Coldplay no Brasil: dicas para se preparar para os shows

Vitor Porto
6 nov 2017

Já estamos na semana do retorno da turnê A Head Full Of Dreams ao Brasil! Em novembro, Coldplay passa por São Paulo nos dias sete e oito e por Porto Alegre no dia 11.

Pouco mais de 24 horas antes do primeiro show, continuam chegando mensagens pedindo dicas e questionando o que pode e o que não pode entrar nos locais das apresentações.

Aqui reunimos as regras oficiais (divulgadas pela Eventim) e também dicas que podem evitar que vocês sejam surpreendidos no dia do show. Confiram:

SÃO PAULO

Dias: 7 e 8 de novembro de 2017

Local: Allianz Parque
(Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca)

Abertura dos portões: 17h

Shows de abertura: 19h

Show do Coldplay: 21h

– Amanhã a banda vai divulgar a sequência e os horários de cada show do dia 7/11 (e assim por diante)

Classificação etária:

• 14 anos! Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais, com a obrigação de permanecerem no evento no mesmo setor.

Portões de acesso:

• Portão A: Pista e Cadeira Inferior*

• Portão B: Pista Premium Branca/Verde e Cadeira Superior*

• Portão C: Cadeira Inferior*

• Portão D: Cadeira Inferior*

• Portão C1: Camarotes

* Importante: A entrada e ocupações desses setores é por ordem de chegada, sem numeração de assentos

– Se você tem uma entrada Cadeira Inferior então não faz diferença em qual dos portões, referentes ao setor, você vai entrar (A, C, D).

Shows de abertura:

7 de novembro:

• No primeiro show na capital paulista, Jon Hopkins será uma das atrações de abertura. O DJ já produziu trabalhos do Coldplay como “Life in Technicolor”, “Midnight” e “Violet Hill”;

• O outro show de abertura do dia 7 de novembro será responsabilidade da cantora IZA! A carioca é uma das maiores revelações do pop nacional e em entrevista exclusiva para o nosso site falou sobre a expectativa de subir ao palco antes do Coldplay e ainda revelou que fará uma apresentação bem eletrônica e contemporânea.

8 de novembro:

• Já no show do dia oito de novembro, em São Paulo, Jon Hopkins sobe ao palco novamente;

• A novidade fica por conta de Dua lipa que virá ao Brasil pela primeira vez. Em agosto deste ano, a dona do hit “New Rules” foi a primeira cantora a alcançar o topo das paradas britânicas desde “Hello” da Adele. O seu homônimo álbum de estreia conta com a faixa “Homesick” que apresenta Chris Martin como co-autor e ainda traz a voz do vocalista do Coldplay.

Meia-Entrada:

Estudantes (Lei Federal 12.933 de 26/12/2013). Seguindo a lei, todo estudante precisa apresentar a carteirinha da UNE. Essa é a teoria, se vão fiscalizar essa condição na prática aí já não podemos afirmar.

Jovens de 15 a 29 anos pertencentes a famílias de baixa renda (Lei Federal 12.933 de 26/12/2013)

PCD – Pessoas com deficiência (Lei Federal 12.933 de 26/12/2013)

Adultos com idade igual ou superior a 60 anos (Lei Federal 12.9333 de 26/12/2013)

Professor, diretor, coordenador pedagógico, supervisor e titular do quadro de apoio escolar da rede pública estadual e municipal de ensino (Lei Estadual 10.858/2001 – Lei Municipal 14.729/2012 – Lei Estadual 15.298/2017)

Transporte:

• Transporte público: A estação mais próxima ao Allianz Parque é a PALMEIRAS/ Barra Funda, que está a 600m (10 minutos de caminhada) do estádio. Nesta estação, além dos diversos ônibus municipais e intermunicipais, há as linhas RUBI e DIAMANTE da CPTM e a Linha Vermelha do Metrô.

Também é possível sair no metrô Vila Madalena e completar o caminho até o Allianz Parque com um táxi, uber, cabify etc. O taxi sai por cerca de 15 reais, mas em dia de show a disputa por um carro costuma ser intensa.

Para linhas de ônibus acesse: www.sptrans.com.br

•: O aplicativo “Moovit” pode ser muito útil na hora de apostar no transporte público.

• Para quem vai de carro: A melhor alternativa é estacionar o veículo nos shoppings próximos ao estádio. O ‘Bourbon’ cobra a significativa quantia de 100 reais pelo período. Já no ‘West Plaza’ fica por 60 ou 80 reais (com manobrista). Em ambos os shoppings são aceitos pagamentos pelo sistema de Sem Parar.

• Caso vá de táxi: combine antecipadamente a ida e a volta do show com um taxista próximo de sua casa.

• Uber/Cabify: se optar por uma dessas opções tenha paciência para conseguir um carro e aguardar que a demanda se equilibre.

• Como fica o trânsito? Durante shows realizados no Allianz Parque, a CET costuma fazer interdições temporárias nas seguintes vias: Avenida Francisco Matarazzo e ruas Diana, Turiassu, Cayowaá e Teixeira e Souza. De acordo com o órgão, os agentes no local determinam a necessidade de bloqueio delas de acordo com a movimentação do público.

PORTO ALEGRE

Dia: 11 de novembro de 2017

Local: Arena do Grêmio
(Avenida Padre Leopoldo Brentano, 110 – Humaitá – Porto Alegre/RS)

Abertura dos portões: 17h

Show de abertura: 19h

Coldplay: 21h

Classificação etária:

• 16 anos! Fique atento, pois a classificação diverge da estabelecida nos shows de São Paulo. Em POA, menores de 16 anos somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais, com a obrigação de permanecerem no evento no mesmo setor.

Portões de acesso:

• Portão 1 do estacionamento: Premium Amarela

• Portão 3 do estacionamento: Premium Branca

• Portões 5 e 6 estacionamento: Pista

• Portões B, D e Y/ Rampa Oeste: Cadeira Inferior

• Portões F e H/ Rampa Sul: Cadeira Inferior

• Portões K, M, O/ Rampa Leste: Cadeira Inferior

• Portões C e X/ Rampa Oeste: Cadeira Superior

• Portões E e J/ Rampa Sul: Cadeira Superior

• Portões L e P/ Rampa Leste: Cadeira Superior

• Portão A/ Rampa Oeste: Cadeira Gold

• Portão G/ Rampa Sul: Cadeira Gold

• Portão N/ Rampa Leste: Cadeira Gold

• Portão A/ Rampa Oeste ou elevadores 3 e 4 do Estacionamento: Camarote

• Portão N/Rampa Leste ou Elevadores 12 e 13 do Estacionamento: Camarote

Shows de abertura:

• A abertura do dia 11 repete as atrações da segunda apresentação na capital paulista (Dua Lipa e Jon Hopkins) e ainda acrescenta um talento brasileiro: Tati Portella.

A ex-vocalista do Chimarruts comentou que enxerga a oportunidade como “um investimento para lançar sua carreira solo”. Para a ocasião, Tati prepara um repertório com lançamento de single novo, intitulado “Minha Verdade”, e músicas do Chimarruts que ficaram conhecidas na voz dela.

Transporte:

O site oficial da Arena do Grêmio possui uma área interativa que permite que a pessoa escolha uma rota e observe o deslocamento de certo ponto de partida até a Arena. Por exemplo, Zona Sul/Centro via Voluntários da Pátria:

 

Confira as outras rotas clicando aqui
• Uber: cerca de, por exemplo, R$15,00 do aeroporto de Porto Alegre até a Arena do Grêmio. Vale dizer que na ida, que muita gente vai em horários diversos, pode ser que você não encare um preço elevado devido a grande demanda. Contudo, no final do show todos querem ir embora ao mesmo tempo e aí você precisa ter um pouco mais de paciência para utilizar esse tipo de serviço e não sair no prejuízo.

• De trem: Usuários do Trensurb terão de descer na parada Anchieta (cerca de 1,5 quilômetro até a Arena, o que dá aproximadamente 10 minutos de caminhada)

• De ônibus: Linha T2, linhas regulares de ônibus que atendem o bairro Humaitá (701, 703, 704, TA2, B55, B25). A linha T2. 3 Arena conta com ônibus saindo do Mercado Público.

•: O aplicativo “Moovit” é bem eficiente se você não conhece a cidade e precisa de opções de ônibus atualizadas e bem determinadas no mapa

• Taxi: desembarque e embarque em torno do anel viário de contorno da Arena

• Pedestres: Deslocamento pela Palmira Gobbi, José Pedro Boésio, Voluntários da Pátria e Leopoldo Brentano, como principais opções.

• Veja como chegar até a Arena do Grêmio de carro, ônibus e trem: clique aqui.

 

Pode ou não pode?

 

A Eventim divulgou uma lista com itens proibidos e permitidos. Confira:

O QUE NÃO PODE LEVAR

Garrafas de plástico ou vidro (com ou sem tampa);
Bebida alcóolica;
Latas;
Guarda-chuva;
Bandeiras;
Capacetes;
Objetos pontiagudos;
Objetos perfurantes ou cortantes;
Fogos de artifício e de estampido (de qualquer espécie);
Substâncias tóxicas ilegais ou ilícitas e utensílios para utilização de drogas;
Remédios sem autorização ou receita médica;
Haste de selfie;
Papel em rolo de qualquer espécie, jornais e revistas;
Máquinas fotográficas profissionais (lente intercambiável); Filmadoras;
Armas de fogo/armas brancas de qualquer tipo ou espécie (facas, canivetes, etc.);
É proibida a entrada de alimentos com o intuito de comercialização e que possa conceber riscos à segurança.

E O QUE PODE LEVAR:

Mochila pequena;
Capa de chuva;
Máquinas fotográficas amadoras;
Celular;
Carregador portátil de celular (Em atualização, a Eventim retirou o carregador portátil da lista de objetos proibidos, ou seja, sintam-se livres pra levar para os estádios);
Boné ou chapéu.

A lista do que é permitido é bem menor do que o contrário, então fiquem ligados para respeitar as determinações, não ser surpreendidos e, assim, aproveitar o show tranquilamente.

 

Dicas

 

Use roupas leves;

Antes de sair de casa, confira se está com o ingresso e com os documentos necessários (por exemplo, se for meia-entrada, a carteirinha de estudante);

Fique ligado no clima e já prepare uma capa de chuva caso ache que tenha chance de se molhar durante o dia. A previsão do tempo, tanto para terça-feira (7) quanto para quarta (8), é de chuva. Mesmo com alguma cobertura dentro do estádio, se você pretende ficar horas na fila é melhor se prevenir. E lembre-se que não é permitido entrar com guarda-chuva;

Vai ficar o dia todo na fila ou pretende ir para o estádio antes de escurecer? Então não se esqueça do protetor solar! Mesmo sem sol intenso o mormaço pode enganar. Vale dizer que a previsão do tempo para o show de Porto Alegre é de muito sol;

Hidratação constante. É normal ter receio de tomar muita água e acabar no banheiro durante sua música favorita (ou não conseguir sair com medo de perder o lugar). Mas água é primordial para que você aguente o agito do dia (principalmente se você pretende ficar horas na fila);

Administre o seu tempo. Se você quer ficar na grade quer dizer que precisa chegar cedo na fila. Mas se você acha que não quer se desgastar o dia inteiro e consequentemente chegar na hora do show exausto (a), então melhor chegar mais tarde. Não cabe a nós indicar uma fórmula de bolo. Cada um conhece seu limite e também seu objetivo;

Comida. De acordo com as regras divulgadas pela Eventim, “é proibida a entrada de alimentos com o intuito de comercialização e que possa conceber riscos à segurança”, então teoricamente você não precisa ter medo de levar alimentos para comer ao longo do dia. Dentro dos estádios é possível comer e beber, porém saiba que o preço é um pouco salgado.

 

Dúvidas frequentes

 

Xylobands

Muitos perguntam sobre as xylobands (pulseiras que se iluminam a partir de músicas). Fiquem tranquilos: independente do setor, todos vão receber uma pulseira no show! No final do espetáculo, avisos nos telões e caixas no chão pedem que os fãs devolvam as pulseiras (nem precisamos dizer que isso não acontece na prática)

Setlist?

Quais serão as músicas escolhidas pela banda pra compor o repertório? Clique aqui para ler o nosso post especial sobre o provável setlist.

Request

Assim como foi feito nos shows em solo brasileiro no ano passado, nas apresentação de novembro nós poderemos pedir uma música e torcer para que a banda a toque nos shows. Esse pedido envolve uma música importante pra você, uma hashtag e um vídeo bem simples. Clique aqui para ficar por dentro de como realizar o request.

Coldplay vai gravar DVD no Brasil?

Não sabemos! A informação concreta que temos é que o diretor Mat Whitecross vem pra América do Sul e aqui vai filmar os shows de São Paulo e Buenos Aires. Sabemos que desde 2016 Whitecross está gravando alguns shows da turnê. Mas, para saber se os registros de novembro vão integrar algum DVD ou futuro material da banda nós vamos ter que aguardar.

Ainda com alguma dúvida? Pergunte através dos comentários abaixo ou mensagem no Facebook ou Twitter

Esperamos que o post tenha sido útil. Bom show a todos!

Vitor Porto

  • Leonardo Rocha Dias

    O estádio não é coberto?

    • Luciana Tozzi Takeshita

      É coberto apenas os setores de cadeiras.

  • Yuri Mouffron

    Tenho uma dúvida. Eu vou no show no Allianz Parque de cadeira inferior, tem alguma diferença o acesso aos portões ? Pois eu vi que tem 3 entradas A, C e B. Sabem me dizer se o palco extra fica do lado esquerdo ou direito ?

    • Luciana Tozzi Takeshita

      Pelas fotos que até agora foram divulgadas, o palco extra estará ao lado esquerdo.

      • Yuri Mouffron

        As entradas para o lado esquerdo são B e C ou A ?
        obrigado pela atenção

  • Francisco

    vai poder entrar com biscoitos, todinho essas coisas? fiquei na duvida

  • mari

    Qual o melhor local para ver o Show nas cadeiras inferiores, na arena do grêmio? Oeste ou leste?

  • Neverton Aldavio

    Se eu levar meus fones de ouvido pra ficar na fila, serei barrado na hora de entrar? Coisas que não estão na lista de proibidos (tal como Fones de ouvido, Action cam, etc.) significa que estão livres?

  • Amanda Barreto Sornas

    Que horas chegar na arena do grêmio??? Os portões abrem as 17, mas não sei q hrs ir…to na cadeira Gold