Discografia

Shiver

Singles

Lançamento: 06 • 03 • 2000

“Shiver” representa o início de um ponto de virada na carreira do Coldplay, já que, no Reino Unido, foi escolhida como primeiro single do álbum de estreia da banda. A canção foi produzida por Ken Nelson e conta com influência do som de Jeff Buckley. O CD físico do single mantém a qualidade da música título e conta com as ótimas b-sides “For You” e “Careful Where You Stand”.

Como single, “Shiver” alcançou a 35ª posição na parada UK Singles Chart – um bom resultado para quem estava começando. Nos Estados Unidos o melhor resultado foi o 26º lugar na parada da Billboard intitulada “Alternative Songs”. A presença nessa lista específica não surpreendeu, já que no território estadunidense o single foi lançado apenas em maio de 2001 com foco nas rádios de rock alternativo. O delay no lançamento foi uma escolha da gravadora, que por lá promoveu “Yellow” primeiro e de forma mais ampla.

“Shiver” conquistou o carinho dos fãs e da crítica. Do lado dos admiradores, até hoje a canção é uma das mais pedidas nos shows. Do lado da indústria da música, na época do lançamento a Billboard elegeu o single como uma das melhores músicas do primeiro álbum da banda, enquanto a Pitchfork foi mais rígida e afirmou que, entre as canções do álbum, “Shiver” era a única realmente boa.

O clipe de “Shiver” foi dirigido pelo britânico Grant Gee e mostra a banda se apresentando em um pequeno estúdio. Com fios no chão e o famoso globo, que ilustra a capa do álbum “Parachutes”, o cenário é simples e segue uma proposta mais ‘crua’/natural. Apesar de não ter exigido um orçamento pomposo, a gravadora investiu bastante na divulgação do clipe – que foi exibido exaustivamente na MTV. Em 2020, o vídeo foi lançado em alta definição como uma das ações da banda para celebrar os 20 anos do álbum “Parachutes”.

Faixas:

error: Content is protected !!