Billboard – Como Coldplay escolheu “Paradise” ao invés de “Charlie Brown” como o próximo single

13 agosto, 2011

A edição da revista Billboard com o Coldplay (20 de Agosto de 2011) está sendo divulgada na internet e, com isso, um pequeno, e não antes visto, artigo fala sobre os pensamentos por trás da escolha do próximo single da banda e como isso se encaixa no grande esquema de ‘Mylo Xyloto”. Abaixo está este artigo, intitulado “Singles vs. Sequenciação – produzindo álbum em um negócio a la carte” que desvenda a decisão de escolher ‘Paradise’ ou invés de ‘Charlie Brown” como a próxima música a ser lançada.

Clique no Leia Mais para ler o artigo.

“Nós apenas não podemos competir num mundo de singles”, Chris Martin diz. “Nós não somos bons o bastante com singles para fazer isso. Então nós temos que usar nossas qualidades. Nós temos alguns bons singles, com certeza, mas nós não podemos competir com [Lady] Gaga ou Beyonce, ou Justin [Timberlake], se ele pelo menos fosse gravar um disco. É uma boa notícia para todos nós que ele não irá, porque dá chance para todos, mas é uma grande perda para a música o fato de que ele não vá fazer.”

A banda vê isso como um álbum de um ato, e considera isso como uma medalha de honra. “Eu sempre digo a eles, ‘vocês são abençoados por estarem numa pequena lista de artistas que são medidos pelos seus álbuns, não pelos seus singles”, diz o gerente Dave Holmes. “Se você olhar para a história do Coldplay, para a nossa vendagem de álbuns e ingressos e nossa presença no rádio, isso simplesmente faz sentido. Eles estão nesse lugar único, onde nós nunca tivemos esse sucesso massivo no rádio – Eu deveria dizer moderado sucesso no rádio – mas então eles tiveram essa venda massiva de álbuns e ingressos. Eu aceitaria isso em qualquer dia da semana, eu não quero ser como metade das bandas no cenário do rock moderno que, se não lançam hits, não vendem álbuns. Fãs do Coldplay, na sua maioria, querem ouvir o álbum inteiro”.

“Os consumidores têm ido à um mundo completamente a la carte”, diz Greg Thompson. “E o Coldplay é uma banda de álbuns que produz muito. O padrão de consumo mudou. Você tem que ir lá e realmente trabalhar para que as pessoas não escolham apenas algumas músicas e sim o trabalho inteiro.”

Holmes diz que é apenas uma questão de lidar com a realidade. “Qualquer criança crescendo nos dias atuais, a experiência deles é uma experiência de demanda”, ele diz. “Não é como nós. Se quiséssemos assistir “Happy Days” nós teríamos que sintonizar [a televisão] nas noites de quinta-feira às oito da noite. Esse conceito sequer passa pela cabeça delas [as crianças]. Eles conseguem mídia quando quiserem, onde quiserem e como quiserem”.

O ônus é do artista, diz Holmes. “Cabe a eles fazer arte melhor”, diz. “Se você quer que as pessoas comprem seus álbuns, faça álbuns melhores. Todos nós sabemos como era nos anos noventa, quando a regra era “Enquanto tivermos um single estaremos bem”, e então as coisas mudaram, você não pode mais fazer isso.”.

Ainda assim, o Coldplay pensa muito bem em quais músicas deveriam ser singles: recentemente o debate foi qual deveria seguir a música do verão “Every Teardrop Is A Waterfall”: a cativante “Charlie Brown”, ouvida por todo o mundo neste verão nos festivais, ou a grande e ousada narrativa que é “Paradise”, o chave do enredo de todo o conceito de “Mylo Xyloto”. “Houve um debate entre qual delas, Charlie Brown ou Paradise, deveria vir em seguida e, por um longo tempo, nós estávamos pensando em Charlie Brown”, diz Holmes. “Mas então, recentemente, nós pensamos ‘Quer saber? Deve ser exatamente o que as pessoas esperam ouvir como a próxima música do Coldplay. Vamos de Paradise.”.

Uma obsessão da geração do LP, a sequência para a geração do iPod é algo ultrapassado.

Não para o Coldplay. “Nós vamos passar as próximas quatro semanas argumentando sobre isso. Você pode arruinar uma música colocando-a no lugar errado, mas se as pessoas querem ouvir nossas músicas na ordem que preferirem, nós apenas ficaremos gratos por eles estarem escutando-as.”, explica Jonny Buckland.

error: Content is protected!