Discografia

Paradise

Singles

Lançamento: 12 • 09 • 2011

“Paradise” é o segundo single do quinto álbum de estúdio do Coldplay. Lançada em setembro de 2011, a faixa chegou junto com o anúncio do título e data de estreia do álbum “Mylo Xyloto”.

O single estreou no UK Singles Chart na 14ª posição, mas pouco depois chegou ao primeiro lugar – até hoje “Paradise” e “Viva La Vida” são os únicos singles da banda que chegaram ao topo do pódio no Reino Unido. O bom desempenho nas paradas foi, também, consequência das vendas. A faixa foi a canção de rock mais vendida de 2011 no Reino Unido, alcançado 410.000 cópias.

Nos Estados Unidos o sucesso também foi claro e o single chegou ao 15º lugar na atualização do dia 5 de novembro de 2011 da lista Billboard Hot 100. Reconhecendo o desempenho, a academia indicou “Paradise” na categoria Melhor Performance de Pop por Duo ou Grupo na 54ª edição do Grammy, em 2011. Também em território estadunidense, o single foi indicado e venceu a categoria “Melhor Vídeo de Rock” na edição de 2012 do MTV Video Music Awards. Tirando os dois maiores mercados da banda, a música também foi um grande sucesso internacional – alcançando o top 5 de 16 países. A banda apresentou a música em grandes vitrines, por exemplo na final do The X Factor, no Saturday Night Live, no programa da Ellen DeGeneres e nas Paraolimpíadas de 2015. A soma disso tudo garante a “Paradise” o título de um dos maiores hits do Coldplay.

O que também contribuiu para esse título foi o clipe, certamente um marco entre os vídeos da banda. Inicialmente o Coldplay contratou o diretor Hype Williams, que há havia trabalhado com o grupo no clipe de “Viva La Vida”. No entanto, na conclusão do trabalho a banda não ficou satisfeita e descartou o resultado. Nesse sentido, eles voltaram ao velho feijão e arroz e convidaram Mat Whitecross – diretor e amigo de longa data. O vídeo oficial estreou em outubro de 2011 e ficou imortalizado pelas fantasias de elefante que Chris, Guy, Jonny e Will usam na produção. Mostrando o vocalista andando de monociclo em outras situações inusitadas, a fotografia do clipe é vibrante. Com cenas iniciais filmadas em Londres, o vídeo foi gravado quase integralmente na África do Sul – com takes passando por estradas, deserto e chegando a um estádio em Johannesburg, local em que a banda fez um show. Hoje, com mais de 1.3 bilhão de visualizações, o vídeo é um dos mais assistidos da banda e de toda a história do Youtube.

Faixas:

error: Content is protected !!