Coldplay e Twenty One Pilots empatam em ranking da Billboard

07 novembro, 2019

“Orphans”, primeiro single do álbum Everyday Life, foi lançado no dia 24 de outubro e já conseguiu movimentar o histórico do Coldplay na prestigiada Billboard. A banda e o duo Twenty One Pilots agora ocupam a mesma posição em ranking que, desde 2009, destaca as músicas de Rock mais tocadas nos Estados Unidos da América.

Na atualização que corresponde ao período de três a nove de novembro, Orphans estreou no 3º lugar! No topo da lista está a canção “High Hopes”, do Panic! At The Disco. Mesmo fora da 1ª posição (pelo menos por enquanto), a colocação de “Orphans” já garantiu ao Coldplay o 2º lugar em lista que reúne os artistas que mais vezes apareceram entre as 10 canções mais tocadas no gênero musical rock.

Agora tanto Coldplay quanto twenty one pilots têm 13 músicas que conseguiram entrar no Top 10 do ranking “Hot Rock Songs”. No novo cenário, Coldplay só perde para Imagine Dragons- que tem 18 faixas na lista.

Os artistas com mais músicas no Top 10 do Hot Rock:

Imagine Dragons (com 18 músicas)
Coldplay (com 13 músicas)
twenty one pilots (com 13 músicas)
Linkin Park (com 12 músicas)
Tool (com 12 músicas)
Fall Out Boy (com 10 músicas)
Panic! at the Disco (com 10 músicas)
Shinedown (com 10 músicas)

Entre as canções que a Billboard classifica como rock, “Orphans” marca a melhor classificação alcançada pelo Coldplay desde o lançamento de Adventure of a Lifetime. Em fevereiro de 2016, o single do álbum “A Head Full Of Dreams” chegou ao 2º lugar.

Considerando apenas os resultados nos Estados Unidos (país que a Billboard segue como referência), o primeiro single do novo álbum do Coldplay terminou a sua semana de lançamento com 7,6 milhões de impressões nas rádios. No Spotify, “Orphans” registrou 5,4 milhões de execuções. Já no quesito vendas digitais, a música gerou 4.000 downloads.

Os bons números em território estadunidense garantiram a estreia de “Orphans” no 2º lugar na lista que reúne as músicas de rock mais vendidas em unidades digitais (Rock Digital Song Sales), além do 9º lugar entre as músicas de rock mais executadas em todos os serviços de streaming (como o Spotify).

Foi a mistura desses resultados que garantiu a estreia em 9º lugar na lista de Adult Alternative Songs, além do já mencionado 3º lugar no ranking Hot Rock Songs. O bom desempenho do clipe de “Orphans” no Youtube e a expectativa para o lançamento do novo álbum do Coldplay são fatores que devem ajudar a manter a música em evidência.

Arabesque, outra canção que Coldplay lançou no dia 24 de outubro, também entrou no ranking. A música estreou na 29ª posição e alcançou um resultado de 1,1 milhão de execuções nas plataformas de streaming e 2.000 de cópias vendidas digitalmente.

Apesar das estreias entre as 100 mais tocadas do gênero Rock, nem “Orphans” e nem “Arabesque” entraram no Hot 100, o ranking mais importante da Billboard. A lista que reúne as 100 mais tocadas em todos os gêneros atualmente é liderada pela música “Lose You to Love Me”, de Selena Gomez, que já estreou em 1º lugar no ranking. Essa é a primeira vez que a cantora chega ao topo.

A única vez que um single do Coldplay chegou ao primeiro lugar do Hot 100 foi em junho de 2008, com o hit Viva La Vida. Já a última vez que a banda apareceu na lista foi em 2017, quando “Something Just Like This” conquistou a 3ª posição entre as 100 faixas mais executadas nos EUA. Diferente dos singles, os álbuns da banda já estiveram mais vezes no topo. “X&Y”, “Viva La Vida or Death And All His Friends”, “Mylo Xyloto” e “Ghost Stories” foram número 1 no “Billboard 200” (ranking que reúne os 200 álbuns mais vendidos nos EUA).

“Orphans” e “Arabesque” estarão no oitavo álbum de estúdio do Coldplay. Intitulado Everyday Life, o trabalho chega às lojas e plataformas digitais no dia 22 de novembro.

Com informações de Billboard.

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected!