Artista por trás da criação da capa do A Head Full Of Dreams fala mais sobre o seu trabalho

20 dezembro, 2015

Pilar Zeta, artista responsável pela criação da capa do “A Head Full Of Dreams”, falou em recente entrevista como foi o processo de criação da arte feita para o álbum e como entrou em contato com Coldplay a partir de um trabalho para a agência que trabalhava.

“Eles começaram a mandar um email toda semana com um GIF criado por outro artista. Quando eles mandaram aquele que eu tinha feito, de alguma forma chegou até Phil Harvey, e ele disse: ‘Meu Deus, isso seria ótimo para a capa do álbum!'”, ela disse.

tumblr_njiuiinJ9h1u8t4z5o1_400

Após passar seu contato para Phil, Chris e Harvey decidiram encontrá-la em um restaurante para falarem sobre o álbum. “Foi há um ano atrás. Todas as ideias que eles estavam pensando para o álbum condiziam com o tipo de arte que eu faço. Nós começamos logo, foi uma loucura.”

Ao ser questionada sobre conhecer a banda, ela disse: “Eu escutava muitas músicas do Coldplay quando era jovem. Eu tinha os CDs.” Apesar de nunca ter visto a banda ao vivo, ela diz que seria um sonho realizado ver a sua arte logo atrás dos integrantes quando estiverem no palco.

e-1-1

Apesar do encontro ter acontecido de forma inesperada, ela disse que, desde que as primeiras ideias surgiram, demorou algum tempo para chegar ao que nos foi apresentado. “Eles queriam uma coisa bem colorida. Chris falava sobre a espiral de Fibonacci, que é o formato que as conchas do oceano têm. Eles gostam de geometria.”

Sobre o processo de criação, ela conta: “A banda estava gravando em Londres e eles queriam fazer um pequeno estúdio de arte. Eles disseram que queria fazer uma grande colaboração e eu pensei em fazer uma colagem. Eu disse para pegarmos algumas fotos de quando eram crianças e qualquer coisa que trouxesse lembranças e sonhos. Nos encontramos em Londres e tínhamos um ótimo material, como revistas velhas, fotos e esse tipo de coisa.”

wemfinal-1

“Quando a banda estava em um intervalo das gravações eles apareciam para fazer algumas partes da arte,” ela disse. A criação era feita sobre uma lona e, além da colagem, a pintura também foi outra técnica utilizada.

Quando perguntada sobre que tipo de participação a banda teve no processo de criação, ela afirma: “Bem, por exemplo, Guy tinha uma caixa com fotos antigas que ele estava cortando. Chris fazia uma pintura e tentávamos incluí-la na colagem, ou ele mesmo pintava diretamente na lona.” Além do próprio Coldplay, ela contou que os filhos dos membros da banda ajudaram criando belas pinturas. “Se você ver as montanhas no topo da colagem, as camadas, são peças feitas pelas crianças que eu digitalizei.”

wemfinal-1-1

Inicialmente, a arte criada não era para a capa do álbum: “Era muito grande! Eu pensava em como incluir essa colagem na capa do álbum, até que veio a ideia de algo geométrico e tínhamos essa imagem da flor da vida. Chris gostou muito porque é um padrão que está na natureza e tem um significado muito forte.”

wemfinal-1-3

“Chris e eu nos encontramos novamente em Nova York com todo o material. Ele queria ver tudo. Ele disse: ‘Por que nós não tentamos fazer essa colagem como um caleidoscópio?’. Então, eu multipliquei a colagem e criei um caleidoscópio. Nós tentamos cortar em formato de uma flor e foi aí que tudo se juntou. Decidimos colocar a flor da vida bem no meio. Ficou perfeito.”

A forma como decidiu organizar as imagens enviadas pela banda de quando eram jovens veio de forma aleatória: “Phill está sentado em um nuvem olhando para todos. Chris está no topo da lua e Jonny pulando dos aneis de saturno. Guy está segurando seu irmão mais novo e Will está pulando na piscina.”

p-1

Sobre trabalhar com a banda, ela conta que foi uma experiência incrível: “Os caras são ótimos. Todos me fizeram sentir confortável. O produto final dessa inspiração incrível mostra o envolvimento de todos. Estou muito feliz com o resultado.”

e-1

Falando sobre arte criada para o single, ela conta que a letra pintada na capa foi feita pelo próprio Chris: “A ideia era usar muitas cores e Chris achou esses pincéis que, quando você escreve, mostra o espéctro de cores. Pensamos que seria legal usá-los nas letras.”

AOALlyrics

 

Every chance you get is a chance you seize

error: Content is protected!