Hoje (6), a edição de 2016 do EMA (Europe Music Awards) aconteceu em Rotterdam. Pra quem não sabe, a premiação é o segundo evento mais famoso da MTV e é realizada anualmente.
A cerimônia foi exibida, ao vivo, através do canal MTV Brasil de 18h às 20h. De qualquer forma, se você perdeu a transmissão e é fã do Coldplay, relaxa porque vamos falar sobre os resultados da banda.
Quatro indicações:
O álbum “A Head Full Of Dreams” foi lançado em dezembro de 2015, ou seja, a gente já espera que o trabalho receba várias indicações nas premiações de 2016.
Como já havíamos comentado aqui, Coldplay foi indicado a quatro categorias no EMA 2016. Elas foram: Best Video (Melhor Clipe) por “Up&Up”, Best Live (Melhor apresentação ao vivo), Best UK & Ireland Act (Melhor Artista do Reino Unido e da Irlanda) e Best Rock (Melhor Banda de Rock). Com exceção da categoria ‘Melhor Clipe’, as outras três estavam abertas ao voto popular.
Surpresa negativa:
“Up&Up” garantiu para o Coldplay um justo lugar na disputa por ‘Melhor Clipe’, Provavelmente a mais esperada da noite, a categoria ainda reuniu “Formation” (Beyoncé), “Famous” (Kanye West), The Less I Know the Better (Tame Impala) e “Starboy” (The Weeknd ft. Daft Punk).
Por mais que o lance aqui seja parcial, se fosse pra apostar em algum, a gente apostaria em “Up&Up”! O vídeo é incrivelmente lindo, proporciona uma bela mensagem, tem um toque social e se consagra com uma direção impecável e uma edição maravilhosa. Nós até aceitaríamos perder para “Formation” (o vídeo aborda questões raciais, cita o movimento ‘Black Lives Matter’, faz duras críticas e promove muita reflexão). O problema é que nem “Up&Up” e nem “Formation” levaram o troféu pra casa. “Starboy” convenceu mais os jurados técnicos e garantiu o EMA 2016 de Melhor Clipe.
Achou justo?
…
Parabéns para o The Weeknd e vida que segue.
Live
Junto com “Melhor Clipe”, “Melhor apresentação ao vivo” era uma categoria que a gente apostava na vitória do Coldplay! Se você foi a algum show da AHFODtour no Brasil, certamente não tem dúvidas do quanto a banda merecia esse prêmio. Como não é só a nossa opinião que vale, o pessoal votou e escolheu premiar a banda Twenty One Pilots. Também concorreram: Adele, Beyoncé e Green Day.
Outra banda britânica
Já passaram as categorias que a gente achava justo o Coldplay vencer. Mas a gente nunca se cansa de torcer por eles (e pra nós sempre é justo, não é mesmo?) rs.
Pra decidir quem manda melhor em todo o território do Reino Unido e da Irlanda, o pessoal do EMA colocou: Coldplay, Adele, Little Mix, Zayn e Years & Years em uma só categoria e deixou a decisão nas mãos dos fãs. Foram os seguidores da girl band Little Mix que conseguiram mais votos e garantiram o troféu (que esse ano foi roxo em homenagem ao Prince).
Finalmente uma vitória!
Ser indicado já é uma vitória, mas a verdade é que todo mundo acha mais legal levar um troféu pra casa. Depois de três derrotas, a noite ficou mais legal quando chegou a hora dos Coldplayers comemorarem! Coldplay conseguiu mais votos e desbancou os talentosos concorrentes: Green Day, Metallica, Muse e Red Hot Chili Peppers.
Chris, Guy, Jonny e Will não estavam lá pra receber o prêmio, mas se fizeram presentes através de um recado do Chris. O vocalista usou o ambiente pra fazer uma piadinha e ainda brincou que ele e os amigos não foram receber o prêmio porque não acreditavam que iriam vencer:
Tradução:
“Oi! Aqui é o Chris, do Coldplay! Acabaram de me dizer que a nossa banda venceu “Melhor banda de Rock” no EMA 2016. Estamos muito agradecidos! Lamento não estarmos aí, mas a gente realmente não achava que iria vencer. Então, em vez disso, estou aqui diante de uma outra grande pedra (rock) pra dizer obrigado a todos! Espero que estejam bem! Tchau ”
Parabéns, Coldplay! Parabéns também aos fãs que votaram.
Resumindo: foram quatro indicações (Clipe do ano, Melhor apresentação ao vivo, Melhor grupo de rock e Melhor artista do Reino Unido e da Irlanda) e uma vitória (Melhor grupo de rock).
Coldplay e a história no EMA
Com a vitória de hoje, na categoria “Best Rock”, o grupo acumulou seis troféus na história do EMA!
Vale lembrar um pouco do caminho percorrido até aqui:
Indicações da banda no EMA: melhor álbum/melhor grupo/melhor artista rock 2002, melhor álbum / melhor grupo / melhor artista rock 2005, act of 2008, música mais viciante/álbum do ano 2008, melhor world stage 2009, melhor artista britânico/ melhor artista rock /melhor apresentação ao vivo 2011, melhor artista rock 2012, melhor artista rock 2014, Clipe do ano 2016, Melhor apresentação ao vivo 2016, Melhor grupo de rock 2016 e Melhor artista do Reino Unido e da Irlanda 2016.
Vitórias no EMA: melhor artista do reino unido e irlanda 2002, melhor grupo 2003, melhor música/melhor artista do reino unido e irlanda 2005, melhor artista rock 2015, melhor artista rock 2016
Apresentações no EMA:
‘In my place’ (2002):
‘Talk’ (2005):
‘Every teardrop is a waterfall’ (2011)
E a história continua sendo escrita…
É o fim de mais uma cobertura do EMA. Obrigado aos que se uniram a nós e acompanharam a edição de 2016 lá no Twitter.
Agradecimento: MTV EMA