Coldplay entrega pistas da nova era através de pôster e atualizações na rede

17 outubro, 2019

Os fãs de Coldplay estão cheios de expectativa diante de um iminente lançamento da banda

O que antes era apenas um rumor começou a ganhar um tom de verdade na última segunda, 14 de outubro, quando um painel chamou a atenção nos corredores da Estação Paulista (linha 4 Amarela do metrô de São Paulo). O fã Luiz Fernando Santos flagrou o cartaz que destaca os integrantes do Coldplay e o texto “22 de novembro, 1919”!

Após a publicação, a imagem se espalhou rapidamente ao redor do mundo. A expectativa se tornou ainda maior depois que os admiradores da banda perceberam que a data “22 de novembro” coincide com alguns rumores que foram divulgados recentemente e que afirmam que Coldplay lançará um novo álbum em novembro deste ano.

Um dia depois do flagra, o pôster sumiu da estação e deixou os fãs apreensivos. Pouco depois, a ViaQuatro (responsável por operar a linha) declarou que o cartaz voltaria a ser fixado no dia 17 deste mês. Apesar de ninguém admitir se houve erro na data de instalação, tudo indica que foi uma falha responsável por adiantar o que fãs ao redor do mundo só deveriam descobrir no dia 17.

Antes do pôster reaparecer, a saga ganhou mais um episódio e dessa vez em preto e branco! No Spotify, o Coldplay adicionou um efeito p&b em vídeos que são reproduzidos quando o ouvinte aperta o play em alguns dos vários hits da banda. Na mesma vibe, o canal do youtube também recebeu uma atualização e agora alguns vídeos famosos do grupo também contam com capas em tons de preto e branco. A paleta de cores coincide com o pôster encontrado em São Paulo.

YouTube.com/Coldplay

Além da mudança das cores nas capas no Youtube e nos mini vídeos do Spotify, a banda vem adicionando símbolos de lua e sol na descrição e nas capas dos vídeos.

youtube.com/coldplay

Estimuladas pelas atualizações misteriosas, algumas teorias aparentemente credíveis começaram a surgir na internet. Desde segunda, os fãs começaram a especular que o texto 22 de novembro de 1919, impresso no cartaz descoberto em São Paulo, pode ter ligação com um eclipse solar anular.

Segundo a NASA, um eclipse solar anular (ou anelar) acontece quando a lua está a uma distância maior da Terra e, por isso, apresenta um tamanho aparente que não é o suficiente para recobrir toda a projeção solar. Consequentemente, há a formação de um anel em torno da sombra da lua.

O fato é que no dia 22 de novembro de 1919 ocorreu um eclipse solar anular que foi visualizado na América do Norte, grande parte da América do Sul, na parte ocidental da Europa e em cerca de um terço da África. Será que no dia 22 de novembro de 2019 nós teremos um lançamento do Coldplay que vai contar com uma narrativa ligada ao eclipse de 1919?

Outro ponto curioso é que oito vídeos receberam a lua e o sol em suas descrições e capas (A L I E N S, Up&Up, Paradise, Life in Technicolor ii, Violet Hill, The Hardest Part, The Scientist e Yellow). Em sintonia, o site oficial da banda mostra oito fases lunares e o próximo álbum de estúdio do Coldplay será o 8º da carreira (A Head Full Of Dreams foi o sétimo álbum a ser lançado pela banda).

Coldplay.com

Em mais uma atualização nas redes, o site oficial da banda voltou a mostrar, na aba destinada à turnê, a mensagem: “watch this space…”. Além disso, a imagem das oito fases lunares- já mencionada aqui- foi alterada. Um dia antes era a lua cheia que estava pintada de azul.

Via coldplay.com

Aumentando ainda mais a expectativa dos fãs, no dia 17, como era esperado, o pôster voltou às paredes da estação na capital paulista e, simultaneamente, surgiu em outros lugares do mundo.

De volta ao metrô de São Paulo. Via Twitter @weddingnbells

No Rio de Janeiro. Via Twitter @coldyay

Em Amsterdam. Via Twitter @ColdplayXtra

Em Buenos Aires. Via Twitter @ColdplayArgenti

Versão colorida, até agora a única. Encontrada no Peru. Via Facebook Coldplay Peru

Em Madrid Via Twitter a___moreno

Até em um museu de Amsterdam o pôster foi parar…


Com uma maior divulgação do pôster, alguns fãs começaram a ligar a concepção criativa do Coldplay a um registro fotográfico da banda Original Dixieland Jazz.

Via discogs.com

As pessoas também reparam em uma partitura, com o título “Coldplay”, posicionada em frente a um dos personagens presente do pôster.

Via Twitter Coeurli

Outra observação ficou por conta de um texto em árabe descoberto no canto superior esquerdo do cartaz colorido encontrado no Peru. A tradução é: “Amor e Paz”.

Via @mascoldplay no Twitter

As emoções não pararam por aí! Ainda no dia 17, a banda alterou a foto de perfil das redes Facebook, Instagram e Twitter. Combinando com as alterações anteriores no Youtube e Spotify, a imagem destaca a lua e o sol e, assim como o pôster, foi assinada por Pilar Zeta (responsável pelas artes da era Ghost Stories) e Tim Sancceti.

Via @Coldplay

Pouco depois, o Facebook da banda ganhou um post com o mesmo visual e uma informação que chamou a atenção: a data de publicação foi marcada como 22 de novembro de 1919!

Via Coldplay no Facebook

No fim do dia, o canal do Coldplay no youtube voltou a chamar a atenção em meio a expectativa de lançamento da banda. O número de vídeos subiu de 207 para 220, ou seja, foram adicionados 13! Contudo, esses vídeos estão privados e podem ser qualquer coisa. Por exemplo, músicas, clipes, teasers, performances etc.

Via Youtube de Coldplay

Já na manhã de hoje (18), um fã da Holanda mostrou, no Twitter, que recebeu uma versão emoldurada do pôster! O presentão chegou no trabalho dele e foi encaminhado pela gravadora Warner Music dos Países Baixos. No pacote não tinha nenhuma informação adicional ou qualquer tipo de pista.

Foto via Twitter JJansen42

O que vocês acham disso tudo?

Independente de rumores e teorias, tudo indica que Coldplay tem um lançamento agendado para o dia 22 de novembro!

Texto de Viva Coldplay com informações de Coldplay.com, ColdplayXtra, Coldplaying, Chris Martin Brasil, Daily Star, Luiz Fernando e Vic.

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected!