Coldplay no Glastonbury 2016! Relembre conosco todas as participações da banda neste festival.

16 fevereiro, 2016

O Coldplay acaba de anunciar através de suas redes sociais a participação naquele que é considerado por muitos o maior festival de música do mundo, o Glastonbury Festival. E será a primeira banda na história do festival a comandar o Piramid Stage quatro vezes. O evento acontecerá entre os dias 22 e 26 de junho deste ano e o show do Coldplay será no último dia do festival.

Esta será a sexta participação da banda no festival. Em 1999, na primeira edição em que participaram, o Coldplay era uma banda desconhecida que ainda não tinha lançado seu primeiro álbum. O show aconteceu no dia 27 de junho na tenda de novas bandas, onde também se apresentou o Muse. Na Timeline do site oficial, Jonny conta um pouco sobre como foi essa experiência:

Nosso empresário, Jeff Dray, nos deixou no portão errado 10 minutos antes do horário em que deveríamos estar no palco. Mesmo que a corrida de 3 km tenha acabado com a nossa ansiedade, eu ainda tive cãibras durante o show.

1999_06_24_Onstage

Coldplay em sua primeira apresentação no Glastonbury Festival, em 1999.

A segunda apresentação aconteceu no dia 23 de junho de 2000, semanas antes do lançamento de seu primeiro álbum, parachutes. Felizmente para nós, pobres mortais que não pudemos presenciar esse dia épico, uma parte da apresentação está disponível no Youtube. As músicas inclusas nestes vídeo são Don’t panic, Shiver, Trouble, Yellow e You Only Live Twice:

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=azWpF1cYK7U[/embedyt]

 

Em 2002 o Coldplay foi headliner do Glastonbury pela primeira vez. Um sonho para a banda! Jonny disse que eles estavam extremamente nervosos não só pela estréia no famoso Piramid Stage, mas também porque estariam tocando naquela noite 8 músicas do A Rush of Blood to the Head, álbum que seria lançado só no mês seguinte. A pressão era muito grande pois, além dos que estavam lá no festival, milhões de outras pessoas poderiam assistir a apresentação, que foi transmitida ao vivo pela BBC. Como diz o R#42, “se esse show fosse um desastre, as discussões sobre o álbum estariam acompanhadas de comentários sobre o fracasso do show em Glastonbury”. Mas é claro que nossos meninos não decepcionaram e o show foi maravilhoso! Clocks estava sendo tocada ao vivo pela primeira vez, com os hoje já característicos lasers também fazendo sua estréia neste show, e a platéia foi à loucura:

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=Yco1uuPXv8M[/embedyt]

 

Don’t Panic também foi um ponto alto da apresentação:

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=XbUVMaKnXn4[/embedyt]

 

Este vídeo abaixo é do começo da primeira parte deste show de 2002 e nele podemos ver a primeira vez que Politik e Daylight foram tocadas:

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=jGVnRE6zfjs[/embedyt]

 

Em 2005 o Coldplay já era uma banda estabelecida em sua carreira musical e em suas participações no Glastonbury. O show foi um dos mais aguardados desta edição do festival e a platéia estava empolgada mesmo com a chuva e a grande quantidade de lama na fazenda Worthy. Você pode assistir a apresentação completa com essa playlist:

[embedyt] http://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=UUplHVpP2LscstfpWNARLzCQ[/embedyt]

 

Como sabemos, a partir da Era Viva La Vida, o Coldplay tem se esforçado para fazer de seus shows grandes espetáculos não apenas musicais como também visuais, com a presença de shows pirotécnicos, coloridos uniformes e animações. E ao se apresentar na “mãe de todos os festivais” eles queriam fazer ainda mais e melhor. No show do Glastonbury do dia 22 de junho de 2011, ou, como apelidado pela banda, G-Day, o Coldplay deixou todos aqueles que os assistiram de boca aberta, principalmente ao colorir todo o Piramid Stage durante Every Tear is a Waterfall:

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=7na7AUWRh3k[/embedyt]

 

A apresentação completa pode ser conferida nesta playlist:

[embedyt] http://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=UU0uDHCRTbygYqgkTuBhSjQQ[/embedyt]

 

Estamos muito entusiasmados com o anúncio de que a banda participará de mais uma edição deste grande festival e ansiosos para as surpresas que com certeza farão parte desse espetáculo. O show deve ser transmitido pela BBC, como nas últimas edições do festival, e assim que soubermos sobre horário e transmissões aqui no Brasil faremos outro post com mais informações.

error: Content is protected!