Discografia

A Rush of Blood to the Head

ÁLBUNS

Lançamento: 26 • 08 • 2002

Segundo álbum do Coldplay e até hoje considerado por muitos o melhor da banda, o disco “A Rush Of Blood To The Head” foi lançado no dia 26 de agosto de 2002. Com uma lista de faixas impecável, o álbum contou com quatro singles: “In My Place”, “The Scientist”, “Clocks” e “God Put a Smile upon Your Face”. Assinada pelo fotógrafo Sølve Sundsbø, a capa da obra teve como pontapé inicial uma imagem que o vocalista Chris Martin viu em uma revista de moda. Para chegar no resultado que conhecemos, o fotógrafo usou uma máquina que digitalizava até 30 centímetros (por isso a imagem do rosto não é visualizada por completo).

No Reino Unido, a obra estreou direto no topo das paradas e vendeu mais de 270 mil cópias na primeira semana. Nos Estados Unidos, o disco alcançou a 5ª posição na semana inicial de vendas – acumulando cerca de 144 mil cópias vendidas nesse período e superando o antecessor tanto em vendas, quanto em colocação. Hoje o álbum acumula mais de 17 milhões de cópias e tem o título de 8º mais vendido do século XXI.

Além do grande sucesso comercial, o disco foi muito elogiado pela crítica. Na Billboard a obra foi eleita como melhor lançamento de 2002; no Metacritic o disco foi o 5º mais compartilhado daquele ano e ainda alcançou a nota 80 (de 100) entre os profissionais da plataforma que o avaliaram. Outros nomes como as revistas Rolling Stone e NME também exaltaram o álbum – enquanto a primeira deu quatro (de cinco possíveis estrelas), a segunda avaliou o CD com a nota nove (de 10).

A boa repercussão destacou a banda nas listas das maiores premiações musicais. Na edição de 2003 do Grammy, por exemplo, o álbum venceu a categoria Melhor Álbum de Música Alternativa e a música “In My Place” levou o troféu de Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo. Essa edição também marcou a primeira apresentação do Coldplay na premiação estadunidense. A banda se apresentou ao lado da orquestra filarmônica de Nova Iorque e fez uma apresentação poderosa da faixa “Politik”. E a relação do álbum com o Grammy não parou por aí. Em 2004, o hit “Clocks”, faixa integrante do A Rush Of Blood To The Head”, venceu a categoria Gravação do ano. Voltando para 2003, mas mudando de premiação e viajando para o Reino Unido, a banda venceu Melhor Álbum Britânico nos BRIT Awards.

Pouco mais de um ano após o lançamento do álbum, a turnê A Rush Of Blood To The Head passou pelo Brasil e marcou a primeira vez da banda por aqui. Os shows aconteceram nos dias 3 e 4 de setembro de 2003, a primeira data em São Paulo e a segunda no Rio de Janeiro.

Anos depois do lançamento, o segundo álbum de estúdio do Coldplay continua muito festejado. Em 2013, a BBC Radio 1 elegeu o álbum como um dos melhores já lançados e no mesmo ano os ouvintes da rádio escolherem “Clocks” como a melhor música da história. Já em setembro de 2020, a Rolling Stone colocou o disco na 324ª posição em uma comentada lista que elegeu os 500 melhores álbuns de todos os tempos (em 2003 a revista já havia realizado outra votação reunindo os 500 melhores, mas na época o álbum ocupou a 466ª posição).

Faixas:

error: Content is protected !!