Uma união entre Coldplay, Warner Music e Live Nation está financiando um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que se compromete a analisar a pegada de carbono gerada pela indústria da música e, assim, gerar um relatório e propor soluções para todo o setor de eventos de música — o que vai de pubs a estádios.
Como uma iniciativa da área de Soluções Ambientais do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT ESI), a parceria vai começar olhando para os mercados de Reino Unido e Estados Unidos. Essa fase inicial tem previsão de ser concluída em julho de 2024.
Ao anunciar a iniciativa, o MIT adiantou que o relatório final tem o objetivo de desenvolver uma avaliação abrangente da relação entre a indústria musical e as mudanças climáticas, além de identificar áreas-chave em que a própria indústria e as pessoas que frequentam shows podem assumir ações que provoquem melhorias focadas em reduzir as emissões e promover resultados positivos para o planeta. O estudo ainda pretende fornecer uma análise detalhada das últimas inovações voltadas para tecnologia verde e boas práticas sustentáveis.
COLDPLAY E A SUSTENTABILIDADE
Coldplay lançou as primeiras datas de sua atual turnê mundial, “Music Of The Spheres”, em outubro de 2021 e desde então divulgou um plano com uma série de iniciativas sustentáveis voltadas a mitigar o impacto ambiental de seus shows. Um dos compromissos firmados consistia em reduzir 50% de emissões de Carbono Equivalente (CO2e) e em junho de 2022, também com o apoio do MIT, a banda divulgou que já conseguiu reduzir 47% de emissões em uma comparação show a show com a turnê antecessora (“A Head Full of Dreams Tour”).
Com a turnê ainda longe do fim, o esforço de redução permanece e, além do trabalho constante nos shows e no deslocamento entre eles, a banda apoia projetos em frentes como reflorestamento, energia renovável, conservação, regeneração e armazenamento de carbono.
Em 2022, Coldplay e Live Nation realizaram um teste e estabeleceram uma parceria com empresas de transporte público dos Estados Unidos para oferecer aos fãs viagens gratuitas ou com desconto para os shows da banda – o que incentivou e promoveu a utilização de meios de transporte mais ecológicos. Essa iniciativa contribuiu para um aumento médio de 59% no uso de transporte público nos dias de shows em quatro cidades dos Estados Unidos.
Já em dezembro de 2023, a banda foi nomeada uma das 100 lideranças climáticas mais influentes do mundo pela revista Time e Chris Martin revelou que todas as cópias físicas do novo disco do Coldplay (“Moon Music”) serão produzidas a partir de garrafas plásticas recicladas.
Fonte: Music Week (com adaptações).
Foto da capa: Anna Lee (para Coldplay).