Coldplay apresenta cinco músicas em plataforma da BMW; assista ao show

A performance marcou mais uma iniciativa da parceria que foi firmada entre a banda e a BMW e que vai movimentar ações que dialogam com o tema sustentabilidade

07 setembro, 2021

No último domingo, 05 de setembro, Coldplay realizou uma apresentação virtual e exclusiva dentro da JOYTOPIA, uma plataforma lançada recentemente pela BMW. Em um universo diferente, a banda elegeu uma setlist formada por cinco músicas, enquanto fãs criaram avatares e interagiram como se estivessem no show.

A apresentação ficou disponível por 24 horas na plataforma. Agora, no YouTube, o canal oficial da BMW publicou a íntegra de performance – que tem cerca de 18 minutos. Hoje, ao conferir o pequeno show, é possível conhecer um pouco do mundo de JOYTOPIA e visualizar alguns dos avatares que estavam conectados no dia do evento virtual.

As canções apresentadas foram: “Music of the Spheres I”, “Higher Power”, “A Sky Full of Stars”, “Magic” e “Viva La Vida”. As duas primeiras músicas representam o material mais recente lançado pela banda e antecipam um pouco do que fãs vão escutar a partir do dia 15 de outubro – data em que o álbum “Music of the Spheres”, nono disco de estúdio do Coldplay, será lançado. A obra contará com 12 faixas, entre elas “Coloratura” – que foi lançada no dia 22 de julho e que não foi apresentada no universo da JOYTOPIA.

Assista à performance que Coldplay realizou na plataforma da BMW:

0:00 – Music of the Spheres I
0:52 – Higher Power
4:20 – A Sky Full of Stars
8:50 – Magic
13:39 – Viva la Vida

JOYTOPIA

A JOYTOPIA é uma plataforma narrada pelo ator vencedor do Oscar Christoph Waltz. A BMW estruturou o universo virtual a fim de divulgar o automóvel “i Vision Circular” na feira IAA Mobility e criar o próprio metaverso da marca, respondendo, assim, à demanda de clientes que esperam cada vez mais experiências personalizadas em ambiente digital. “Queremos abrir um novo diálogo com o público a fim de mudar o status quo – de interpretação da marca para uma interpretação que venha direto do usuário”, conta Stefan Ponikva (Vice-presidente de Comunicação de Marca) em release divulgado pela BMW.

Realizada em Munique, de 07 a 12 de setembro, a feira IAA Mobility substitui o tradicional Salão de Frankfurt e tem eletrificação e mobilidade como temas principais. Para o evento, a BMW aposta no design do veículo “i Vision Circular”, na JOYTOPIA e em um estudo que conta com princípios da montadora alemã – incluindo os caminhos da sustentabilidade. O veículo conta com matérias-primas de base biológica certificadas, além de uma bateria de eletrólito sólido que é totalmente reciclável e feita com materiais provenientes de outros veículos elétricos.

Participar da celebração de lançamento da JOYTOPIA coincide com as pautas de sustentabilidade que o Coldplay defende, e com a parceria publicitária que a banda firmou neste ano com a BMW. No primeiro semestre, os dois lados divulgaram uma campanha para lançar novos carros elétricos da empresa. Na ocasião, o single “Higher Power” tinha acabado de ser lançado pelo Coldplay e marcou a trilha sonora da ação.  

Na época, Jens Thiemer, vice-presidente de Cliente e Marca, contou que a ação publicitária representava apenas uma primeira ação dentro da parceria que a banda e a BMW firmaram. A ideia é que os dois lados trabalhem juntos em iniciativas que envolvam sustentabilidade. “Coldplay e BMW compartilham diversos objetivos comuns e eles vão além do marketing”, afirmou Thiemer em comunicado oficial, acrescentando que será uma colaboração longa e com um intenso processo criativo.

No mesmo comunicado, Coldplay explicou que a tecnologia que a BMW usa em seus carros elétricos pode auxiliar nos estudos que a banda tem feito para que seus shows aconteçam quase inteiramente a partir de energia renovável. “Estamos orgulhosos por firmar essa parceria com a BMW e por essa parceria fazer parte dos nossos esforços para tornar o que a gente faz o mais sustentável possível”, justificou a banda.

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista da Rede Globo. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.