Conheça a inspiração por trás de “A Head Full of Dreams”

31 outubro, 2015

O Coldplay, em seus últimos álbuns, passou a adotar temas, tanto como inspirações musicalmente, como nas roupas e decoração de palco. Desde que iniciou as gravações de um novo videoclipe musical na Índia e tivemos acesso a nova decoração de flores, letras e símbolos indianos nos palcos, não resta praticamente nenhuma dúvida de que esse será o tema de inspiração do novo álbum, “A Head Full of Dreams”.

D5EB3560-F6EE-45F5-8A05-CC0C7508EE8A

Essa semana um pôster, no qual aparece uma data e uma forma geométrica colorida, foi visto pelo metrô de Londres. Essa mesma forma foi vista estampada no mais recente show da banda, em uma camiseta do Chris Martin, como você pode ver aqui.

12112051_849031925213949_4421145982024491383_n

Mas o que esse símbolo significa? Será que mais uma vez tem ligação com a Índia?

Essa imagem é conhecida como Flor da Vida e é um símbolo muito antigo, encontrado nos Vedas e também na civilização Celta. A simbologia da Flor da Vida ultrapassa 6 mil anos. Encontra-se inscrito desde os tetos do Templo de Osíris, em Abidos, no Egito até em Massada, em Israel, no Monte Sinai. Também ja foi encontrada na Áustria, Bulgária, China, Espanha, Hungria, Japão, México, Peru entre muitos outros lugares, incluindo claro a Índia, onde ela pode ser vista no Harmandir Sahib, o Templo Dourado, e nos templos localizados nas Grutas de Ajanta.

1

Flor da Vida em desenho no teto do interior do templo de Osíris em Abydos, no Egito.

2

Flor da Vida em Bishop Cannings, Inglaterra.

A Flor da Vida é uma figura geométrica composta de círculos múltiplos espaçados uniformemente, em sobreposição, que estão dispostos de modo que formam uma flor, com um padrão de simetria multiplicada por seis, como um hexágono. Em outras palavras, seis círculos com o mesmo diâmetro se interceptam no centro de cada circulo.

O círculo simboliza o universo imanente, símbolos como o que se encontra no centro são chamados de triquetras, que em latim quer dizer “três esquinas”. A triquetra para alguns simboliza a vida, a morte e o renascimento. Para os celtas reflecte a filosofia de que o conjunto tem três níveis: Físico, mental e espiritual.  Segundo algumas tradições judaicas e cristãs, os estágios de construção da Semente da Vida correspondem aos seis dias da Criação descritos no livro do Gênesis. Para a igreja católica simboliza a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.3

Alguns referem-se a este símbolo como sendo um símbolo de Jesus: o peixe formado por duas linhas curvas também era um símbolo dos cristãos. A triquetra é formada por 3 destes “peixes”, portanto. Outro aspecto interessante é que a triquetra é um símbolo unicursal ou seja, traçado continuamente, representado assim a eternidade.

triquetraNick

Não há nenhum conhecimento, no Universo que não esteja contido neste padrão da Flor da Vida. Todos os harmônicos da luz (sete cores do espectro solar), do som e da música (sete notas musicais) encontram-se nessa estrutura geométrica, que existe como um padrão holográfico, definindo a forma tanto dos átomos como das galáxias.

4

Muitos consideram a Flor da Vida como um dos mais importantes símbolos da geometria sagrada, pois dentro dela estariam codificadas as formas fundamentais que constituem aquilo que conhecemos como tempo e espaço. Estas formas seriam as estruturas conhecidas como a Semente da Vida, o Ovo da Vida, o Fruto da Vida e a Árvore da Vida.

Um dos maiores gênios da humanidade, o renascentista italiano Leonardo da Vinci realizou estudos a respeito da Flor da Vida e de suas propriedades matemáticas. Através da Flor da Vida, Leonardo desenhou de próprio punho diversos de seus componentes geométricos, como é o caso dos cinco sólidos platônicos e da Semente da Vida.

davinci

No misticismo indiano cada chakra é simbolizado por um certo número de pétalas da flor de lótus. São geralmente diferenciados pela sua cor ou agrupamento, com três ou cinco flores. Na Índia, a imagem da flor está relacionada à criação do universo.

Agradecimentos: Escola da Luz

 

~But time is on your side, its on your side, now...

error: Content is protected!