Discografia

Yellow

Singles

Lançamento: 26 • 06 • 2000

Lançada em 2000, a música “Yellow” teve a sua produção assinada pelo britânico Ken Nelson e foi lançada como segundo single do álbum “Parachutes” no Reino Unido, e como primeiro nos Estados Unidos. Como single, “Yellow” ganhou um EP incluindo outras duas músicas: “Help Is Round the Corner” e “No More Keeping My Feet on the Ground”.

No UK Official Charts a canção alcançou o 4º lugar e marcou o primeiro top 5 da banda nas paradas do Reino Unido. Já no Hot 100 da Billboard, nos Estados Unidos, o single alcançou a 48ª posição e ficou 20 semanas na parada. “Yellow” foi responsável por apresentar o Coldplay aos estadunidenses e ajudou a impulsionar o álbum “Parachutes” ao 51º lugar na parada Billboard 200 e ao prêmio de ‘Melhor Álbum Alternativo’ – troféu que a banda venceu na 44ª edição do Grammy (em fevereiro de 2002). Na mesma edição da premiação, “Yellow” foi indicada na categoria ‘Melhor performance de Rock por grupo ou dupla‘.

O clipe, conhecido por seu plano-sequência editado em câmera lenta, foi filmando na praia de Studland Bay (Inglaterra). O plano inicial era reunir a banda toda na praia a partir de uma paleta de cores mais solar. No entanto, a mãe do baterista Will Champion havia acabado de falecer e por isso a equipe resolveu destacar apenas o vocalista Chris Martin, além de mudar o tom do clipe para alguns mais sóbrio. Devido ao momento de sofrimento do companheiro de banda, o clipe e a música se tornaram uma verdadeira homenagem para a mãe de Champion. Lançado em 2000, o vídeo só chegou ao Youtube em 2011 e mesmo assim acumula cerca de 500 milhões de visualizações por lá. Em 2020, a banda reeditou a obra em alta definição e atualizou o canal no youtube com uma versão do vídeo em 4K – um presente para os fãs na celebração de 20 anos do álbum “Parachutes”.

“Yellow” segue como um dos maiores sucessos do Coldplay.

Faixas:

error: Content is protected !!