Coldplay se destaca em listas de fim de ano da Billboard US

12 dezembro, 2017

O ano de 2017 já está quase no fim e um dos fatos incontestáveis do período é o sucesso de Something Just Like This, parceria entre Coldplay e The Chainsmokers!

A Billboard dos Estados Unidos divulgou o Year End Charts, ou seja, uma retrospectiva através de vários gráficos e listas que repercutem as paradas musicais dos últimos 12 meses.

No caso do Coldplay, em 2017 a banda ganhou força nas paradas de sucesso com o lançamento do Kaleidoscope EP e, principalmente, com a colaboração entre o grupo e o duo eletrônico.

LISTAS

• No ranking que revelou as 100 músicas mais bem sucedidas do ano, o Hot 100 Songs, “Something Just Like This” ocupou a colocação e deixou pra trás vários hits de nomes de sucesso como Imagine Dragons, Logic, Rihanna, Khalid, The Weeknd e Taylor Swift

• Na lista intitulada Hot 100 Artists, que destacou os 100 maiores artistas classificados a partir de desempenho semanal, Coldplay terminou o ano na 42ª posição (inclusive, os fãs da banda gostam desse número).

Mesmo aparecendo no Hot 100 com apenas uma música, os números foram tão altos que colocaram a banda à frente de artistas como Calvin Harris, Justin Timberlake, twenty one pilots, Adele, Ariana Grande, Katy Perry, Sam Smith, Harry Styles e Dua Lipa:

• Coldplay também aparece na lista de fim de ano que reúne 10 bandas/duos de maior sucesso. No ranking intitulado de Top Artists Duo/Group, nosso grupo favorito alcançou o pódio e assumiu a posição:

Top Artists: na classificação que reuniu os 100 artistas mais bem sucedidos do ano, analisando todas as listas e possibilidades, Coldplay por pouco não apareceu entre os 10 primeiros. A banda ficou na 11ª posição e deixou pra trás nomes como U2, Metallica, Rihanna, Beyoncé, twenty one pilots e Taylor Swift:

Radio Songs: “Something Just Like This” veio logo após os hits de Ed Sheeran e Bruno Mars e, na posição, fechou o pódio do ranking que revelou o total de 75 canções mais bem sucedidas nas rádios norte-americanas:

• Saindo de uma única música e focando em todo o trabalho dos artistas, Coldplay aparece na 20ª posição na lista Radio Songs Artists, ou seja, a banda britânica está entre os 20 sons mais frequentes nas rádios americanas:

Digital Song Sales: no ranking que reuniu as 75 músicas mais vendidas na internet, “Something Just Like This” provou mais uma vez o seu enorme sucesso e conquistou a posição:

• A parceria com o duo eletrônico The Chainsmokers já é a música mais reproduzida do Coldplay no Spotify. Portanto, é claro que “Something Just Like This” não ficaria fora da lista intitulada Streaming Songs. Entre as 75 classificadas, o hit aparece na 31ª colocação:

Social 50 Artists: no ranking que listou os 50 artistas que mais bombaram na internet, o Coldplay apareceu na 44ª posição. A surpresa dessa classificação fica por conta da cantora Anitta. A brasileira se destacou na posição 45ª, ou seja, logo atrás do Coldplay e a frente de nomes como Dua Lipa e Britney Spears:

• Pra fechar as listas divulgadas pela Billboard estadunidense, Coldplay & The Chainsmokers aparecem na 31ª posição entre as 50 músicas que compõem o ranking On-demand Songs:

Assim, Coldplay aparece em 10 das 23 listas que, segundo a Billboard, refletem os maiores sucessos de 2017.

Apesar do lançamento de um EP, o maior destaque da banda no ano foi a turnê mundial. Portanto, os significativos resultados em vendas e streaming mostram a força do Coldplay no mercado fonográfico.

Clique aqui para conferir todas as listas

Se a intenção era fazer um hit e se garantir nos charts, se unir ao duo The Chainsmokers foi um movimento inteligente (mesmo contrariando o que muitos fãs esperam do som do Coldplay).

Os gráficos da Billboard consideraram o fato de Something Just Like This ser a terceira música mais tocada de 2017 nas rádios norte-americanas. Outro dado importante é a 6ª colocação na lista de canções mais vendidas do ano no país. Além disso, na famosa lista semanal da própria Billboard, a que é intitulada de Hot 100, “Something Just Like This” teve um pico de 3º lugar e permaneceu entre as 100+ por 39 semanas.

É importante dizer que em outra lista conceituada da revista musical, a Hot Dance/Electronic, a parceria com The Chainsmokers levou o Coldplay ao primeiro lugar (entre 100).

No Spotify e no Youtube o sucesso não foi diferente. Em cada uma das plataformas a música passou de meio bilhão de reproduções/visualizações.

Não podemos esquecer que na premiação mais renomada do mundo, o GRAMMY, a colaboração com o duo eletrônico recebeu indicação na categoria: “Melhor Performance Pop de Duo ou Grupo” (o Kaleidoscope EP foi lembrando na categoria “Melhor Álbum Vocal Pop”, completando assim as duas indicações da banda na 60ª edição da premiação).

As listas divulgadas pela Billboard (e também as divulgadas pelo Spotify) só fortalecem o fato de que 2017 foi um ano de resultados expressivos para o Coldplay.

Além dos números aqui relatados, a banda preencheu o ano com muitos shows da ‘A Head Full Of Dreams Tour’ e alcançou a posição impressionante de 3ª turnê mais rentável da história!

2017 foi incrível para o Coldplay e nós estamos ansiosos para o que virá a seguir.

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected!