Comemorando os 20 anos de “Parachutes”, Coldplay relança clipes em alta definição

Vitor Babilônia
9 jul 2020

O álbum Parachutes vai completar 20 anos em poucas horas. Lançado no dia 10 de julho de 2000, o primeiro disco do Coldplay chegou às lojas em um período em que os clipes repercutiam bastante na TV, principalmente em canais como a MTV. Naquela época, a televisão era analógica e o mundo ainda não conhecia o impacto do Youtube – plataforma que só foi lançada em 2005.

“Shiver” foi o primeiro single do “Parachutes” no Reino Unido e a primeira música do álbum a ganhar um videoclipe. Divulgado em 2000, o clipe intimista e de baixo orçamento reúne imagens de Guy, Jonny, Will e Chris tocando a música em um pequeno estúdio. O globo, que ilustra a capa do álbum e que acompanhou a banda na turnê como um objeto cênico de palco, também aparece no vídeo. Dirigido por Grant Gee, o clipe ficou marcado como o primeiro da banda a ser exibido na MTV. No Youtube, a produção só foi publicada 11 anos depois e mesmo assim acumula mais de 24 milhões de visualizações.

Mantendo o status de clipe do Coldplay que marca transições importantes, nesta semana a banda usou as redes sociais para anunciar o relançamento dos clipes da era “Parachutes”; e “Shiver” foi o primeiro vídeo a ser disponibilizado em alta definição.

“O nosso primeiro álbum, ‘Parachutes’, completa 20 anos nesta sexta-feira. Então decidimos dar aos vídeos um polimento em HD”, contou Phil Harvey no Twitter.

Todos os clipes da era “Parachutes”, que já estavam no Youtube, agora estão disponíveis em 1080 pixels e em alta definição. A exceção é o vídeo de “Yellow”, que acompanhou a grandeza da música e foi relançado com incríveis 2160 pixels (4K – Ultra High Definition). A resolução 4k tem mais de 8 milhões de pixels, enquanto a 1080p é composta de 2 milhões de pixels.

O maior hit de “Parachutes” foi, também, o grande responsável por popularizar o som do Coldplay ao redor do mundo. TOP 5 no Reino Unido em 2000, “Yellow” foi lançada como single nos Estados Unidos em 2001. Pouco depois, a música conquistou a 67ª posição na Billboard HOT 100. O single foi responsável por apresentar o Coldplay aos estadunidenses e ajudou a impulsionar o “Parachutes” ao 51º lugar na parada Billboard 200 e ao prêmio de ‘Melhor Álbum Alternativo’ – troféu que a banda venceu na 44ª edição do Grammy (em fevereiro de 2002).

Ainda sobre Yellow, em uma rodada de perguntas e respostas realizada na manhã do dia 8 de julho no Instagram da banda, Guy Berryman revelou que a faixa é a sua favorita do álbum aniversariante. “Yellow foi, obviamente, a primeira música que nos levou a tocar nas rádios e foi a primeira que fez as pessoas realmente se conectarem com a banda, então ela sempre vai ocupar um espaço especial”, ele confidenciou.

No mesmo dia,  Guy contou que o seu clipe favorito da era é o de “Don’t Panic”. “(Considerando a época) Eu pensava que o clipe de animação feito para Don’t Panic havia sido muito bem executado. Eu realmente gosto desse vídeo”, disse ele. O videoclipe do single foi lançado em 2001 e agora também está online em alta definição.

Terceiro single do álbum, “Trouble” também foi atualizado no youtube e ganhou uma roupagem em HD. O clipe disponível no canal da banda é a segunda versão, a que foi gravada com o foco nos Estados Unidos. A gravadora resolveu realizar essa manobra porque a versão inicial, dirigida pela britânica Sophie Muller, foi considerada “depressiva”. Com takes em câmera lenta e com Chris Martin amarrado a uma cadeira, a primeira versão termina com a revelação de que os integrantes da banda estavam inseridos em um cenário de teatro.

A versão escolhida para receber divulgação, e que hoje está em alta definição no Youtube, foi dirigida por Tim Hope. O vídeo trabalha com duas dimensões enquanto mostra a banda se locomovendo em uma floresta a bordo de uma carroça/carruagem. Com vários elementos gráficos, a tela ganha vida com penas de um corvo, árvores, e uma casa – que viaja da natureza para um ambiente urbano. O clipe ganhou o prêmio de ‘Melhor Direção de Arte’ no MTV Video Music Awards de 2002.

Com a videografia de Parachutes disponível em alta definição no Youtube, os fãs agora têm mais um motivo para comemorar as duas décadas do álbum que transformou a carreira do Coldplay e começou a construir o legado mundial da banda.

Vitor Babilônia

error: Content is protected !!