Coldplay tem planos para lançar álbum e anunciar turnê ao mesmo tempo

Previsão de datas partiu de líderes da gravadora Parlophone

30 abril, 2021

O Music Business Worldwide conversou com líderes do selo Parlophone, que é a gravadora que responde pelo Coldplay no Reino Unido (nos Estados Unidos, outro grande mercado da banda, a responsável é a Atlantic Records).

Na entrevista, Mark Mitchell, copresidente da Parlophone, falou sobre as divergências da nova era do Coldplay com projetos anteriores da banda. “É um pouco diferente das campanhas de divulgação que o Coldplay fez antes, já que no passado eles lançaram um ou dois singles seguidos e logo depois lançaram um álbum”, refletiu Mitchell.

Antecipando os planos que a banda tem para os próximos meses, ele revelou que a ideia é trabalhar “Higher Power” por três ou quatro meses. Ainda sobre o single, Mitchell comentou que a gravadora acredita que a faixa coincide com a proposta de uma banda que deseja encher estádios (diferente da proposta do último álbum, o intimista “Everyday Life”).

Na mesma entrevista, o copresidente adiantou que, se tudo seguir como o planejado, outro single do Coldplay deve estrear entre agosto e setembro. Segundo ele, a ideia é fazer o anúncio do álbum no momento em que o segundo single for lançado. Para finalizar o ano, a proposta é que a banda lance o novo álbum entre novembro e dezembro e anuncie, ao mesmo tempo, uma turnê mundial.

Um dia depois de diversas páginas repercutirem as datas citadas na entrevista, o veículo de mídia apagou os trechos que falavam mais concretamente sobre os próximos passos da banda — sem conseguir evitar a repercussão inicial da matéria. Mesmo assim, o papo com a gravadora Parlophone ainda rendeu muitos elogios ao trabalho do Coldplay.

Mitchell opinou sobre a força que a banda ainda tem no mercado. “Acho que o Coldplay ainda é a maior banda do mundo e acredito que a razão disso está no fato de que eles são muito conscientes e não querem viver na própria bolha”, opina, adicionando que os integrantes da banda sempre se demonstram interessados no próprio trabalho e no que está acontecendo ao redor. “Quando se trata de pensar uma campanha para divulgar um novo trabalho, sempre conseguimos conversar com eles por um período de três a quatro meses. É um tempo importante para discutir a melhor maneira de trabalhar um álbum no mercado atual”, completa.

Nick Burgess, também copresidente da Parlophone, foi outro nome que falou à publicação. Celebrando o anúncio do single “Higher Power” para o dia sete de maio, ele destacou o fato de o Coldplay valorizar o relacionamento com o selo britânico mesmo após vender tantos álbuns. “A dedicação do grupo, a atenção aos detalhes e a filosofia (que eles conseguiram desenvolver) ao redor do sucesso é algo ótimo de acompanhar, além de significar muito para eles. Isso é algo muito raro na indústria da música”, elogia, completando que a banda não se acomoda e sempre trabalha de forma colaborativa. “Eles não trabalham como se o sucesso estivesse garantido. Eles começam de novo a cada novo disco. Há uma ambição de fazer música que signifique algo”, finaliza Burgess.

Foto: Chelsea Lauren, via Variety/Reprodução.

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected!