Coldplay reduz 59% das emissões de carbono em dois anos de turnê

Dados mostram que os dois primeiros anos de turnê conseguiram mitigar o impacto ambiental gerado pelos shows

03 junho, 2024

Em 2021, quando o Coldplay anunciou a “Music of the Spheres World Tour”, a expectativa era tornar a turnê o mais benéfica possível para o meio ambiente e reduzir pelo menos 50% das emissões diretas de carbono geradas pelos shows.

Nessa missão, em junho de 2023 a banda divulgou os resultados de um ano de aplicação do plano de sustentabilidade em sua turnê atual e revelou que já tinha alcançando uma redução de 47% de emissões de Carbono Equivalente (CO2e) em uma comparação show a show com a turnê antecessora (‘A Head Full of Dreams Tour’), que viajou o mundo entre 2016 e 2017.

A novidade é que nesta segunda-feira, 03 de junho de 2024, o Coldplay atualizou os números da turnê e revelou que os dados de emissões dos dois primeiros anos de turnê agora também foram compilados e avaliados. Fazendo uma análise show a show, a turnê atual evoluiu e já alcançou uma redução de 59% nas emissões de carbono em comparação com a turnê anterior.

A banda falou sobre o resultado:

Quando anunciamos a turnê “Music Of The Spheres” pela primeira vez, em 2021, nos comprometemos a reduzir nossas emissões diretas de carbono (considerando a produção do show, o transporte de carga, as viagens da banda e da equipe) em pelo menos 50%.

Agora, estamos felizes em informar que as emissões diretas de CO2e dos dois primeiros anos da nossa turnê atual estão 59% menores do que nossa turnê anterior em estádios (A Head Full of Dreams Tour, 2016-17) – isso se a gente fizer uma comparação show a show entre as duas turnês. Esse dado (de redução de 59% das emissões) foi verificado pela Iniciativa de Soluções Ambientais do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Gostaríamos de agradecer imensamente à nossa equipe da turnê, que é como uma incrível família, e a todas as pessoas brilhantes que tornaram isso possível.

Acima de tudo, gostaríamos de agradecer a todos que foram aos nossos shows e ajudaram a carregar as baterias do show por meio das bicicletas e das pistas de dança feitas em piso cinético (duas iniciativas que ajudam a gerar energia); também agradecemos todas as pessoas que decidiram ir aos shows a pé, de bicicleta, compartilhando carona ou transporte público; a todos que trouxeram garrafas de água reutilizáveis e que devolveram suas pulseiras de LED para reciclagem; e a todos que compraram um ingresso – já que isso significa que essas pessoas contribuíram para o plantio de cerca de 7 milhões de árvores até agora.

Como banda e como parte da indústria, a gente reconhece que ainda há um longo caminho a percorrer e que estamos longe do local em que deveríamos estar quando se trata desse tema. Mas somos gratos pela ajuda de todos até agora e celebramos todas as pessoas que estão fazendo esforços para avançar na direção certa.

Com amor,
Coldplay
.

Banda em comunicado divulgado em suas redes sociais.

Além da redução das emissões de carbono, o Coldplay alcançou outros resultados importantes que também foram divulgados nesta segunda-feira.

DESTAQUES

Redução geral de 59% quando se trata de emissões diretas de CO2e

em uma comparação da turnê atual com a turnê anterior (2016-17), e considerando show a show ao longo de 2022 e 2023.

7 milhões de árvores plantadas 

que serão assistidas até a maturidade por meio dos esforços da organização One Tree Planted. Cada árvore foi plantada considerando cada ingresso vendido. Até agora, são aproximadamente 10.000 hectares de terra restaurados em 24 países, o que inclui 48 projetos de plantio.

Financiamento de 2 interceptores da Ocean Cleanup

(uma máquina movida a energia solar que limpa o plástico dos rios para que eles não cheguem ao oceano e para que sejam reciclados).

86% = taxa média de devolução

e reutilização das pulseiras de LED.

Em 2023, 18 shows foram realizados

com energia totalmente abastecida por meio de um sistema de baterias portátil feito com baterias recicladas do BMW i3.

23 parcerias com iniciativas

que disponibilizam transportes sustentáveis a fim de ajudar fãs a chegar até os shows utilizando transportes de baixa emissão de carbono.

17kWh (kilowatt-hora) de energia

gerados em média por show, o que foi alcançado através de instalações solares nos locais dos shows. Isso também foi feito por meio de pistas de dança com chão cinético e bicicletas – as duas coisas geram energia suficiente para abastecer a performance da banda no palco C (aquele que fica na pista comum) em todos os shows.

100% dos shows

com estações para encher garrafinhas de água de forma gratuita.

Mais de 3.000 de toneladas de CO2e

poupadas considerando a compra de Combustível Sustentável De Aviação (Sustainable Aviation Fuel, SAF) para voos envolvendo a turnê. 

72% de todo o lixo da turnê 

impedidos de ir para aterros e enviados para reutilização, reciclagem e compostagem.

9.625 refeições

+ 90kg de produtos de higiene doados para pessoas em situação de rua e desabrigadas.

Apoio financeiro voltado a organizações

que trabalham com a causa ambiental, incluindo ClientEarth, The Ocean Cleanup, Climeworks, Project Seagrass, Sustainable Food Trust, Cleaner Seas Group, Food Forest Project, Knowledge Pele, Conservation Collective e outras.

Redução de 33%

nos impactos causados pelo transporte de carga.

Foto de Tim Toda, via Coldplay

Como isso foi alcançado:

  • Redução de caminhões em 20%;
  • Aumento da eficiência energética dos equipamentos usados na produção dos shows;
  • Uso de biodiesel sem óleo de palma e sem combustíveis fósseis considerando deslocamento terrestre, marítimo e aéreo (frete/transporte de carga e viagens de pessoas);
  • Geração de energia renovável e cinética, a partir do poder de geração dos fãs e das energias eólica e solar;
  • Show com energia proveniente de um novo sistema de bateria elétrica portátil que é assinado pela BMW e feito a partir de baterias reaproveitadas do BMW i3;
  • App da Music of the Spheres World Tour colaborando para que fãs pensem o seu deslocamento para os estádios de uma maneira mais consciente. Há jogos e opções de jornadas mais sustentáveis (incluindo rotas de transporte público e incentivo a usar bike e a juntar amigos para que um carro não vá com menos do que a sua capacidade).

Leia mais do comunicado divulgado pelo Coldplay, sobre a atualização das emissões, acessando coldplay.com/emissions-update.

Já para acessar a íntegra do plano de sustentabilidade da turnê (em português) confira a página vivacoldplay.com/sustentabilidade.

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected!