Coldplay emplaca três álbuns entre os maiores da década no Reino Unido

12 dezembro, 2019

A Official Charts, organização responsável por apurar e divulgar as paradas musicais britânicas, anunciou os artistas que alcançaram os resultados mais expressivos durante a última década.

O resultado consagrou Ed Sheeran como o maior destaque da década. Entre 2010 e 2019, o cantor britânico alcançou 12 vezes o primeiro lugar (considerando álbuns e singles). No mesmo período, Sheeran também foi o nome que passou mais tempo no topo (79 semanas no total). A faixa “Shape Of You”, por exemplo, permaneceu 14 semanas na primeira posição e vendeu 4,5 milhões de cópias. Na história da Official Charts, Ed Sheeran ainda perde para Paul McCartney — que tem 22 primeiros lugares.

Além da supremacia de “Shape of You”, Sheeran emplacou mais duas músicas na lista que reúne os 10 maiores singles da década e que é dominada por artistas do sexo masculino. Por outro lado, a lista dos álbuns mais vendidos do período é liderada por uma mulher. A cantora britânica Adele ocupa o primeiro e o segundo lugar com os álbuns “21” e “25”, respectivamente.

Entre os maiores nomes do Reino Unido não poderia faltar Coldplay. A banda aparece tanto na lista de álbuns quanto na de singles.

De 2011 a 2019, Coldplay lançou quatro discos de estúdio — sendo o último, “Everyday Life”, muito recente. Nesse sentido, os três que já têm tempo suficiente para entrar na contagem garantiram lugares entre os 100 maiores sucessos da década no território britânico.

O álbum “Mylo Xyloto”, lançado em 2011, conquistou a 17ª posição entre os mais vendidos/executados dos últimos dez anos e se consagrou como o maior sucesso do Coldplay no período.

Também na lista, o disco “A Head Full Of Dreams”, lançado em 2015, ocupou a 28ª posição.

Já o álbum “Ghost Stories” foi avaliado como o 94º maior sucesso da década.

Apesar de ocupar diferentes posições entre os 100 maiores, os álbuns do Coldplay são sucessos incontestáveis no Reino Unido. Todos os oito discos de estúdio da banda alcançaram o primeiro lugar no ranking britânico.

Considerando a lista da última década, o Coldplay foi a terceira banda mais bem colocada no ranking dos 100 maiores álbuns! Só as bandas Take That e Mumford & Sons foram mais bem-sucedidas. A primeira chegou ao 9º lugar com o álbum “Progress” (lançado em 2010), enquanto o Mumford & Sons conquistou o 16º lugar com o álbum “Sigh no More” (lançado em 2011). Apenas artistas solo conseguiram posições melhores que Coldplay (com o disco “Mylo Xyloto”), Mumford & Sons e Take That.

Já na lista dos 100 maiores singles da década Coldplay só aparece com “Something Just Like This” — gravado em parceria com o duo The Chainsmokers. A faixa, lançada em 2017, alcançou o 2º lugar na parada britânica e nessa lista de singles cravou a 72ª posição. Nos Estados Unidos, o single também é o melhor resultado que a banda alcançou na década (chegou ao 3º lugar na Billboard).

Com informações de Official Charts e BBC | Foto de Capa de Ellie Pritts.

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected!