Coldplay cobra governadores brasileiros por ações de combate às mudanças climáticas

A banda mencionou governadores do norte, nordeste e centro-oeste, e mostrou que espera que políticos brasileiros se movimentem contra a crise do clima

23 agosto, 2021

Nesta segunda-feira (23), Coldplay movimentou o Twitter ao falar diretamente com governadores de oito estados brasileiros. A banda cobrou compromisso dos políticos contra a crise do clima e convidou cada um deles para o Global Citizen Live, evento que será realizado no dia 25 de setembro e que contará com diversas ações de arrecadação e conscientização, incluindo um show do Coldplay na cidade de Nova York.

Na publicação, a banda marcou os governadores Waldez Góes (PDT Amapá), Helder Barbalho (MDB Pará), Mauro Mendes (Democratas Mato Grosso), Marcos Rocha (sem partido Rondônia), João Azevêdo (Cidadania Paraíba) e Wellington Dias (PT Piauí). Em um tom amistoso, os integrantes começaram o tweet em português e finalizaram mostrando que esperam que os políticos se comprometam.

“Olá. Os estados que vocês representam têm uma grande oportunidade de fazer história no combate às mudanças climáticas. Vocês vão se juntar a nós no #GlobalCitizenLive com compromissos de conservação e adaptação?”

Pouco depois, a banda utilizou o mesmo texto para incluir outros dois nomes no diálogo: Wilson Lima (PSC Amazonas) e Camilo Santana (PT Ceará).

A mensagem da banda já foi respondida por alguns governadores brasileiros. Em inglês, Helder Barbalho agradeceu o comprometimento do Coldplay com a causa. “Olá, Coldplay. Minha família e eu vamos acompanhar (o Global Citizen Live) no dia 25 de setembro. Obrigado pelo comprometimento de vocês com nossas florestas, nossa biodiversidade e nosso povo. O plano Amazônia Agora, do estado do Pará, atua na conservação ambiental e no desenvolvimento local, e é o nosso compromisso para mudar o mundo”, escreveu o governador do Pará.

Waldez Góes também enviou uma resposta em inglês e defendeu que o mundo merece muito mais do que a humanidade tem oferecido a ele neste momento da história. “Somente com um forte vínculo, desenvolvido por meio de uma união global, seremos capazes de iniciar efetivamente uma nova era quando se trata de restauração. O Amazonas está cumprindo o seu dever. Conte conosco”, respondeu.

Camilo Santana seguiu com as respostas e, utilizando o português, demonstrou interesse no evento e afirmou que o governo “do Estado do Ceará está 100% comprometido com as ações climáticas e na preservação do meio ambiente”.

Wilson Lima foi outro nome que respondeu a partir da língua português e sinalizou que está aberto ao diálogo. Segundo o governador, o Amazonas está trabalhando para reduzir o desmatamento ilegal em 15% até o final de 2022. Horas depois, Lima voltou ao Twitter para convidar a banda para um visita “Que tal a gente começar essa conversa aqui no Amazonas, com uma visita de vocês?”, convidou o governador.

Também nesta segunda-feira, o Coldplay aproveitou a movimentação no Twitter para reafirmar a empolgação de tocar no Global Citizen Live e para cobrar ações mais efetivas dos Estados Unidos. A banda pediu que o país ajude a defender o planeta plantando um bilhão de árvores nos EUA até 2030, bem como um bilhão de árvores fora do pais (até 2022). No tweet, o Coldplay marcou o presidente Joe Biden, além de Antony Blinken (Secretário de Estado), John Kerry (enviado especial do Clima do governo dos Estados Unidos) e Gina McCarthy (conselheira, de assuntos climáticos, da Casa Branca).

Os integrantes ainda destacaram a responsabilidade que o Reino Unido, casa da banda, terá em novembro – mês em que sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). Falando sobre isso, o grupo pediu que Alok Sharma, membro do parlamento britânico, e Tariq Ahmad, ministro da organização intergovernamental Commonwealth, realizem ações efetivas em defesa de pequenos produtores

Global Citizen Live

Com duração de 24 horas e formato de festival, o evento acontecerá no dia 25 de setembro nas cidades de Lagos (Nigéria), Paris (França) e Nova York (Estados Unidos) . Simultaneamente, líderes e artistas vão mobilizar discussões em cidades como Rio de Janeiro, Londres, Los Angeles, Seul e Sydney — o que vai coincidir com ações que serão conduzidas nas redes sociais da organização.

A ideia é ajudar cidadãos de todos os cantos a exigir que governos, grandes empresas e filantropos, contribuam com o combate à pobreza e trabalhem juntos contra a crise climática (e, consequentemente, em defesa do planeta).

Coldplay será uma das atrações que subirão ao palco no Central Park (em Nova York). Billie Eilish, Camila Cabello, Jennifer Lopez, Lizzo, Meek Mill e Shawn Mendes completam o line-up do evento — que ainda contará com partições especiais de Alessia Cara, Burna Boy, Cyndi Lauper, Jon Batiste e Lang Lang. Clique aqui para conferir as atrações das outras cidades.

Foto de capa: Vinícius Pereira.

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista da Rede Globo. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.