O álbum Parachutes vai completar 20 anos em poucas horas. Lançado no dia 10 de julho de 2000, o primeiro disco do Coldplay chegou às lojas em um período em que os clipes repercutiam bastante na TV, principalmente em canais como a MTV. Naquela época, a televisão era analógica e o mundo ainda não conhecia o impacto do Youtube – plataforma que só foi lançada em 2005.
“Shiver” foi o primeiro single do “Parachutes” no Reino Unido e a primeira música do álbum a ganhar um videoclipe. Divulgado em 2000, o clipe intimista e de baixo orçamento reúne imagens de Guy, Jonny, Will e Chris tocando a música em um pequeno estúdio. O globo, que ilustra a capa do álbum e que acompanhou a banda na turnê como um objeto cênico de palco, também aparece no vídeo. Dirigido por Grant Gee, o clipe ficou marcado como o primeiro da banda a ser exibido na MTV. No Youtube, a produção só foi publicada 11 anos depois e mesmo assim acumula mais de 24 milhões de visualizações.
Mantendo o status de clipe do Coldplay que marca transições importantes, nesta semana a banda usou as redes sociais para anunciar o relançamento dos clipes da era “Parachutes”; e “Shiver” foi o primeiro vídeo a ser disponibilizado em alta definição.
Our first album Parachutes turns 20 on Friday so we decided to give the videos a bit of an HD polish. Here’s Shiver directed by the mighty Grant Gee. https://t.co/ZIJ0kYPHGt PH pic.twitter.com/NkPydzA3yA
— Coldplay (@coldplay) July 7, 2020
“O nosso primeiro álbum, ‘Parachutes’, completa 20 anos nesta sexta-feira. Então decidimos dar aos vídeos um polimento em HD”, contou Phil Harvey no Twitter.
Todos os clipes da era “Parachutes”, que já estavam no Youtube, agora estão disponíveis em 1080 pixels e em alta definição. A exceção é o vídeo de “Yellow”, que acompanhou a grandeza da música e foi relançado com incríveis 2160 pixels (4K – Ultra High Definition). A resolução 4k tem mais de 8 milhões de pixels, enquanto a 1080p é composta de 2 milhões de pixels.
Ainda sobre Yellow, em uma rodada de perguntas e respostas realizada na manhã do dia 8 de julho no Instagram da banda, Guy Berryman revelou que a faixa é a sua favorita do álbum aniversariante. “Yellow foi, obviamente, a primeira música que nos levou a tocar nas rádios e foi a primeira que fez as pessoas realmente se conectarem com a banda, então ela sempre vai ocupar um espaço especial”, ele confidenciou.
Terceiro single do álbum, “Trouble” também foi atualizado no youtube e ganhou uma roupagem em HD. O clipe disponível no canal da banda é a segunda versão, a que foi gravada com o foco nos Estados Unidos. A gravadora resolveu realizar essa manobra porque a versão inicial, dirigida pela britânica Sophie Muller, foi considerada “depressiva”. Com takes em câmera lenta e com Chris Martin amarrado a uma cadeira, a primeira versão termina com a revelação de que os integrantes da banda estavam inseridos em um cenário de teatro.
Com a videografia de Parachutes disponível em alta definição no Youtube, os fãs agora têm mais um motivo para comemorar as duas décadas do álbum que transformou a carreira do Coldplay e começou a construir o legado mundial da banda.