Era Parachutes

Art

Safety (EP)

Safety EP foi o primeiro lançamento público da banda. Ele foi gravado durante um fim de semana durante maio 1998, e foi concebido como um demo para as gravadoras. Foi financiado pela banda e seu empresário Phil Harvey por cerca de £200. A foto da capa é do vocalista Chris Martin e foi feita por John Hilton, um amigo da banda.

Faixas:

01. Bigger Stronger [vídeo] [letra]

02. No More Keeping My Feet on the Ground [letra]

03. Such a Rush [letra]


Art

Brothers & Sisters (EP)

Brothers & Sisters é o segundo EP lançado pelo Coldplay. Foi lançado em 26 de Abril de 1999 pela gravadora Fierce Panda Records.

Faixas:

01. Brothers & Sisters [letra]

02. Easy to Please [letra]

03. Only Superstition [letra]


Art

The Blue Room (EP)

The Blue Room é o terceiro EP lançado, e seu primeiro lançamento depois de fechar contrato com a gravadora Parlophone  em abril de 1999. A versão de Don’t Panic foi caracterizada e é diferente da versão que aparece no álbum de estreia do grupo, Parachutes. A quarta faixa, "High Speed", também aparece em Parachutes da mesma forma que ele aparece no EP, sem nenhuma mudança. O EP também apresenta duas canções retiradas de seu EP anterior, Safety: "Bigger Stronger" e "Such a Rush". Somente 5000 cópias foram feitas originalmente. Depois de uma re-edição em 2001, o EP tornou-se disponível em maiores quantidades.

Faixas:

01. Bigger Stronger [vídeo] [letra]

02. Don't Panic [vídeo] [letra]

03. See You Soon [letra]

04. High Speed [letra]

05. Such a Rush [letra]


Art

Shiver (single)

A canção foi lançada 6 de março de 2000 como o primeiro single do álbum no Reino Unido. E segundo nos Estados Unidos, após o single Yellow. O single chegou ao número 35 na UK Singles Chart, e sua recepção crítical foi em geral positiva.

Faixas:

01. Shiver [vídeo] [letra]

02. For You [letra]

03. Careful Where You Stand [letra]


Art

Yellow (single)

A canção foi lançada em 26 de junho de 2000 como o segundo single de Parachutes, seguido de Shiver, e foi o primeiro single da banda nos Estados Unidos. O single chegou ao número quatro na UK Singles Chart, dando a banda o seu primeiro hit Top 5 no Reino Unido. Ajudado pela alta rotação e usado em promoções a canção impulsou a banda para a sua popularidade. "Yellow" desde então tem sido regravado por artistas de várias partes do mundo, e continua a ser uma das canções mais populares da banda.

Faixas:

01. Yellow [vídeo] [letra]

02. Help Is Round the Corner [letra]

03. No More Keeping My Feet on the Ground [letra]


Art

Parachutes

Parachutes é o álbum de estréia da banda, lançado pela gravadora Parlophone em 10 de Julho de 2000 no Reino Unido. O álbum foi produzido pela própria banda e pelo produtor Britânico Ken Nelson, com excessão de uma faixa que foi produzido por Chris Allison. Parachutes gerou os singles de sucesso do grupo, Shiver, Yellow, Trouble e Don't Panic.

O álbum obteve em geral sucesso dos críticos e do comércio internacional. Após o lançamento, rapidamente alcançou a posição número um no Reino Unido, e foi certificado em sete vezes disco de Platina. Nos Estados Unidos, atingiu a posição número 51 na Billboard200, e foi certificado por duplo disco de Platino. Eles ganharam o Prêmio Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa em 2002, e a banda ganhou vários elogios desde seu lançamento.

Parachutes é o 12º álbum da lista dos 20 álbuns mais vendidos do século 21 no Reino Unido, ganhando ainda o prêmio de Melhor Álbum Britânico em 2001 no Brit Awards.

Faixas:

01. Don't Panic [vídeo] [letra]

02. Shiver [vídeo] [letra]

03. Spies [letra]

04. Sparks [letra]

05. Yellow [vídeo] [letra]

06. Trouble [vídeo 1] [vídeo 2] [letra]

07. Parachutes [letra]

08. High Speed [letra]

09. We Never Change [letra]

10. Everything's Not Lost [letra] / Life Is for Living [letra]


Art

Trouble (single)

A canção foi lançada em 23 de Outubro de 2000 como o terceiro single do álbum, e alcançou o número 10 na UK Singles Chart, tornando-se o segundo single Top 10 da banda naquele país. Embora, Trouble tenha falhado nas principais paradas musicais dos Estados Unidos, a imprensa musical a considerou quase tão bem sucedido quanto seu antecessor, Yellow. Duas versões diferentes do vídeoclipe do single foram lançados.

Faixas:

01.Trouble [vídeo 1] [vídeo 2] [letra]

02.Brothers and Sisters [letra]

03. Shiver (Jo Whiley's Lunchtime Social) [letra]


Art

Don't Panic

Seguindo seus lançamentos bem sucedidos em 2000, Coldplay e sua gravadora Parlophone pensavam que já havia bastante divulgação do álbum no Reino Unido. Assim, a decisão de lançar um quarto single seria somente para regiões em que não havia nenhum single lançado como Yellow e Trouble. Eles escolheram então Don't Panic, que na época era a faixa favorita do público. O single foi lançado no dia 19 de março de 2001 em algumas regiões europeias, e o Reino Unido recebeu apenas uma edição promocional.

Faixas:

01. Don't Panic [vídeo] [letra]

02. You Only Live Twice

03. Bigger Stronger [vídeo] [letra]