Nesta quinta-feira (04), a BPI divulgou a primeira onda de artistas reconhecidos com o novo “BRIT Billion award”. A partir deste ano, o prêmio celebra realizações excepcionais na indústria da música, celebrando artistas que ultrapassaram a marca de um bilhão de streams (transmissões) no Reino Unido.
O “BRIT Billion award” considera os números apurados pela Official Charts, que divulga listas que classificam músicas e álbuns com base em critérios como vendas, reproduções em rádios, transmissões em plataformas de streaming e outras métricas relevantes (assim como a Billboard faz nos Estados Unidos).
Entre os artistas consagrados com o novo prêmio está o Coldplay. A banda ganhou um “BRIT Billion award” por ser um dos primeiros atos a alcançar a marca de mais de 1 bilhão de streams no Reino Unido. Junto com o Coldplay, outros 12 nomes da música também foram agraciados com o troféu, entre eles ABBA, Mariah Carey e Whitney Houston.
Pelo Twitter, também nesta quinta-feira, Chris Martin, Guy Berryman, Jonny Buckland, Will Champion e Phil Harvey agradeceram o reconhecimento e mostraram o troféu.
? Thank you for the BRIT Billion Award @brits pic.twitter.com/u3SYCyiQQ7
— Coldplay (@coldplay) May 4, 2023
O prêmio “BRIT Billion award” representa o primeiro grande passo que o programa de certificações do Reino Unido dá desde abril de 2018, quando a iniciativa foi renomeada de “BPI Awards” para “BRIT Certified Awards”. O “BRIT Billion award” também marca os 50 anos da instituição BPI, bem como o 50º aniversário do programa de certificações.
O reconhecimento de agora assinala a primeira vez que o sistema de certificações reconhece, oficialmente, os números de um artista a partir de um cálculo que reúne diferentes projetos e plataformas. Assim, a conta que mostra que o artista alcançou um bilhão de streams na carreira considera qualquer faixa que o artista tenha participado, tanto como intérprete principal quanto como participação.
Segundo o veículo Music Week, mais artistas, que ultrapassaram o número de 1 bilhão de streams no Reino Unido, serão anunciados em breve. O site também apurou que, atualmente, no Reino Unido, mais de 85% do consumo de música acontece por meio de stream, sendo que o ano de 2022 registrou um recorde de 160 bilhões de strams (em toda a região).