[Let’sTalk #01] Porque é difícil falar sobre ‘amor’?

30 março, 2010

É orgulhosamente que o ‘Viva la Coldplay’ estreia um projeto que tínhamos por muito tempo! Apresentamos o ‘Let’sTalk’ que é um espaço com matérias exclusivas de temas diversos relacionados diretamente ou indiretamente com o Coldplay. Na nossa primeira edição falamos sobre o quanto atualmente é difícil falar sobre amor, e o que realmente isso significa, colocando em contexto as músicas do ‘Coldplay’ que tão genialmente ilustram o tema. Confira a matéria exclusiva clicando em ‘leia mais’.


My song is love, is love unknown (Minha canção é amor, é amor desconhecido)
And I’ve got to get that message home (E eu tenho que levar essa mensagem para casa)

O trecho de ‘A message’ do Coldplay é algo que vem se tornando cada vez mais difícil de ver, e de sentir. Vivemos uma época que a maioria das pessoas não liga mais para romance, e nem mesmo para o amor, ou por hora, banalizando isso tudo, e transformando em uma simples ferramenta sexual. Isso se reflete em todos os meios de comunicação, e não poderia ser diferente na música, é cada vez mais raro músicas que falam sobre amor, que não seja sobre sexo ou drogas, um dos hits atuais mesmo diz “Eu quero seu romance mau”, de Lady Gaga. Mas afinal, porque é tão difícil falar de amor? E porque o Coldplay é uma das poucas bandas que persiste em falar sobre isso de forma tão sentimental?

Give me strength, reserve control (Dê-me força e controle em estoque)
Give me heart and give me soul (Dê-me um coração e uma alma)
But give me love over, love over, love over this(Mas me dê amor por cima, amor por cima, amor por cima de tudo isso)

Colocar amor por cima de tudo, cantar o amor, senti-lo, entendê-lo. São missões cada vez mais inexplicáveis. Mas afinal o que é o amor? Não existe definição definitiva, mas para mim amar é dar tudo de si para uma coisa, muitas vezes nos perguntamos como coisas inovadores e geniais são criadas, e a resposta é simples, houve amor ali. Amar é mais do que gostar, amar é proteger, e querer algo além de si próprio. Por isso nos versos de ‘A Message’ o amor é desconhecido, pois nem o próprio autor compreende o que é aquilo que sente, é desconhecido, é puro.



So if you love me(Se você me ama)
Won’t you let me know?(não vai me deixar saber?)

Então porque é difícil? Porque cada vez mais músicas falam sobre sexo e traição? Nossa sociedade está cada vez mais desacreditada no amor, ou se o mesmo existe. Estamos em tempos de pouca esperança nos relacionamentos, a juventude apenas curte, enquanto o amor é barganhando pelo sexo, pelas ficadas, e pelos namoros promíscuos. Nesse cenário que se constrói a difícil missão de construir o amor, de mostrar que compromisso não é uma palavra feia, ser o ‘diferente’ e o ‘maluco’, pois ainda acredita que isso pode acontecer, a garota que encontra o garoto, e se apaixonam, e constroem o amor.

Reign of love(Reino do Amor)
I can’t let go(Eu não posso deixar ir)
To the sea I offer this heavy load(Para o mar eu ofereço meu fardo pesado)
Locust wind(Vento peregrino)
Lift me up(Levante-me)
I’m just a prisoner in a reign of Love(Eu sou apenas um prisioneiro em um Reino do Amor)

Mas por que o Coldplay se encaixa nisso? Por demonstrar que o amor não é algo fácil, não é simples, não é entendível, mas alguns de nós somos apenas prisioneiros do ‘reino do amor’. As músicas do Coldplay sempre soam como algo mais, algo que reconforta, e nos faz esquecer o mundo lá fora, e ainda amar, não só um garoto amando uma menina, pois amor é maior que isso. Amor é aquele pequeno gesto ao acordar, é sair de casa para mudar o mundo, pelo menos o seu mundo. Amor é fazer o que mais gosta, é não ligar para as opiniões e agir com o coração. Amor é cantar Yellow em voz alta enquanto todos dançam Rebolation, é esperar, esperar que um dia tudo faça sentido, que esses ideais não sejam maluquice, e sim apenas mais uma matéria para um site, e não algo raro.

Lovers keep on the road you’re on(Amantes, mantenham-se na estrada onde vocês estão)

Por: @filipe_aaraujo

Oh I'm going to buy a gun and start a war. If you can tell me something worth fighting for.

error: Content is protected!