Discografia

Champion of the World (Live at NPR’s Tiny Desk)

Singles

Lançamento: 16 • 03 • 2020

No dia 16 de março de 2020, poucos dias depois de lançar o vídeo da música “Trouble in Town”, o Coldplay disponibilizou, em todas as plataformas de streaming, a versão de “Champion Of The World” extraída da apresentação no Tiny Desk Concert. A ação foi uma manobra da gravadora para continuar divulgando o recém-lançado clipe da canção e para engrossar os pedidos nas rádios. A gravação do Tiny Desk aconteceu no dia 23 de janeiro e contou apenas com Chris Martin e Jonny Buckland no famoso cubículo posicionado no meio da redação da NPR Music. Na época, a banda apresentou cinco canções no total.

Mas o trabalho para concretizar “Champion of the World” como single promocional começou antes mesmo do lançamento do álbum “Everyday Life”. Funcionando como prévia do oitavo disco de estúdio da banda, a canção foi disponibilizada no dia 20 de novembro de 2019 junto com o vídeo do single promocional “Daddy”. Na mesma data, foi lançado um álbum single no Spotify e em outras plataformas de streaming contendo as duas faixas e todas as outras também pertencentes ao álbum e já disponibilizadas antes do lançamento.

No dia 25 de fevereiro a canção “Champion of the World” ganhou clipe e foi lançada, nos Estados Unidos, como single promocional do álbum “Everyday Life”, sendo então enviada para as rádios. Dirigido pela francesa Cloé Bailly, o vídeo é bonito e sonhador. Logo no início, somos levados para um universo escolar na companhia de um garoto interpretado por Chris Martin. A princípio, o personagem parece pequeno diante dos dramas envolvendo o convívio com as outras crianças e os desafios do cotidiano. Mas ele consegue lidar com a realidade por meio da imaginação e da música.

Com direito a carros voadores e uma perspectiva que mostra o vocalista pequeno, comparado aos móveis e a outros personagens, o clipe brinca com a letra da música ao mostrar o movimento para alcançar os grandes sonhos que o personagem vislumbra desde criança, passando pelo auditório do colégio até chegar ao Sistema Solar e finalmente se sentir o campeão do mundo. O destaque do clipe é o ‘mini’ Chris enxergando um futuro vitorioso enquanto imagina os outros integrantes do Coldplay (Guy, Jonny e Will) em ação, tocando direto da Via Láctea. Em um comunicado enviado à imprensa, a diretora Cloé Bailly explicou como ela enxerga o clipe: “É sore esse poder mágico que as crianças têm de escapar da realidade, entrando em seu próprio mundo.”

Sobre a ideia por trás da canção, o guitarrista Jonny Buckland falou com a Apple Music e explicou: “Champion Of The World, além de ter um ótimo nome – obviamente vejo meu sobrenome nela, é também uma música que foi muito importante neste álbum. Ao longo das gravações dos álbuns você tende a conseguir uns poucos pilares, como bases fundadoras, e esta música foi com certeza um deles (…). Em cada álbum, nós sempre tentamos fazer um hino dos ‘azarados’, e é isso que nos propomos a fazer com essa faixa. Espero que tenhamos conseguido”.

Tratando-se de desempenho comercial, no Reino Unido a faixa “Champion of The World” alcançou a 93ª posição no UK Singles Chart. Nos Estados Unidos a canção entrou em listas menos concorridas da Billboard, como a Alternative Airplay (na 28ª posição) e a Rock Airplay (no 40º lugar).

Faixas:

  1. Champion of the World – Live at NPR’s Tiny Desk — 3:36 (Áudio) | (Letra)