Discografia

Violet Hill

Singles

Lançamento: 06 • 05 • 2008

“Violet Hill” é o primeiro single do álbum vencedor do Grammy “Viva la Vida or Death and All His Friends”. Lançada em maio de 2008, a canção começou a ser trabalhada anos antes mas só foi finalizada em 2007. O single inclui a música “A Spell A Rebel Yell”.

Começando a nova era de forma diferente, a banda disponibilizou o download de “Violet Hill” de forma gratuita através do site oficial. A ação durou uma semana e registrou mais de 2 milhões de downloads.

A sonoridade da canção surpreendeu ao destacar o ritmo de marcha acompanhado de piano e guitarra. Bem aceita pela crítica, a canção também alcançou bons resultados nos charts: 9ª posição na Alternative Sons, na Billboard (Estados Unidos), e 8ª posição na UK Singles Chart – principal lista do Reino Unido. Ainda falando sobre reconhecimento, em 2009, na 51ª edição do Grammy, “Violet Hill” foi indicada na categoria Melhor Performance de Rock por Duo ou Grupo.

O marcante clipe do single foi filmado na Sicília (Itália) e dirigido por Asa Mader. Com uma paleta de cores puxada para o violeta, o vídeo tem belas cenas registradas no Monte Etna. A banda aparece andando nos arredores do vulcão, que fica situado entre as províncias de Messina e Catânia, com as roupas no estilo fortalecido pela era Viva La Vida. O clipe acompanha a banda do Etna até o Palácio Biscari, em Catânia. A direção de fotografia explora diferentes ângulos da Itália e dos corpos dos integrantes do Coldplay. Uma das repercussões do trabalho foi a indicação ao VMA 2008 na categoria Melhores Efeitos Especiais, e ao Q Awards nas categorias Melhor Faixa e Melhor Vídeo.

Há uma versão alternativa do clipe intitulada “Dancing Politicians” e dirigida por Mat Whitecross. Nessa versão se destacam cenas de guerra, fogos de artifício e imagens de diversos políticos. O vídeo alternativo foi publicado no site do Coldplay e exibido nos telões da Viva la Vida Tour.

Faixas:

error: Content is protected !!