Podcast com Joe Satriani

22 dezembro, 2008

O site mexicano Search&Destroy publicou uma entrevista com Joe Satriani. Muito embora seja considerado um músico virtuoso, o guitarrista e professor tem aparecido na imprensa em função do caso judiciário envolvendo o Coldplay. Satriani alega que Viva La Vida reproduz uma boa parcela de sua música If I Could Fly.

No podcast, a questão não teve muito destaque. No começo, abordou-se o novo trabalho de Satriani. O curioso título, Professor Satchafunkilus and the Musterion of Rock, segundo ele, “não tem significado algum; é apenas uma mistura de alguns dos títulos das faixas do álbum”. Além disso, o guitarrista afirma que não conseguira escolher o título de apenas uma música que representasse toda a composição. Recorreu, dessa forma, a uma espécie de fusão dos títulos das faixas. Apesar de não relacionada, “a seqüência, com muito esforço, realmente tem um significado, além de um som engraçado”.

O segundo tema da entrevista foi a parceria do guitarrista com o seu filho. Os momentos que passam juntos e a atmosfera familiar e musical que os cerca resultou em uma composição assinada por ambos. A conversa evolui, então, para o estilo musical de cada álbum. A respeito disso, Satriani diz que, ora o planejado funciona, ora falha. Em alguns álbuns, acrescenta ele, o processo de composição foi reconfigurado diversas vezes, mas tendo como resultado novas e diversificadas perspectivas musicais. O músico destacou também as dificuldades das atribuições de um produtor, tendo em vista um trabalho anterior com a banda Possessed.

Após algumas considerações sobre o papel de professor, Satriani falou de seu interesse em adicionar vocais à sua música, bem como unir artistas de diferentes estilos e características. Tal tema está associado a um projeto do guitarrista, que agora faz parte da superbanda que atende pelo nome (provisório) Chickenfoot. O álbum do grupo será uma espécie de fusão de vários estilos (os integrantes da banda têm, de acordo com Satriani, uma vasta bagagem musical) e está previsto para ser lançado em 2009.

Enfim, quase na conclusão do podcast, o entrevistador leva à entrevista a polêmica já familiar a nós:

ENTREVISTADOR: Tenho que fazer essa pergunta. O que você acha da música do Coldplay que é bem parecida com uma sua?

SATRIANI: Tudo o que sei é que a gravadora e os advogados me alertaram a não falar nada.

ENTREVISTADOR: Posso garantir a você que a sua é melhor.

SATRIANI: Obrigado! O que eu realmente posso dizer é que essa música em particular [If I Could Fly] é muito cara a mim. Passei meses, meses e meses compondo essa música, primeiro com o violão, depois com a guitarra, com esforço máximo para a melodia ficar perfeita. Gravei, então, a guitarra, de primeira. Dessa forma, fiquei um tanto abalado quando escutei a música do Coldplay.

ENTREVISTADOR: A sua música precede [a do Coldplay]?

SATRIANI: Sim, por muitos anos.

Por fim, o entrevistador abordou o Grammy. Nesse quesito, Satriani mantém a marca de ser o único artista a receber duas estatuetas pela mesma música (Summer Song). Para ouvir na íntegra o podcast, clique aqui. O site também disponibilizou o download.  

Agradecimentos: Coldplaying.com e Gabii, via fórum.