Críticos da Billboard elegem “Orphans” como uma das melhores músicas do ano

12 dezembro, 2019

Em mais uma lista de fim de ano, a prestigiada Billboard elegeu as 100 músicas favoritas da equipe da revista. Considerando as faixas lançadas entre janeiro e dezembro de 2019, o ranking consagrou a faixa “Bad Guy”, sucesso da jovem Billie Eilish, no primeiro lugar.

O Coldplay entrou na retrospectiva com a faixa “Orphans”, lançada em outubro deste ano. Justificando a relevância da música na lista, o jornalista Xander Zellner falou sobre a história por trás da canção e o significado da composição — que vai além da aparente celebração que a melodia entrega.

93. Coldplay, Orphans

“O primeiro single do oitavo álbum de estúdio do Coldplay tem muitos elementos que lembram uma música que as pessoas chamariam de um ‘clássico do Coldplay’. A faixa tem uma melodia para cima, com uma vibe otimista e esperançosa. A voz de Chris Martin apresenta máximo impacto e ganha ainda mais alcance com um coro harmonioso. A letra, à primeira vista, soa como uma celebração. Mas o mais irônico é que o aspecto otimista da música esconde a seriedade por trás da composição: a canção conta a história de um pai e sua filha que são refugiados sírios e que sobreviveram ao bombardeio que em 2018 devastou a cidade de Damasco — capital da Síria.”

“Orphans” é uma das faixas do oitavo álbum de estúdio do Coldplay: Everyday Life! O trabalho foi lançado no dia 22 de novembro, pouco depois da música chegar às plataformas digitais. A primeira semana do disco nas lojas e nas plataformas digitais rendeu uma estreia na 7ª posição no “Billboard 200” — ranking semanal que elenca os 200 álbuns mais vendidos/executados nos Estados Unidos. Na segunda semana o álbum caiu para a 52ª colocação.

Entre os oito álbuns de estúdio do Coldplay, “Everyday Life” teve a pior estreia no ranking Billboard 200. Na linha do tempo, os álbuns “X&Y”, “Viva La Vida or Death And All His Friends”, “Mylo Xyloto” e “Ghost Stories” alcançaram o primeiro lugar. Já o disco “A Head Full Of Dreams” conquistou a 2ª colocação, enquanto o “A Rush Of Blood To The Head” chegou ao 5º lugar.

Com informações de Billboard | Foto de Capa de Ellie Pritts.

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected!