5ª faixa do album “Music of the Spheres”, a música “Let Somebody Go”, parceria com a cantora Selena Gomez, se tornou oficialmente single no dia 07 de fevereiro de 2022. Na data, foi lançado o aguardado clipe da colaboração entre Coldplay e Selena Gomez. Dirigido por Dave Meyers, o vídeo chegou como uma superprodução, apostando em uma estética em preto e branco para destacar Chris Martin e Selena tentando se manter juntos enquanto a cidade os separa.
Coincidindo com os versos da faixa, os dois andam em círculos e vivem, literalmente, altos e baixos até se encontrarem em um abraço final – que revela o momento em que um pode deixar o outro partir. Mesmo sem cores, o vídeo revela fragmentos do planeta Calypso — astro que integra o sistema solar que é chamado de The Spheres e que faz parte do universo criativo do álbum “Music Of The Spheres”.
A expectativa pelo clipe começou a ser gerada no dia 20 de outubro de 2021, data em que Phil Harvey, conhecido como quinto membro do Coldplay, foi ao Twitter da banda e afirmou que a gravação do vídeo estava acontecendo em Los Angeles. De lá até o lançamento do vídeo, “Let Somebody Go” ganhou duas performances na TV.
A primeira delas, no dia 18 de outubro de 2021, incluiu Selena Gomez e aconteceu no palco do programa “The Late Late Show with James Corden”. Na performance, a balada – que fala sobre finalizar ciclos com alguém – ganhou vida e mostrou toda a harmonia entre as vozes de Chris e Selena. Depois, Chris Martin levou “Let Somebody Go” para o The Ellen DeGeneres Show. Mesmo sem os amigos da banda, ele brilhou no piano e fez uma apresentação tocante da faixa – mostrando um lado mais intimista da canção.
“Let Somebody Go” é uma das músicas mais bem-sucedidas da era “Music Of The Spheres”. Poucas horas depois do lançamento do álbum e do Lyric Video, a balada entrou no Top 10 do iTunes dos Estados Unidos e, no mesmo período, se consagrou como o único lyric, entre as faixas inéditas, a alcançar mais de 1 milhão de visualizações.
O single foi escrito por Max Martin, Apple Martin, Bill Rahko, Chris Martin, Guy Berryman, Jonny Buckland, Leland Wayne, Olivia Waithe, Oscar Holter e Will Champion. A produção é assinada por Bill Rahko, Max Martin, Metro Boomin e Oscar Holter.