[Let’sTalk #8] Don’t Panic

13 março, 2011

No próximo dia 19 de março o lançamento do single da música Don’t Panic completa seus 10 anos e para comemorar essa data preparamos essa matéria com algumas curiosidades sobre essa motivadora canção. Nós também precisamos de sua ajuda para uma grande tarefa! Clique no leia-mais para ver a matéria completa. Para ler os “Let’s Talk” anteriores clique aqui.


Originalmente a música se chamaria apenas “Panic”, foi uma das seis músicas tocadas no primeiro show do Coldplay em 1998. Diferente da Don’t Panic que abre o disco Parachutes, essa versão que também foi lançada no segundo EP da banda The Blue Room tem uma introdução diferente, além de alguns interlúdios de piano e sons distorcidos que garantem algumas mudanças com relação a Don’t Panic que conhecemos. Escute a versão antiga no player logo abaixo:

O título da música tornou-se “Don’t Panic”, com a ajuda do livro de Douglas Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias. Radiohead também usou da mesma fonte para criar o nome da canção “Paranoid Android”. A banda não planejava lançar um single de “Don’t Panic” já que eles consideraram que 3 singles era o suficiente para o álbum. Depois do inesperado sucesso de Parachutes em algumas regiões importantes do Reino Unido, a banda decidiu lançar o seu quarto single somente em países que ainda não estavam em “euforia” pelos hits “Trouble” e “Yellow”. Eventualmente o single foi finalmente lançado em 19 de março de 2001 em algumas regiões europeias. O single é acompanhado por faixas ao vivo de “You Only Live Twice” (cover), canção tema do filme de James Bond com o mesmo nome, e “Bigger Stronger”, essas faixas ao vivo foram gravadas durante o show no Rockefeller Music Hall, na Noruega.
.
.
Com a música fazendo sucesso em todo mundo e o Coldplay cada vez mais conhecido, em 2004, a banda recusou um contrato multimilionário. Uma oferta da marca Diet Coke e Gap para usar as músicas “Don’t Panic”e “Trouble” em seus comerciais. A banda pediu então ao gerente Phil Harvey para não aceitar tais ofertas, pois estariam prejudicando os verdadeiros significados de suas músicas. Apesar da banda não permitir o uso da música nos comerciais desses produtos, no cinema foi diferente.  No mesmo ano, foi na comédia romântica Hora de Voltar (Garden State), do diretor Zach Braff que “Don’t Panic” junto com outras músicas fizeram parte do álbum da trilha sonora, vencendo o Grammy de Melhor Álbum de Trilha Sonora para um Filme, Televisão ou Outra Mídia Visual.
.

Cena em que a música Don’t Panic é tocada.

Sobre o vídeo clipe da música “Don’t Panic”, ele foi dirigido por Tim Hope. O vídeo começa com um diagrama animado do ciclo da água, em seguida, retrata a banda como recortes de papel fazendo tarefas domésticas, quando de repente uma catástrofe atinge a Terra.

Letra da música – clique aqui –

TAREFA DON’T PANIC!

Para comemorar o dia, fizemos uma parceria com outros fãs da America Latina. Junto com o fã Alejandro Junior Bernal Almeyda, tivemos a ideia de fazer um trending topic no Twitter, para o qual pedimos a vocês que nos ajudem na causa. A idéia é acrescentar a hashtag #DontPanic em um tweet para falar sobre as coisas que podem dar errado, mas onde não há nada para se preocupar, que tudo pode dar certo.
.
Temos que unir forças para realizar essa tarefa, em tempo de diversos tweets criativos que você vai escrever usando essa hashtag, segue alguns exemplos:
.
– Nenhum material novo do Coldplay no concerto do Rock in Rio #DontPanic
– Gwyneth Paltrow vai aparecer no novo disco do Coldplay #DontPanic
– Eu acho que pode colocar a hashtag #DontPanic
– Os meus tempos de universidade #DontPanic
– Preciso tirar 10 em matemática #DontPanic
– Minha namorada me largou #DontPanic
.
Então é isso! Temos uma semana para que todos os fãs brasileiros participem  e divulguem o evento que repetindo, acontece no dia 19 de Março de 2011.
.

@diegolsc

error: Content is protected!