Coldplay vai para outro planeta no clipe eletrizante de “Higher Power”

Com direção assinada por Dave Meyers, o vídeo aposta em efeitos visuais para dar vida ao fictício planeta Kaotica

08 junho, 2021

Nesta terça-feira (8), Coldplay lançou um videoclipe cinematográfico para o single “Higher Power”. Com direção assinada por Dave Meyers, o vídeo é o primeiro que a banda lança em 4K e mostra Chris Martin andando por Kaotica — que é um planeta fictício em que a narrativa da música ganha vida. O idioma do local é chamado de “Kaotican” e é destaque no clipe e na arte de “Higher Power”.

Com efeitos visuais impecáveis realizados pelo estúdio parisiense “Mathematic”, que já tinha trabalhado com a banda no vídeo de “Trouble in Town”, o clipe apresenta uma paleta de cores em tons mais escuros até que Chris encontra um grupo de alienígenas dançarinos e recebe energia o suficiente para iluminar a tela e executar passos de dança (os alienígenas são interpretados por bailarinos da Ambiguous Dance Company).

Quando os dançarinos são ‘abduzidos’, o vocalista se conecta a uma ‘força superior’ e se vê cercado por Guy, Jonny e Will – seus companheiros de banda. Os instrumentos baixo, guitarra e bateria eletrizam ainda mais Chris Martin e, como a letra da música diz, proporciona uma alegria elétrica que circula através do vocalista. Toda essa eletricidade impulsiona Chris, que corre por Kaotica até que parece ser arremessado para fora do planeta.

Assista:

“O vídeo é uma metáfora de como, neste momento, todos nós nos sentimos alienados e distantes do que costumava ser o nosso mundo; é quase como se estivéssemos em um planeta alienígena, declarou Dave Meyers, acrescentando que o vídeo mostra uma realidade melhor depois da escuridão. “Finalmente encontramos amor nas ruas e essa euforia nos leva para uma estratosfera em que dominamos a nossa própria energia em harmonia com um poder superior”.

Dave Meyers, diretor do clipe de “Higher Power”.

Considerando que no início do clipe de “Higher Power” há um texto que diz: “A melodic orbit in three parts” (uma órbita melódica em três partes), pode ser que a banda esteja preparando uma continuação dessa história em outros lançamentos. Será que teremos uma saga com três vídeos? Talvez um álbum com três singles? Por enquanto, só quem vive em Kaotica deve saber.

Outro texto que confirmou expectativas apareceu logo nos primeiros segundos do clipe e trouxe a mensagem: “Music of the Spheres” — que é um nome conhecido por fãs da banda desde o lançamento de “Everyday Life” (2019). Na época, o encarte do álbum trouxe uma página dupla com o título “Music of the Spheres”, além de elementos visuais que aumentaram ainda mais os burburinhos sobre o conteúdo. Já em 2021, a banda registrou o nome como marca (clique aqui para entender).

Conectando tudo isso, Chris Martin concedeu uma entrevista para o The Kidd Kraddick Morning Show e contou que o clipe de “Higher Power” é ambientado em um sistema solar diferente, chamado de “The Spheres”. Segundo o vocalista, cada música (entre as novas da banda) vem de um dos planetas que integram o tal sistema solar.

O single também está disponível nas plataformas de streaming. Ouça clicando na foto abaixo:

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected!