Discografia

Viva La Vida

Singles

Lançamento: 12 • 06 • 2008

Segundo single do álbum “Viva la Vida or Death and All His Friends”, a canção “Viva La Vida” foi lançada em junho de 2008 e chegou ao mundo acompanhada da b-side “Death Will Never Conquer”. A composição do single tem forte referências religiosas e históricas. Na letra, o eu-lírico que é um monarca que foi tirado do trono após cometer diversos erros.

A faixa dialoga com um viés anti-autoritário. No recorte religioso, são diversas alegorias (como o verso “One minute I held the key”, referência à concessão das chaves do céu para São Pedro), enquanto na parte histórica são referência nomes como o imperador romano Júlio César e ao rei Louis XVI (guilhotinado em 1793, durante a Revolução Francesa).

Pouco depois do lançamento a música atingiu a marca de 4 milhões de downloads e fez um barulho gigantesco ao redor do mundo – se consagrando como um verdadeiro hino dos shows da banda, eventos esportivos e formaturas. Nos Estados Unidos, a canção chegou ao topo da Billboard Hot 100 (o que a banda só voltou a alcançar mais de 13 anos depois, quando “My Universe” atingiu o lugar mais alto da principal parada de singles dos Estados Unidos). No Reino Unido, a faixa também chegou ao topo.

Na 51ª edição do Grammy Awards, a música foi indicada a Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance Pop por Duo ou Grupo – vencendo Canção do Ano e Gravação do Ano.

Em janeiro de 2022, “Viva La Vida” ultrapassou a marca de 1 bilhão de reproduções no Spotify.  Com o resultado, a banda entrou para a lista que reúne os grupos que têm mais músicas com 1 bilhão de streams no Spotify. Imagine Dragons e Queen dividem o 1º lugar com o Coldplay — com quatro faixas cada.

Já falando sobre audiovisual, o clipe oficial da faixa foi dirigido por Hype Williams e estreou no site da banda em agosto de 2008. O vídeo tem ligação com a letra e mostra o quadro “La Liberté Guidant le Peuple” (A Liberdade Guiando o Povo), de Eugène Delacroix – a mesma imagem que aparece na capa do álbum o qual a música integra. Com animações e muitas cores fortes, a obra é um dos vídeos de maior sucesso da banda – hoje com mais de 724k visualizações no Youtube.

O hit conta, ainda, com uma versão alternativa. Gravado na Holanda e dirigido por Anton Corbjin, o vídeo é um tributo ao clipe de “Enjoy the Silence”, do Depeche Mode (também dirigido por Corbjin). Na versão, Chris Martin veste capa e coroa para interpretar o monarca que é citado na letra. Ao longo do clipe, Chris caminho com o quadro de Delacroix nas mãos (a mesma pintura que aparece na versão oficial). No fim, o vocalista encontra os companheiros de banda e, quando todos escalam uma colina, aparece uma ligação com o vídeo do single anterior, “Violet Hill”.

Faixas:

error: Content is protected !!