Discografia

Parachutes

ÁLBUNS

Lançamento: 10 • 07 • 2000

O aclamado “Parachutes” é o álbum de estreia do Coldplay. Seguindo o contrato que foi assinado com a gravadora Parlophone em 1999, a banda começou a trabalhar no disco no mesmo ano. Por conta de diversos compromissos, incluindo shows e performances ao vivo, a conclusão da gravação – que estava prevista para duas semanas – foi postergada e a banda ficou no estúdio até maio de 2000. Um dos fatores que atrasou a obra foi a troca dos produtores: saiu Chris Allison e entrou Ken Nelson. O segundo produziu quase todas as faixas do álbum, com exceção de “High Speed” – que foi assinada por Allison.

“Parachutes” é a fonte de vários sucessos da banda, entre eles “Shiver”, “Trouble”, “Don’t Panic” e o mega hit “Yellow” – canção responsável por popularizar o Coldplay mundialmente. A trajetória comercial do álbum é marcada por bons números, incluindo o número um no Reino Unido e a conquista de sete discos de Platina por lá. Em casa o trabalho também garantiu ao Coldplay o troféu de “Melhor Álbum Britânico” na cerimônia de 2001 do Brit Awards. Nos Estados Unidos, o disco chegou ao 51º lugar na parada Billboard 200 e se consagrou vencendo “Melhor Álbum de Música Alternativa” na edição de 2002 do Grammy.

Mais recentemente, em julho de 2020, a banda celebrou os 20 anos de lançamento do álbum – obra que até hoje tem uma das capas mais conhecidas da carreira do grupo. Quem não se lembra do globo que se destaca sobre o fundo escuro? Em uma conversa no Instagram do Coldplay, Guy Berryman falou sobre as duas décadas de lançamento e disse que foi o vocalista Chris Martin que usou uma câmera Kodak descartável e registrou o globo. Também no período de aniversário do disco, a banda surpreendeu os fãs e lançou todos os clipes da era em alta definição. O destaque foi o vídeo de “Yellow”, o único entre os singles que teve o clipe disponibilizado em 4K.

O álbum Parachutes, e todas as portas que ele abriu para a banda, foi determinante para a construção do legado mundial do Coldplay.

Faixas:

error: Content is protected !!