Alguns membros do Coldplaying.com tiveram a chance de entrevistar o quinto membro do Coldplay, Phil Harvey. Os temas das perguntas incluem a gravação do quinto álbum, além de momentos especiais da história da banda.Entre as suas atividades com a banda, qual foi a que, na sua opinião, mais a influenciou?
Meu primeiro trabalho como empresário da banda foi agendar o Dingwalls [clube no norte de Londres] para fazermos o nosso próprio show. Ganhamos 1500 libras e usamos o dinheiro para fabricar o nosso primeiro CD, o EP Safety. Isso é uma relíquia para o Coldplay – depois disso, não tinha como não dar certo; eles eram bom demais para isso não acontecer.
O Chris falou para a gente que eles quase cancelaram os shows no Rock am Ring/Rock im Park shows e disse que era uma “longa história”. Você pode dar uma dica para a gente? […]
Um problema famliar inesperado, mas nada grave. A gente só foi pego de surpresa.
Qual foi o momento mais memorável/agradável com o Coldplay? – Phil, Germany
Toda a última turnê na América do Sul foi incrível. O Grammy em 2009 foi um ponto alto… Ou abrir para o U2 em Slane Castle [Irlanda], em 2001.
A turnê do quinto álbum também vai ser temática, como a do VLV com os uniformes militares? – Christina McNerney
Hmmm, não tenho certeza se ela vai ser “temática”… Mas eu espero que a gente consiga criar meio que um universo novo, para não dar a impressão de que é apenas mais um show.
Houve muitos boatos a respeito da data de lançamento do próximo álbum. A data mais recente é ‘fim de 2011’, segundo a Q Magazine (janeiro/2011). Uma vez que essa data se baseia em uma entrevista recente com um de vocês, podemos assumir que ela é a correta?
Eu realmente não acreditaria em nada que a banda está falando sobre o álbum agora. As músicas, o título, a data de lançamento em potencial, tudo isso muda de um dia para o outro. Mas eu ficaria desapontado se não fizermos o lançamento até o fim do ano que vem.
Em certa ocasião, o Chris disse que o novo álbum tem uma atmosfera diferente da do VLV e que ele se adaptaria melhor a palcos menores. Dada a popularidade da banda, a conseqüência mais provável é uma longa turnê com shows de menor escala e muitas pessoas desapontadas! Um plano para a turnê já foi desenvolvido (obviamente, alguns festivais acabaram se ser anunciados)?
Acho que o que o Chris quis dizer é que ele estava tentando não pensar em fazer shows gigantes em estádios– a) porque não podemos ter certeza absoluta de que vamos conseguir vender ingressos para shows dessa magnitude; b) porque pode ser artisticamente limitante ficar pensando em o que vai ficar bom na frente de 100.000 pessoas.
A composição e a gravação do novo álbum são diferentes em relação ao processo de criação do VLV?
O Brian Eno está mais envolvido na criação das letras no novo álbum.
Podemos esperar por novas músicas nos shows do Crisis? – Ian Richardson
Vamos tocar Christmas Lights, com toda certeza. Talvez vocês até me vejam estreiar no palco – como um Elvis violinista… Mas nada de músicas novas.
Como você descreveria os membros da banda, com cinco adjetivos para cada? Não precisa ser só adjetivos positivos. – Milan (Nis,Serbia)
Jonny – inteligente, gentil, afável, mágico, perfumado; Will – forte, amável, ativo, corajoso [bearded, que também significa ‘barbado’], sagaz; Chris – leal, vivaz, hiperativo, apaixonado, ágil; Guy – bonito, misterioso, hospitaleiro, ocupado, entusiasmado.
Sinto curiosidade em saber se algum de vocês mantém algum diário pessoal de turnê. Temos conhecimento das impressões do Roadie 42, do oráculo e do anchorman, mas eu gostaria de saber se, alguma vez, eles escreveram as suas próprias memórias para eles mesmos, para que não fosse compartilhado com ninguém. Não necessariamente um diário de turnê, mas quando algo memorável acontece, vocês registram por escrito? – Kimberly
Não que eu saiba… Eles estão sempre pensando na próxima coisa a fazer.
Quem era Prospekt? Sempre pensei que fosse você, Phil. – Jack Zoldos
Olha, isso seria surpreendente…
O quanto o Upbeat está progredindo? Você está alcançando aquilo que esperava quando se juntou a eles? – Jen Betley
A Upbeat é uma grande instituição beneficente e eu estou muito orgulhoso do trabalho que ela faz. Ela é pequena e modesta em termos de tamanho, mas eu acho que ela faz muita diferença para as pessoas que utilizam o serviço (ela se dedica a pessoas com doenças mentais que querem fazer música).
Parece que o nome “Violet Hill” veio de uma rodovia bastante próxima a Abbey Road. Muitos coldplayers (incluindo eu mesmo) peregrinaram até o local, passando pelos estúdios da Abbey Road. Há algum outro significado que não a proximidade da Violet Hill com a Abbey Road? Algum membro da banda realmente esteve lá? – Mark Cox
Eu acho que é onde o Chris estava quando a música veio para ele.
Minha pergunta é meio egoísta, mas eu gostaria de saber se você poderia dar algum conselho para alguém procurando trabalho na indústria fonográfica, especialmente na parte administrativa. Eu estou quase me formando na faculdade e estou decidindo quais passos seguir para ficar mais próximo de realizar o meu sonho de trabalhar para uma banda tal como você faz. Obrigada! – Chelsea Gilchrist
Eu sinceramente não sei o que dizer. Eu sou amigo do Chris desde os 13 anos de idade e nós sempre planjamos estar em uma banda juntos. Eu não faço idéia de como chegamos onde estamos hoje…
Quando a banda tinha acabado de começar, há muitos e muitos anos, você tinha alguma idéia de que eles estavam destinados para a grandeza? Eram apenas quatro caras se divertindo fazendo música ou você “pressentiu” que havia algo fantástico fermentando por sob a superfície? – Kara Thomas
Eu sempre acreditei neles. Desde o primeiríssimo ensaio.
Qual é a sua experiência mais memorável desde que você começou a trabalhar com o Coldplay? – Deshani
Boa pergunta… Talvez conhecer a Debs Wild em 1998. Foi quando eu tive a primeira impressão de que talvez a gente fosse realmente conseguir um contrato. Foi muito empolgante… Nós devemos tudo a ela.
Amsterdam é a minha música preferida do Coldplay. Ela tem um grande significado pessoal para mim e eu fico me perguntando por que a banda não toca mais ela ao vivo. Sei que é a música preferida de muitos fãs. É verdade que o Chris não consegue mais atingir as notas mais altas depois da cirurgia que ele fez na garganta? Ou eles estão simplesmente cansados da música e a aposentaram? Desculpe se essa é uma questão boba, mas eu sempre quis perguntar. – Lucy Bellamy
Hahaha, eu não tinha ouvido essa sobre a voz do Chris. Na verdade, eu acho que ele está cantando melhor do que nunca. Eu acho que há boas chances de Amsterdam ser incluída no repertório da próxima turnê.
O figurino de Christmas Light vão ser usadas na próxima era/turnê?
Não, só dessa vez.
Os fãs da América Latina vão ter de esperar dois anos até que a turnê acabe para ver o Coldplay de novo? – Juan Manuel Fontes
Ainda não fizemos nenhum plano para a turnê. Mas, pessoalmente… Eu gostaria de voltar para a América Latina o mais cedo possível.
Qual foi a inspiração para o clipe de Christmas Light? Esse tema é central para o próximo álbum? – Marcus J.D. Lambert?
gente meio que queria criar uma cena mágica. As influências foram Terry Gilliam, George Melieres, Londres.
Que tipos de coisas estão guardadas nos arquivos do Coldplay? Coisas como gravações de músicas não-lançadas e artefatos da história da banda? Você acha que qualquer uma dessas coisas ainda vai vir a público? – mitchel johns
Deve ter dúzias de músicas não-terminadas. Eu lembro de uma música adorável chamada Famous Old Painters das sessões de gravação do Viva. Nós terminamos a mixagem, mas ela ainda não conheceu a luz do dia.
O que Phil, Miller e Matt gostariam para o Natal? – emily parker
Eu queria muita, muita neve na fazenda dos meus pais em Devon (onde eu vou passar o Natal).