Discografia

Speed Of Sound

Singles

Lançamento: 23 • 05 • 2005

Após o sucesso do segundo álbum, o Coldplay enfrentou um caminho de altos e baixos para gravar o terceiro – o “X&Y”. A princípio o disco teve sua data de lançamento anunciada para o final de 2004, porém a data foi adiada diversas vezes e isso refletiu na expectativa tanto para o lançamento do álbum, quanto para o primeiro single.

“Speed Of Sound”, o primeiro single, finalmente foi lançado no dia 18 de maio de 2005. O single veio acompanhado de duas b-sides: “Things I Don’t Understand” e “Proof”. Assim como a capa do álbum (que chegaria às lojas no mês seguinte), a capa do single apresenta cores e blocos guiados por uma representação gráfica do código Baudot. Marcando o lançamento, Chris Martin e Jonny Buckland foram até a Rádio BBC1 e entregaram o single nas mãos do apresentador Steve Lamacq, que tocou a canção em seu programa.

Apesar de contar com a assinatura de todos os membros da banda em sua composição, “Speed Of Sound” teve como inspiração o nascimento de Apple Martin – primeira filha de Chris. Já a inspiração sonora é creditada ao trabalho da cantora Kate Bush (partes do single lembram a canção “Running Up That Hill”, lançada em 1985 por Bush).

A recepção entre os críticos não foi homogênea, mas nas paradas a música registrou uma estreia estável. Na UK Singles Chart, parada do Reino Unido, o single atingiu o segundo lugar e só não alcançou o topo por conta do sucesso momentâneo da música “Crazy Frog”. Ainda em casa, no Brit Awards, a banda venceu a categoria Melhor Single Britânico. Já nos Estados Unidos, “Speed Of Sound” conquistou a 8ª posição na Billboard Hot 100. Por lá, outro resultado bom do single foi a indicação da música em duas categorias ao 48º Grammy Awards, além das quatro categorias que o clipe do single recebeu no VMA (Video Music Awards), premiação da MTV.

O clipe indicado ao VMA foi filmado em Los Angeles e contou com um grande painel de LED como background para a performance da banda. A parede colorida foi programada para seguir, com luzes, a voz de Chris Martin e a melodia do single. A direção do vídeo ficou por conta do estadunidense Mark Romanek.

Faixas:

error: Content is protected !!