cobiçada Billboard Hot 100 e revelou que “My Universe”, colaboração entre Coldplay e BTS, estreou direto no topo da lista. O segundo single do álbum “Music of the Spheres” ampliou seu feito histórico e também ficou na primeira colocação nas listas “Global 200” e “Global (Excluding United States)”.

Segundo a Billboard, em sua primeira semana “My Universe” conseguiu 11.5 milhões de streams apenas nos Estados Unidos, além de 5.5 milhões de impressões nas rádios estadunidenses. Já na soma da mistura de vendas entre downloads e singles físicos, os dois grupos alcançaram 127.000 unidades.

O feito de “My Universe” na Billboard Hot 100 aconteceu depois de 13 anos, três meses e duas semanas do único número 1 do Coldplay na Hot 100, o que aconteceu com “Viva la Vida”. Com a realização da parceria com o BTS, o Coldplay marcou seu legado ao se tornar a primeira banda britânica da história a estrear uma faixa direto no 1º lugar da Billboard Hot 100.

Vale dizer que o hit teve o seu clipe lançado no dia 30 de setembro de 2021. Com direção de Dave Meyers, o vídeo é grandioso e se passa no universo criativo do novo álbum do Coldplay. Em um cenário futuro em que a música é proibida entre todas as esferas, três bandas em três planetas diferentes desafiam a censura e contam com a ajuda da DJ Lafrique para unir forças contra os silenciadores. Direto de sua nave e com as funcionalidades de sua rádio alienígena, a DJ utiliza uma tecnologia intitulada “holoband” e consegue juntar Coldplay, BTS e Supernova 7 por meio de hologramas. Mesmo assim, os silenciadores insistem em caçar as três bandas.

Com muita dança, efeitos visuais e versos que alternam entre inglês e coreano, Coldplay e BTS apostam em uma narrativa envolvente para passar a mensagem que encerra o clipe e que defende que “somos todos um no universo”.

Ainda sobre “My Universe”, o Viva Coldplay realizou uma tradução completa (para português) de material divulgado pelo Diretor de Arte. É um conteúdo em que ele fala sobre os personagens e todo o universo criativo do vídeo intergaláctico (confira aqui). O site também fez uma entrevista com Felipe Foster, brasileiro que assinou o pôster oficial do clipe (leia aqui).

Faixas:

  1. My Universe — 3:48
    (Áudio) | (Letra) | (Lyric Video) | (Clipe)
  2. My Universe (Instrumental) — 3:47
    (Áudio)
  3. My Universe (Acoustic Version) — 3:49
    (Áudio)
  4. My Universe (SUPERNOVA 7 MIX) — 4:39
    (Áudio)
  5. My Universe (SUGA’s Remix) — 3:08
    (Áudio)
  6. My Universe (Galantis Remix) — 3:45
    (Áudio)
error: Content is protected!