Discografia

Kaleidoscope EP

EPS

Lançamento: 14 • 07 • 2017

O EP “Kaleidoscope” foi lançado mundialmente em julho de 2017, ainda na era “A Head Full Of Dreams”. O título, inclusive, é o mesmo de uma faixa-interlúdio do sétimo álbum de estúdio do Coldplay.

Em março, antes mesmo de ser lançado, o EP teve um aperitivo revelado ao mundo a partir do lançamento da faixa “Hypnotised”. A música foi produzida por Rik Simpson e Bill Rahko e já chegou ao mundo acompanhada de um lindo lyric video com a assinatura de Mary Wigmore. Pouco depois, no dia 15 de junho, Coldplay promoveu mais uma prévia do EP e lançou a ótima “All I Can Think About is You”. Também lançada com lyric video, a faixa surpreendeu por apresentar influência do rock progressivo dos anos 70, além de ter uma vibe que remete ao som de bandas como Elbow.

Já no dia 23 de junho, a banda disponibilizou uma versão ao vivo de “Something Just Like This (Tokyo Remix)” gravada no Japão. Na época a versão oficial da canção já era um sucesso. Já no dia 6 de julho, também antes do lançamento do EP, o Coldplay divulgou a música “A L I E N S” já com lyric video – obra que mostra uma família de alienígenas que é atacada em seu planeta e é obrigada a deixar seu lar e vir para a Terra. É uma clara alusão aos refugiados e isso fica ainda mais claro com uma mensagem que aparece ao final do vídeo e que anuncia que todo o lucro arrecadado com as vendas da música será destinado ao fundo da “Migrant Offshore Aid Station”, uma organização que resgata adolescentes migrantes e refugiados.

Após já ter divulgado 4 das 5 músicas do EP, a banda lançou o single “Miracles (Someone Special)”, uma parceria com o rapper Big Sean. A faixa foi lançada no dia 14 de julho, mesma data do lançamento do EP. Um dia depois, a banda colocou na rede um lyric video. Dirigido por Ben Mor (o mesmo de “Hymn for the Weekend”), o vídeo celebra a contribuição dos imigrantes aos Estados Unidos. O clipe não faz nenhuma referência clara ao então presidente estadunidense Donald Trump e suas questões complexas em relação a política migratória, mas para bom entender meia palavra basta. A participação de Big Sean levanta a discussão sobre a dificuldade de levar uma vida financeira estável no país da América do Norte.

Foi uma escolha da banda não divulgar massivamente o EP – o que foi um contraste com a era ‘titular’ que acontecia naquele período. No entanto, o desempenho comercial foi melhor do que o previsto. “Hypnotised” alcançou a 70ª posição no Reino Unido, enquanto “Miracles (Someone Special)” atingiu o 54º lugar. O EP conquistou a 15ª posição na Billboard 200, nos Estados Unidos, e foi TOP 10 em diversos países, entre eles Canadá, França, Alemanhã, México, Itália e Japão. Para coroar o lançamento, o “Kaleidoscope EP” foi indicado a Melhor Álbum Pop na 60ª edição do Grammy (2017).

Faixas: