Coldplay se reúne digitalmente em show no iHeart Festival 2020; assista aos vídeos

Músicas de seis dos oito álbuns de estúdio do Coldplay foram apresentadas (os discos “Parachutes” e “Mylo Xyloto” ficaram de fora)

21 setembro, 2020

Na última sexta-feira (18), o Coldplay se apresentou na primeira noite da edição de 2020 do iHeartRadio Music Festival. Chris Martin, Guy Berryman, Jonny Buckland e Will Champion gravaram suas partes individualmente devido às medidas de restrição exigidas em meio à pandemia. Em tempos incertos, o festival realizou algumas alterações e foi dividido em duas partes: uma com performances gravadas previamente e outra com plateia virtual. Transmitido nos Estados Unidos pelo canal CW e no Canadá pelo Youtube, o evento também chegou a outros países, incluindo o Brasil, por meio do site livexlive.

Mesmo com a banda separada, o resultado da performance não foi prejudicado. A agência inglesa ‘Impossible Brief’ – que já havia trabalhado com o Coldplay no festival Global Goal – realizou um belo trabalho de pós-produção e reuniu os quatro integrantes a partir de takes filmados previamente em preto e branco e posteriormente editados com muitas cores e muitos efeitos.

(Foto: Impossible Brief)

Com uma setlist composta por seis músicas e com duração de cerca de 23 minutos, a banda chamou Rik Simpson para mixar toda a performance e apresentou versões um pouco diferentes de canções já bem conhecidas. Músicas de seis dos oito álbuns de estúdio do Coldplay foram apresentadas (os discos “Parachutes” e “Mylo Xyloto” ficaram de fora).

O hit “Viva La Vida” foi o responsável pela abertura e empolgou com a melodia crescente acompanhada dos versos contagiantes “Oh-oh-woah, oh-oh, oh”. Lançada pelo Coldplay em 2008, a faixa ainda marca o único número 1 da banda na lista Billboard Hot 100. Na sequência veio “Clocks”, música vencedora do Grammy e integrante do álbum “A Rush Of Blood to The Head” (2002). Nem a ausência dos lasers, que costumam tomar o palco quando a banda apresenta essa música ao vivo, deixaram a performance menos emocionante. “Clocks” tem a força necessária para fazer vibrar desde a sala de estar até os maiores estádios do mundo.

(Foto: Impossible Brief)

Logo depois a banda apresentou “Trouble in Town”. Faixa mais nova presente na setlist da noite, a música foi lançada em 2019 como parte do álbum “Everyday Life”. A performance coincidiu com a letra política e reflexiva e ganhou vida com uma paleta de cores mais sóbria, destacando a força que os instrumentos têm ao longo dos mais de quatro minutos de canção. Contrastando com esse cenário, em seguida a banda apresentou a dançante “Adventure Of a Lifetime” e retomou as cores mais vibrantes pulsando sobre o preto e branco, com ênfase na movimentação enérgica de Chris Martin e nos vocais de apoio de Will Champion.

(Foto: Impossible Brief).

Continuando o show, a performance de “Fix You” certamente emocionou quem estava assistindo ao festival. Com Chris Martin no piano e Guy Berryman brilhando no baixo, a performance foi toda em preto e branco até os 2m40s iniciais. A partir daí, a tela ganhou muitas cores acompanhando a entrada do som potente da guitarra de Jonny Buckland. Com a tela fragmentada em vários formatos e com toda a banda em harmonia, com destaque para Will e Chris entregando vocais sinérgicos e afinados, “Fix You” foi o ápice da noite e terminou como começou – em preto e branco e com uma vibe intimista.

(Foto: Impossible Brief).

Para finalizar o mini show com uma mensagem otimista, a banda escolheu a faixa “A Sky Full Of Stars” – música lançada como single em maio de 2014. Com Chris Martin se movimentando energicamente durante os mais de 4 minutos da performance, a tela foi fragmentada em diversos formatos e contou com a maior sequência de efeitos de toda a participação da banda no festival. Ao fim da música, Chris Martin agradeceu aos que estavam assistindo. “Obrigado, iHeart. Obrigado a todos que estão assistindo e escutando. Esse foi um show bizarro para nós, mas obrigado por nos receber”, concluiu o vocalista. Até agora, os vídeos de “Trouble In Town” e “A Sky Full Of Stars” são as únicas partes da apresentação que a banda disponibilizou oficialmente no YouTube.

(Foto: Reprodução Youtube/ Coldplay).

Setlist

1. Viva La Vida
2. Clocks
3. Trouble In Town
4. Adventure Of A Lifetime
5. Fix You
6. A Sky Full Of Stars

Assista à apresentação:

Viva La Vida:

Clocks:

Trouble In Town:

Adventure Of a Lifetime:

Fix You:

A Sky Full Of Stars:

Conteúdo de iHeartRadio, Impossible Brief & Coldplay.

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected!