Coldplay anuncia single “My Universe”, parceria com BTS, para 24 de setembro

Já disponível para pre-save e pré-venda, a colaboração faz parte do “Music Of The Spheres”, álbum que chega em outubro

13 setembro, 2021

Confirmando diversos rumores e pistas que circularam ao redor do planeta nos últimos meses, Coldplay anunciou nesta segunda-feira, 13 de setembro, a tão aguardada colaboração com o BTS. Com lançamento marcado para 24 de setembro, o single “My Universe” foi produzido por Max Martin.

Em comunicado, a banda antecipou que a música foi escrita tanto pelo Coldplay, quanto pelo grupo BTS (mais especificamente por RM, Suga e J-Hope) – e que a faixa será bilíngue (inglês/coreano).

O CD Single já está em pré-venda aqui, assim como o pre-save já pode ser feito em todas as plataformas digitais clicando aqui. A canção original e o instrumental compõem a lista de faixas do CD Single. O material ainda contará com a letra de “My Universe” escrita à mão por Coldplay e BTS.

Comprometida com o tema sustentabilidade, a banda já afirmou que vai plantar e manter uma árvore a cada CD, cassete e vinil adquirido na Coldplay Store. A iniciativa é uma colaboração com a organização One Tree Planted.

Na Weverse Shop Cash, loja em que o BTS disponibilizou a pré-venda, o CD Single esgotou em menos de 10 minutos. Na Coldplay Store a venda segue normalmente.

Entre os fãs, a expectativa é de que já exista um clipe gravado. No dia oito de julho deste ano, o “La Vanguardia” divulgou fotos que mostravam o Coldplay filmando um novo projeto na Espanha. As gravações aconteceram no Castellnou, em Rubí (área parte da Catalunha), e nas imagens publicadas era possível visualizar grafites recém-pintados no local – artes que dialogam com o alfabeto Katiocan.

O idioma diferente comunica os lançamentos do Coldplay desde o single “Higher Power”, faixa que integra o sistema solar “The Spheres” assim como o single “My Universe”. O sistema conta com 12 planetas (cada um representa uma faixa do novo álbum, sendo o planeta “Ephipane” a casa da colaboração com o BTS).

Anxo Regueira López via La Vanguardia

Foto via @Milsetze1016

Ainda sobre as gravações na Espanha, no mesmo local, fãs encontraram papéis que foram deixados para trás e que destacaram o nome do grupo sul coreano. Outra pista é que uma green screen foi registrada no set. Isso deixa uma brecha para supor que o grupo de k-pop será inserido no cenário do clipe de forma digital.

Anxo Regueira López via La Vanguardia

“My Universe” é o segundo single do álbum “Music Of The Spheres” e terceira música do disco que fãs da banda irão escutar na íntegra. O primeiro single, “Higher Power”, e a faixa “Coloratura” já estão disponíveis e preparam o terreno para a chegada do nono álbum de estúdio do Coldplay, que será lançado no dia 15 de outubro.

A expectativa é que a colaboração com o BTS se torne a maior faixa do álbum “Music Of The Spheres” quando se trata de charts mundiais. Isso porque o grupo é um fenômeno de execuções. O último single lançado pelo BTS, “Butter”, já conseguiu passar nove semanas em #1 na cobiçada lista Hot 100, da Billboard (Estados Unidos).

Relação entre Coldplay e BTS

Não é de hoje que fãs dos dois lados acompanham interações que apontavam para uma colaboração. Em fevereiro de 2021 o BTS apresentou “Fix You”, do Coldplay, no MTV Unplugged. Hoje com mais de 31 milhões de visualizações no YouTube, na época a performance repercutiu o nome do Coldplay para um público que não tinha contato com a banda, e foi responsável pela entrada do hit de 2005 nos charts coreanos.

Já com muitos rumores sobre a parceria, o vocalista Chris Martin começou a ser questionado sobre o feat em diversas entrevistas. Em junho deste ano, o vocalista do Coldplay elogiou os sul-coreanos e se demonstrou aberto a colaborar com eles.

“Eu não posso dizer, mas, em relação ao BTS, eu tenho apenas amor e respeito por eles. Todos os sete são incríveis, representam coisas boas e cantam sobre coisas legais. Eu amo o fato de que eles são enormes e cantam muito em coreano, não precisam sempre cantar em inglês. Eu os amo muito, então, se a música certa aparecer, eu nunca negaria.”

Chris Martin em entrevista ao PopCrush.

No mesmo mês, Chris conversou com o Most Requested Live e defendeu o quanto o impacto do grupo é importante para o respeito a diversidade cultural do mundo.

“É um sinal de que a cultura mundial está se movendo em uma direção muito boa e que podemos aceitar coisas que são diferentes.”

Martin em entrevista para o Most Requested Live.

Pouco depois, em julho, Taehyung (membro do BTS) respondeu que gostaria muito de fazer uma colaboração com o Coldplay.

Mais recentemente, no dia 10 de setembro, foi ao ar o episódio especial da série musical “RELEASED”, com Chris Martin entrevistando o BTS. Na ocasião, o grupo de K-Pop revelou os vencedores do desafio “Permission to Dance”, uma disputa que foi realizada em parceria com o YouTube Shorts e que recebeu vídeos em que fãs do BTS dançavam os movimentos da faixa que deu nome ao desafio.

Na entrevista, os dois lados não confirmaram a parceria que seria anunciada dias depois, porém os meninos do BTS deixaram claro o quanto são fãs do Coldplay. A conversa com Chris foi marcada por elogios e o vocalista confessou que não se enxergava como um bom entrevistador. Ele pediu desculpas aos sul-coreanos – que responderam: “para nós, você é o melhor”.


Álbum “Music Of The Spheres”

O Coldplay anunciou o álbum “Music Of The Spheres” (Vol. I) no dia 20 de julho de 2021. Junto com o anúncio, a banda já disponibilizou a pré-venda de seu nono disco de estúdio, além da lista de faixas e um trailer que conta com prévia das 12 canções que compõem a obra.

A boa notícia foi publicada nas redes sociais do Coldplay e chegou por meio de uma carta escrita à mão e assinada por todos os integrantes. Na nota, eles anteciparam que a faixa “Coloratura” seria lançada três dias depois e contaram que a produção do álbum é assinada por Max Martin (mesmo produtor das faixas “Orphans”, “Higher Power” e, agora, “My Universe”). Ainda na carta, Chris, Jonny, Guy, Will e Phil antecipavam que um novo single seria lançado em setembro, o que coincide com o anúncio da colaboração com o BTS.

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected!