Discografia

A Head Full Of Dreams

ÁLBUNS

Lançamento: 04 • 12 • 2015

“A Head Full Of Dreams” é o sétimo álbum de estúdio do Coldplay e foi lançado em dezembro de 2015. A trajetória pública do disco começou em 26 de setembro daquele mesmo ano, período em que o Coldplay se apresentou no Global Citizen Festival e revelou um prenúncio da era através de flores pelo palco e a performance de “Amazing Day” – apresentação que fez o produtor Rik Simpson confessar que a faixa estaria no novo álbum da banda. No mês seguinte, banners que divulgavam a data 4 de dezembro surgiram em estações de metrô de Londres e logo foram ligados ao lançamento do Coldplay. Confirmando as especulações, a banda publicou as mesmas imagens em suas redes sociais pouco depois.

Justificando a hashtag “AOAL” que vinha usando nas redes sociais, Coldplay lançou, no dia 06 de novembro de 2015, o single “Adventure Of A Lifetime” – mostrando um lado mais vibrante e se afastando da melancolia da era anterior. O single foi um sucesso e chegou ao 7º lugar na UK Singles Chart e na 13ª posição na Billboard Hot 100, além de ter alcançado Top 20 em mais de 30 países.

Seguindo o bom resultado comercial do primeiro single, o álbum “A Head Full Of Dreams” foi lançado no dia 4 de dezembro. Com produção de Rik Simpson, Stargate e Avicii, o trabalho foi gravando entre Malibu, Los Angeles e Londres e destoa dos anteriores por contar com diversas participações. Noel Gallagher (em “Up&Up”), Beyoncé (em “Hymn For The Weekend”), Tove Lo (em “Fun”), Merry Clayton (em AOAL e “Up&Up”), Gwyneth Paltrow (em “Everglow”), Apple e Moses Martin (em “A Head Full Of Dreams), Annabelle Wallis (em “Up&Up”), e Obama (na faixa-interlúdio “Kaleidoscope” com um sample de “Amazing Grace”). O disco chegou ao 1º lugar na parada do Reino Unido e foi número 2 nos Estados Unidos. O trabalho foi indicado a Melhor Álbum Britânico na edição de 2016 do BRIT Awards. No dia 15 de janeiro de 2016 o álbum foi certificado como disco de ouro no Brasil.

Sobre a divulgação, “Hymn for the Weekend” marcou o segundo single da obra. Com a participação de Beyoncé, que gravou o vocal em minutos no quarto do filho de Chris Martin, a faixa chegou ao 6º lugar no UK Singles Chart e 25º na Hot 100 da Billboard. Dirigido por Ben Mor e com participação de Beyoncé, o clipe do single foi gravado na Índia e se tornou o primeiro da banda a ultrapassar 1 bilhão de visualizações no Youtube (só o lyric video de “Something Just Like This, que está no canal do duo The Chainsmokers, conseguiu esse número antes).

Na sequência, em abril de 2016, a banda elegeu e lançou “Up&Up” como terceiro single. A música alcançou a 71ª posição no UK Singles Chart e não entrou no Hot 100 da Billboard. Por outro lado, nos Estados Unidos o reconhecimento veio com o excelente clipe que a faixa ganhou e com a consequente indicação a Melhor Clipe na 59ª edição do Grammy (2016) e com a vitória na edição de 2016 do MTV Video Music Awards na categoria Melhores Efeitos Visuais. O álbum ainda contou com os singles “A Head Full Of Dreams” e “Everglow”. O primeiro ganhou um clipe gravado durante a passagem da turnê homônima pelo México e o segundo uma versão preto e branco registrada em estúdio (além de uma versão alternativa que foi filmada na Alemanha e que vazou na internet). “Everglow” conseguiu entrar nas 100 mais tocadas do Reino Unido e ocupou a 52ª posição da lista.

A era “A Head Full Of Dreams” ficou bastante conhecida pela turnê – que começou a ser divulgada com cartazes espalhados por diversas cidades do mundo. Antes de iniciar a tour, a banda se apresentou no intervalo do Super Bowl 50 – era a final de um dos eventos esportivos com maior audiência em todo o mundo (a performance foi assistida por 115 milhões de pessoas). O setlist contou com vários hits da carreira e participações especiais de Beyoncé e Bruno Mars, totalizando 12 minutos de apresentação.

O pontapé inicial da A Head Full Of Dreams Tour foi no dia 31 de março de 2016, com um show na Argentina. A banda veio ao Brasil na sequência, se apresentando em São Paulo no dia 07 de abril e no Rio de Janeiro no dia 10. Em 2017, o Coldplay voltou ao nosso país com a mesma turnê e com mais três shows na agenda: 07 e 08 de novembro em São Paulo e no dia 11 do mesmo mês em Porto Alegre. A segunda passagem da turnê por aqui foi ainda mais especial, já que tanto no Sudeste, quanto no Sul a banda apresentou canções em homenagem aos paulistas e aos gaúchos. O ápice foi o lançamento do DVD “Live in São Paulo”, que tem imagens dos shows realizados em 2017 na capital paulista (predominantemente da apresentação do dia 08). A obra faz parte do “The Butterfly Package”, material que foi lançado em novembro de 2018 e que conta ainda com dois CDs com o áudio do show em Buenos Aires e um DVD com o documentário “Coldplay: A Head Full Of Dreams”. Considerando dados do fim de 2020, a AHFODTour é a quinta maior turnê da história! Com 114 shows, realizados entre 2016 e 2017, a tour rendeu 523 milhões de dólares.

Faixas:

  1. A Head Full Of Dreams — 3:44 (Áudio) | (Letra) | (Vídeo)
  2. Birds — 3:49 (Áudio) | (Letra) | (Vídeo)
  3. Hymn For The Weekend (feat. Beyoncé) — 4:18 (Áudio) | (Letra) | (Vídeo)
  4. Everglow — 4:43 (Áudio) | (Letra) | (Vídeo)
  5. Adventure Of A Lifetime — 4:24 (Áudio) | (Letra) | (Vídeo)
  6. Fun (feat. Tove Lo) — 4:28 (Áudio) | (Letra)
  7. Kaleidoscope — 1:52 (Áudio) | (Letra)
  8. Army Of One / X Marks The Spot (Faixa escondida) — 6:17 (Áudio) | (Letra)
  9. Amazing Day — 4:31 (Áudio) | (Letra) | (Vídeo)
  10. Colour Spectrum — 1:00 (Áudio) | (Letra)
  11. Up&Up — 6:45 (Áudio)| (Letra) | (Vídeo)
error: Content is protected !!