Arquivo Oráculo #Janeiro 2013

03 fevereiro, 2013

oráculoavatarNo Arquivo Oráculo, estaremos reunindo as perguntas mais interessantes feitas ao Oráculo no coldplay.com. Nesta primeira edição do mês de Janeiro, veremos alguns fatos de bastidores das apresentações da banda, as possibilidades de lançamento de uma coletânea de demos e músicas descartadas, como Chris Martin escreve suas canções, chances de sair um álbum acústico, lançamento de Car Kids e um EP pós Mylo Xyloto, entre outras curiosidades! Boa leitura.

 

02 de janeiro de 2013 – por Faiz, Reino Unido

P. Querida Oráculo,

Quando o robô no clipe da música Talk acorda (2:22), parece que tem um texto na parte inferior do vídeo. Está coberto por uma faixa preta, então eu não consigo entender o que é. Será que você, na sua infinita sabedoria, saberia me dizer o que significa? Obrigada, Faiz

R. O texto é a letra, com as palavras escritas na ordem da esquerda para direita, mas cada palavra está ao contrário:

LLEW I LEEF EKIL ER’YEHT GNIKLAT NI
A EGAUGNAL I T’NOD KAEPS
DNA ER’YEHT GNIKLAT TI OT EM

Que claro, significa: Well I fell like they’re talking in a language I don’t speak and they’re talking it to me.

 

03 de janeiro de 2013 – por Sven, Estados Unidos da América

P. Hey Oráculo,
Quem é esse cara de pé ao lado do Chris,  na foto em Brooklyn? Eu também vi ele no Live 2012 quando o Chris estava indo para o palco C no carrinho de golfe. Obrigado, Sven.

R. Este é Kelly, que você já viu antes, ele é conhecido como o “segurança do artista”. Ele mantém os caras da banda a seguros, acompanha eles, é basicamente um pouco como o Kevin Costner em O Guarda Costas.

 

03 de janeiro de 2013 – por Mike, Estados Unidos da América

P.Eu estava observando algumas fotos do Coldplay tocando no ginásio em Auburn Hills e notei algo: Nas imagens que Danielle tirou, do Chris no piano, e outra de Lindsay A usando um piano diferente. Será que ele costuma usar dois ou é de alguma forma o mesmo?

R. Carly A, tirou uma foto mais clara do mesmo piano que a Lindsay A, mas como você percebeu, eles são diferentes da foto tirada por Danielle. Eu acho que você ainda não esteve na turnê MX? Existem três palcos diferentes: o palco principal, o palco X e o palco C.  As fotos de Carly e Lindsay são do palco X e Danielle do palco principal. É necessário que tenha um teclado/piano em cada um desses locais, e portanto, eles precisam ser diferentes. Estou mais fascinada pelo fato de que você não mencionou a cor diferente da camiseta que Chris está usando nessas duas fotos…

 

4 de janeiro de 2013 – por Kidder, Estados Unidos da América

P. Que tipo de baquetas Will usa e como ele faz o polimento delas na tunrê MX?  Obrigado!

R. Will usa a marca Pro Mark 5b American Hickory, de 4 a 5 por shows, mas eu não tenho ideia de como ele limpa elas – desculpa!

 

07 de janeiro de 2013 – por Saakshi, Índia

P. Querida Oráculo, quem é o cara na foto entre a Lady Gaga e o Guy? Além disso,  qualquer um dos membros da banda possuem conta no twitter? Obrigado, Saakshi.

R.  Esse cara é outro Guy – Guy Garvey, da banda Elbow. Eu duvido muito que algum membro da banda tenha alguma conta pessoal no twitter.

 

07 de janeiro de 2013 – por Nat, Brasil

P. Olá Oracle! Você poderia me dizer o que eles estão fazendo com todas essas pulseiras? Eles são voluntários?

R. As xylobands chegam em caixas com pequenas presilhas de plástico, que eles precisam puxar para fora antes do público chegar e é isso que eles estão fazendo – removendo a trava de segurança.  Eles não fazem parte da Oxfam, mas a foto foi tirada por alguém que trabalha e que estava junto da turnê MX.

 

08 de janeiro de 2013 – por Tahra, Estados Unidos da América

P. Oráculo,
Eu estava lendo algumas entrevistas antigas e uma vez, vi que Chris bebe uma mistura de gengibre, limão e água quente durante os shows. Eu também sou cantora e eu sei que limão irrita a garganta, já que é acido. Chris sabe sobre isso? Ou ele usa limão por alguma razão específica?

R. Acido não tem que significar que seja irritante ou que não é bom; ele não beberia se não funcionasse para ele. Também serve para mim. Eu acho que o suco de limão é ótimo para limpar a garganta. A combinação de mel, água e gengibre são perfeitos para acalmar e purificar. Se ele não funciona para você, obviamente você deve ficar longe. Procure outra coisa que funcione.

 

08 de janeiro de 2013 – por Sam, Estados Unidos da América

P. Oi, Oráculo! Eu estive pensando… de quem pertence a mão na capa do The Blue Room? Pode parecer bobagem, mas eu sempre penso nisso quando estou ouvindo as músicas desse EP. Obrigado!

R. Não é bobagem, mas nós não sabemos – é proveniente da National Geographic. Eu respondi a esta questão em 12 de novembro de 2010 (uau, como o tempo passa?), você pode ler mais sobre essa capa aqui.

 

08 de janeiro de 2013 – por Elizabeth, Estados Unidos da América

P. Hey Oráculo!
Espero que você tenha tido um ótimo ano novo, a minha pergunta para você é, em que a cidade foi filmado o vídeo da música  Christmas Lights? Por favor, me responda!

R. O vídeo foi inteiramente filmado nas locações em Londres.

 

 

9 de janeiro de 2013 –  por Louise, Austrália

P. Oi Oráculo! Como faz para se tornar  um voluntário para o Coldplay? Por exemplo, algumas pessoas que ajudam com as pulseiras. Só queria saber por curiosidade :) Obrigada!

R. Até onde eu sei, “nós” não selecionamos voluntários. Existem obviamente pessoas que se oferecem nos locais para ativar e separar as Xylobands (como mencionei logo atrás), mas nós não temos fonte de voluntários. Se você quer se voluntariar no local (seja para as Xylobands ou para a Oxfam*), você só vai conseguir ver metade do show, pois existe um trabalho a ser feito, então se você está pensando que irá assistir um show de graça ou que irá conhecer a banda, provavelmente é melhor você ficar sabendo que isso não faz parte do acordo. *Você pode saber mais sobre como se tornar um voluntário pela Oxfam diretamente com eles, não há nada atualmente planejado com a gente.

 

10 jan 2013 –  por Charlie, Reino Unido

P. Você acha que existe a possibilidade de que no futuro, o Coldplay lance um CD com uma compilação de canções que não foram lançadas e demos? Ou daquelas que ficaram de fora da gravação final?

R. Uma música que foi descartada e que não foi lançada, é porque ela não se encaixou com a proposta do álbum ou ela não era boa o bastante. Sendo assim, não existe nenhuma razão para faze-la ressurgir novamente. Essa é uma razão triste de se ver, pois já apareceram grandes canções através das b-sides. Se um artista quer que você escute algo, você vai escutar – mesmo ao vivo (no caso de Spanish Rain por exemplo), ou em um evento (Wedding Bells na convenção da Apple) ou em alguma outra versão (o EP Prospekt).

A coisa com demos é que eles são exatamente isso – uma demonstração. Eles são uma forma de fixar idéias sem se comprometer com uma produção mais completa. Se decidirem que a ideia vale a pena ser desenvolvida, eles irão trabalhar para produzir uma versão melhor. Geralmente, um artista não quer que uma demo seja ouvida. Existem exceções claro. Se é uma música em sua totalidade, que e com ótima qualidade, sairia facilmente.

O Safety E.P é um bom exemplo. Não tinha sido a ideia original. A sessão de gravação para o primeiro EP não saiu como planejado, devido as limitações de tempo para lançarem algo. Então, o agente deles, decidiu que deveriam mandar 2 de 3 músicas que fariam parte do seu auto-financiado EP, junto com músicas novas. As gravações extraídas do Safety foram lançadas no Blue Room EP.

 

10 jan 2013 – por Sanya, na Índia

P. Olá Oráculo! Eu estava assistindo a alguns vídeos do Coldplay e apareceu este muito engraçado. O Chris escreve todas as suas canções?

[No vídeo acima, Chris pergunta para Andrew Denton, qual a sua árvore favorita. Andrew responde que é uma Liquidambar. Chris então, faz uma letra sobre a árvore].

R. Não exclusivamente. Aquilo foi mais uma resposta de como se escreve uma canção, mas eu acho que sempre começa com uma ideia. As vezes elas apenas aparecem e fluem normalmente. As vezes a essência da ideia cresce de uma inspiração e tenta sair de diversas maneiras. Você pode ter notado que Chris, aparece com uma ideia para uma letra de uma determinada canção que acaba em outra completamente diferente. A linha “poison in my blood” por exemplo, aparece tanto em Wedding Bells como em Christmas Lights, que foram escritas separadamente. É por isso que as letras contém temas repetidos – muito comum com Chris escrevendo: world turning upside down, keeping feet on the ground, the sun, webs…

 

14 jan 2013 –  por Ethan, Reino Unido

P. Olá Oráculo! Eu estou apenas curioso sobre se os caras usam maquiagem durante os shows? Eu costumava participar de algumas peças de teatro e tinha que usar maquiagem para fins de iluminação.  Será que eles também? Obrigado, Ethan (Coldplay 4 Life:D).

R: Embora no teatro e televisão as vezes seja necessário apresentações que requerem alguma maquiagem mas, não, a banda não usa. Apenas imagine como ficaria o rosto de Chris e Will com toda aquela energia que eles tem.

 

14 de janeiro de 2013 – por Noah, Estados Unidos da América

P. Hey Oráculo, que tipo de aquecimentos vocais Chris e os meninos fazem antes do show? Eu sou cantor e isso realmente poderia me ajudar! Obrigado!

R. Jonny, Will & Guy sentam no camarim com uma sessão pré-gravada de aquecimento que os leva através de várias técnicas. Chris vai para uma sala de aquecimento com uma máquina, para a prática de acrobacias vocais e deixar sua voz preparada. Isso acontece com uma hora antes do show, antes deles se arrumarem para subir no palco.

 

15 de janeiro de 2013 –  por Rowan, Estados Unidos da América

P. Querida Oráculo,

Will nunca ficou cansado de sempre ficar sentado atrás da bateria ? Chris corre livremente ao redor do palco e interage com o público. Guy e Johnny se movem ocasionalmente. Eu só queria saber se alguma vez ele anseia em trabalhar no palco um pouco.

R. Não é como em outras bandas, que o baterista permanece lá atrás com o seu kit no show inteiro. Will se move para a frente, no palco X, no palco C (ou qualquer variação que eles venham a fazer em turnês futuras). Eu tenho certeza que ele não seria baterista se ele não estivesse feliz com a ideia de ficar atrás. Ou ele poderia ter escolhido ficar em pé como o baterista do Jellyfish.

15 de janeiro de 2013 – por Amélia, Reino Unido

P. Phil Harvey é sempre referido como o “quinto membro do Coldplay”, mas você sabe se ele lamenta não se tornar um membro real do Coldplay, como, por ex, estar em cima do palco? Obrigada e Feliz Natal!

R. Nunca houve um tempo em que Phil considerasse assumir essa posição, então, não. Ele faz parte da banda tanto quanto Chris, Jonny, Will e Guy, mas sempre atrás dos bastidores. Phil fez uma aparição num palco, caracterizado como Elvis durante o vídeo de Christmas Lights, mas Phil nunca quis estar na banda tocando como músico.

 

16 de janeiro de 2013 – por Ida, Dinamarca

P. Hey Oráculo! Eu li em uma revista de música dinamarquesa, que Chris tentou vender uma noite com Guy por um milhão de dólares para a caridade. Isso é verdade ou é apenas mais uma das hilariantes piadas de Chris? Com amor da Dinamarca!

R. Com certeza é um piada! Eu tive algumas pessoas perguntando mais detalhes sobre como participar do leilão, mas claro nunca aconteceu. Chris estava fazendo uma referencia sobre a boa aparência de Guy. Claro que todos eles são lindos – obviamente.

 

16 de janeiro de 2013 – por Michele, Itália

P. O Coldplay já foi atração de abertura para alguma banda?

R. Sim, eles abriram para algumas bandas como o Muse, U2, Embrace e bandas pequenas como Mercedes e também uma turnê em conjunto com Terris.

 

17 de janeiro de 2013 – por Margaret, Estados Unidos da América

P. Eu sei que um dos álbuns de Faultline, Chris canta em Your Love Means Everything pt.2 e Where is my Boy? Então, estava me perguntando se foi David Kosten quem escreveu as músicas ou se foi Coldplay?

R.  Elas são músicas de Faultline com a participação de Chris nos vocais, não uma colaboração com a composição, então não, Chris não escreveu as letras.

 

17 janeiro de 2013 – por Rhys, Canadá

P.  Eu sei que o Coldplay se chamava Starfish, mas eles tiveram outros nomes antes deste?

R. Eles tiveram muitos outros mas nenhum que tenha sido registrado. Starfish foi o que eles escolheram de uma seleção de outras sugestões igualmente terríveis – desculpe rapazes! O único outro título que eles já usaram antes desse, foi Pectorlaz mas não era sério – foi uma piada de um projeto que não durou muito, embora uma de suas músicas (Call Me) tenha sido gravada pela EMI alguns anos atrás depois deles terem assinado como Coldplay (obviamente).

 

21 de janeiro de 2013 – por Emil, Noruega

P. O que acontece com os instrumentos que o Coldplay usa depois dos concertos? Eles sempre usam os mesmos?

R. Além dos instrumentos que eles leiloaram durante as vendas no “end of decade sale”, depende. Eles ainda usam alguns dos instrumentos no estúdio / na turnê, mas eles também adquirem novos a cada 15 anos. Jonny possui suas guitarras favoritas – uma foi vendida  no leilão, do qual ele foi contra, pois ele é muito ligado aos seus instrumentos. Seu favorito absoluto ele tem por mais de 10 anos e tocou com ela na maioria dos seus álbuns e turnês desde a era A Rush of Blood to the Head.

23 de janeiro de 2013 –  por Sebastien, África do Sul

P. Qual é o livro do Coldplay que aparece na prateleira deste clipe?

R. Enquanto eu assistia esse clipe, fiquei paralisada, por perceber que, pasmem, eu NUNCA escutei a versão original… De qualquer forma, eu reconheci o livro, que é o  Coldplay Complete Chord Songbook..

28 de janeiro de 2013 –  por Clodagh

P. Bom dia Oráculo! Eu estava lendo este artigo sobre as exigências de bandas de rock…Eu achei difícil de acreditar quando li “Coldplay exige cartões postais de todos os lugares que eles visitam” e para os melancólicos…como se atrevem!

R. Oponho-me mais ao uso da palavra “exigência” do que “melancólicos”. É um item de viagem – dificilmente uma exigência. Se eles acham que é triste para uma banda querer um cartão postal local, como uma lembrança de onde a turnê passou, então que assim seja, mas é tudo excentricidade da mídia, então vamos colocar uma pitada de sal. Acontece que eu acho que é uma ideia muito boa. A banda vem pedindo cartões portais com selos desde a sua primeira turnê. Começou com 4 – eu não sabia que tinha dobrado.

 

28 de janeiro de 2013 –  por Jule

P. Olá, alguns dias atrás, você disse algo sobre uma pasta com ícones e imagens que a gente podia baixar aqui no coldplay.com.
Ainda posso fazer o download? Seria bom se você pudesse responder. Obrigada!!

R. Aqui está o link o link para baixar o Coldplay’s Digital Tour Pack.

 

29 de janeiro de 2013 – por Brenden, Estados Unidos da América

P. Querida Oráculo, muitas pessoas parecem estar se perguntando isso, então eu decidi perguntar aqui. Qualquer chance de sair um álbum acústico?

R. Eu nunca diria nunca. Antes de MX tomar o rumo que tomou, as sessões do álbum anterior começaram com a ideia de fazer um disco acústico. Obviamente não deu certo e por isso eu duvido que o próximo álbum será acústico. Tenho certeza de que vai ouvir o Coldplay acústico novamente, mas se está sendo gravado ou em alguma performance (ou em ambos) ficará por ser visto. Eu não tenho ideia do que o futuro nos reserva – me soa sensato.

 

30 de janeiro de 2013 – por Stephanie

P. O sábia Oráculo, você poderia por favor me esclarecer, existe uma possibilidade de ouvirmos uma canção chamada Car Kids num futuro próximo ou um EP (como o Prospekt March). Obrigada!

R. Até onde eu sei, não haverá um EP como Prospekt’s March, também não existem planos de lançarem Car Kids – ou nenhuma das outras músicas que não foram lançadas no álbum [Mylo Xyloto].

 

31 de janeiro de 2013 – por Rick W, Estados Unidos da América

P. No vídeo alternativo de Viva la Vida feito por Anton Corbjin, a praia em que o Chris caminha, por volta de 2:36, é a mesma que ele anda no vídeo da música Yellow. Isso é verdade?

R. Não, só existiu um vídeo que visitou a baia de Dorset’s Studland.

 

Para enviar sua pergunta ao Oráculo, clique aqui. Até a próxima!

@diegolsc

error: Content is protected!