O sucesso incontestável de Something Just Like This

14 junho, 2017

Talvez seja difícil para um fã ‘das antigas’ (como eu) engolir que uma parceria com The Chainsmokers é um dos maiores hits da carreira do Coldplay, mas a Billboard está aí pra dizer que isso é um fato incontestável.

Com Something Just Like This Coldplay alcançou, pela segunda vez em toda a carreira, o primeiro lugar na lista que reúne as músicas POP mais executadas nos Estados Unidos. E é importante dizer que é a primeira vez que a banda alcança tal feito com os novos e amplos critérios de contagem. Hoje as listas da Billboard consideram vendas (físicas e digitais), execuções em rádio e dados de streaming. Na contabilidade musical entra o Spotify, o Youtube etc. É uma análise muito ampla e disputada.

Para anunciar a conquista da primeira posição de “Something Just Like This” a gigante musical estadunidense declarou que a banda viveu uma “longa espera” até chegar ao topo da lista. Isso porque a última vez que Coldplay alcançou o primeiro lugar foi em 2001, com “Yellow”. Desde então, foram 16 anos de espera por outro 1º lugar. Segundo a Billboard, essa espera de 16 anos só superou a de Enrique Iglesias- que demorou 12 anos para emplacar outro hit na primeira posição.

Em matéria publicada no mês de maio, Billboard anunciou que a parceria com The Chainsmokers subiu do segundo para o primeiro lugar em lista divulgada no dia 27 do mesmo mês. Na época, o hit registrou um aumento de execuções de 6% e foi a “única canção tocada em todos os 167 meios” que compõem os gráficos de parâmetro mainstream considerados pela Nielsen Music e, consequentemente, pela Billboard.

E se você acha que antes a banda não era tão considerada nos charts pop então você está enganado! Na mesma matéria, a Billboard comenta que “Something Just Like This” marca a 11ª entrada do Coldplay no ranking de músicas pop mais tocadas. Em uma breve retrospectiva, vale destacar que em 2008 Coldplay alcançou o 12º lugar, da lista pop, com o mega hit “Viva la Vida” (apesar disso, VLV é a única música da banda a alcançar o número 1 na cobiçada lista ‘Billboard Hot 100’, ou seja, a lista que reúne as músicas mais tocadas nos EUA).

Ps: as listas Billboard Hot 100 e Billboard Pop Songs representam um mercado mainstream, mas a gente não pode ignorar que Coldplay já dominou diversos gráficos. A banda conseguiu 12 primeiras colocações nas listas “Alternative Songs” e “Adult Alternative Songs”.

Hoje

Ok, mas como anda o desempenho de “Something Just Like This” atualmente? Na lista Billboard Hot 100 mais recente, divulgada como “June 24, 2017”, a canção está na 8ª colocação. Essa é a lista mais notável e a música já está lá por 16 semanas. No Hot 100, o 3º lugar foi a maior posição alcançada por “Something Just Like This”. O mercado norte-americano é bem disputado, com grandes lançamentos semanais, e o histórico da parceria com The Chainsmokers é favorável e estável

Via Billboard US

Já na mais recente lista Pop Songs, divulgada como “June 24, 2017”, “Something Just Like This” aparece na 3ª colocação. Como já foi citado, foi nessa lista que o hit alcançou o primeiro lugar (hoje ocupado por “Stay”, de Zedd e Alessia Cara). Na ‘Pop Songs’ o desempenho da canção é forte e estável: são 16 semanas presentes na lista, sendo que na mais atualizada a música caiu da segunda para a terceira posição (descendo apenas um degrau e se mantendo no cobiçado pódio)

Via Billboard US

Outro destaque é a lista “Adult Pop Songs”. Nesse gráfico, “Something Just Like This” aparece no topo! Isso mesmo, na atualização “June 24, 2017” o hit está na primeira posição. Até agora, são 15 semanas de permanência nessa lista, registrando 1º lugar como ‘peak position’ (lugar mais alto alcançado). Na semana passada a canção estava no primeiro lugar e hoje continua na posição mais alta

Via Billboard US

Justificativa

A estabilidade se deve aos impressionantes números de “Something Just Like This”. No Youtube, por exemplo, o lyric video oficial conta com 430,956,189 visualizações (dados da manhã do dia 14/7/2017). Enquanto a performance na última edição dos BRITs, também publicada no canal oficial de The Chainsmokers, conta com 20,683,188 views.

No Spotify o hit já acumula 404.649.011 execuções (dados da manhã do dia 14/7/2017). Além disso, a música está na 13ª posição na lista que reúne as ”50 mais tocadas no mundo” e na 41ª posição das ”50 mais tocadas nos Estados Unidos” (no nosso país a música também é hit e está na 25ª posição entre as “50 mais tocadas no Brasil”).

Os números são expressivos e não devem ter quedas tão grandes nos próximos dias, pois em breve Coldplay vai lançar um clipe para a música e no dia 14 de julho ainda teremos o lançamento do EP Kaleidoscope (que terá “Something Just Like This” entre as faixas).

Com resultados tão positivos, nem os fãs mais antigos devem se surpreender com o fato de que Coldplay vai incluir a parceria com The Chainsmokers no trabalho que está para sair. Mesmo com a faixa já integrando um álbum lançado em abril pela dupla, a música ainda é muito executada. Certamente um novo vídeo vai mantê-la entre as mais tocadas por um tempo e, consequentemente, o EP já nasce com certo apelo comercial. São outros tempos…

Agradecimento: Billboard

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected!