43 fatos que confirmam o quanto Chris Martin é incrível

02 março, 2020

Hoje, 2 de março de 2020, Chris Martin completa 43 anos de idade! O Viva Coldplay resolveu comemorar esse dia especial reunindo 43 fatos que traduzem um pouco da grandiosidade do nosso amado vocalista:

1. Ele se joga

Para o Chris não tem tempo ruim para se aproximar dos fãs! Quem não se lembra de um episódio em 2009 que deixou Guy preocupado durante um show na Austrália? Na ocasião, Chris correu no meio do público e deixou os fãs enlouquecidos na plateia. Alguns anos depois, na edição de 2017 dos BRITs, o vocalista também se jogou na plateia ao cantar o hit contemporâneo “Something just like this”.

2. Paizão

Ser um superstar quer dizer contratar pessoas pra levar seus filhos na escola ou algo parecido? Pode até ser, mas isso não para Chris Martin! Ele leva e busca os filhos na escola ou simplesmente fica esperando o ônibus escolar ao lado deles: “vamos conversando pelo caminho”, ele contou em uma entrevista. Além disso, Apple e Moses vivem coisas ‘comuns’ ao lado do pai (tipo cantar no palco do Glastonbury rs).

3. “It was called yellow”

O hit “Yellow” recebeu esse nome porque o nosso querido aniversariante viu um livro de páginas amarelas no momento em que estava tentando nomear a canção. Obrigado, páginas amarelas. Obrigado, Chris.

4. Corpo agitado, alma zen

Chris pratica yoga e os resultados parecem visíveis, você não acha?

5. Ambidestro

Chris toca instrumentos e desenha com as duas mãos, porém na hora de escrever ele é apenas canhoto.

6. Círculo social estrelado

Chris é tão amigo de Jay-Z que seus filhos, Apple e Moses, chamam o rapper de “Tio Jay”. Os dois já trabalharam juntos em “Lost” do lado do Coldplay e em “Most Kingz” e “Beach Chair” do lado de Jay-Z. A amizade também está presente entre Chris e Beyoncé (esposa de Jay-Z). A cantora foi uma das convidadas do Coldplay durante o show no intervalo do Super Bowl de 2016 e ainda fez um feat com a banda na música “Hymn For The Weekend” (no Youtube o clipe da faixa já passou de 1 bilhão de visualizações).

7. Esforço pela arte

Para gravar o clipe de “The Scientist” Chris teve que aprender a letra do hit ao contrário. O vocalista investiu na fonética para dar o resultado e a ilusão necessários no vídeo e todo esse aprendizado demorou um mês.

8. Especialista em the worm

Em 2012, no “Tonight Show”, Chris e Jimmy Fallon, apresentador do programa, fizeram a dança da minhoca. Naquele dia, os dois deixaram a plateia do programa, a audiência da NBC e a internet em chamas.

9. Libras pelo bem

Chris gastou 400.000 libras em uma obra artística de Bansky. O feito foi um ato favor das vítimas do terremoto no Haiti, e ocorreu durante o evento de caridade de Sean Penn.

10. Egregie discipulus

Na disciplina Latim, Chris se consagrou como o primeiro aluno da classe.

11. McCartney

Chris é amigo de Stella McCartney (filha de Paul McCartney). Por saber que o amigo é consciente e que realmente se preocupa com grandes causas, em 2014 Stella convidou o músico para promover uma campanha que falava sobre a luta contra a violência às mulheres.

Quando Chris esteve na Índia, pela Oxfam, mostrou que continua apoiando à luta pelos direitos das mulheres. A placa diz: “Eu sou contra a violência em meninas e em mulheres porque as mulheres fazem minha vida valer a pena. Com amor, Chris, Coldplay”.

12. Melhor pessoa

Chris é tão querido que até a ex esposa continua o parabenizando e o exaltando, como pai, após a separação. “Feliz aniversário de 40 anos para o melhor pai do mundo!!! Nós te amamos muito”, ela escreveu no Instagram.

HAPPY 40th BIRTHDAY to the best daddy in the world!!! We ?you so much!

Uma publicação compartilhada por Gwyneth Paltrow (@gwynethpaltrow) em

13. Aquele amigo que você respeita

Chris fez uma breve participação no longa “Shaun of the Dead”. O grande motivo disso é ele valorizar as amizades, pois o filme era protagonizado por Simon Pegg. Chris e Simon têm uma amizade tão sólida que o vocalista do Coldplay é padrinho da filha de Pegg, enquanto o amigo é padrinho da filha de Martin.

14. Amizades que a gente agradece

Chris é um imã para amizades boas e consegue mantê-las. Ele conheceu Phil Harvey, quinto membro do Coldplay, no colégio “Sherbone School”. Anos depois, na “University College London”, ele conheceu Jonny e em seguida os outros dois membros da banda: Guy e Will. QUE NADA E NEM NINGUÉM NUNCA ABALE ESSE CÍRCULO DE AMIZADE, POR FAVOR! Caso contrário, ficaremos assim:

15. Sim, o Coldplay pode!

“Eu conheci Barack Obama no verão e uma das coisas que ele me disse foi: ‘Ei, eu tenho suas músicas em meu iPod’”, contou Chris.

16. Substitu2

Chris ‘substituiu’ Bono, do U2, em um show surpresa na Times Square (Nova York) em celebração do Dia mundial da luta contra a Aids. O vocalista do Coldplay fez bonito acompanhando o grupo irlandês durante os clássicos “Beautiful Day” e “With or Without You”. Para o Chris, sempre é um dia bonito para se lutar por uma causa importante.

17. Fã de karaokê

Em uma entrevista de 2008, Chris contou que gostaria de encontrar mais músicas do Coldplay nas opções de Karaokês espalhados por aí: “toda vez que eu abro um livro de karaokê eu sempre encontro um milhão de músicas dos Beatles e tipo umas duas do Coldplay”.

18. Ele enxerga muita coisa boa nos fãs

“Coldplay é para pessoas de muito bom gosto, inteligentes, incrivelmente bonitas, talentosas, habilidosas, vencedoras, que capturam a vida! Coldplay é para pessoas que conhecem o sentido da vida. São sempre divertidas, encantadoras ao conversar, doces, charmosas, incrivelmente boas de cama, viris. Fazem um enorme sucesso com garotas, garotos ou ambos. Em geral, são os melhores cidadãos do mundo! Eu posso estar sendo parcial, mas estou definitivamente certo.” Na visão de Chris Martin, estamos bem na fita.

19. Favorita

Em 2010, falando sobre o trabalho do Coldplay, Chris comentou que sua canção favorita é “Glass of Water”. Será que ele continua com a mesma opinião?

20. Sempre festejando cercado de amor

Às vezes ele passa o aniversário longe da família, mas perto dos fãs. No seu aniversário de 33 anos, Chris ouviu um coro de parabéns entoado por 65 mil fãs que prestigiavam o Coldplay no show da Viva la Vida tour em São Paulo. Na ocasião ele vibrou: “não há melhor jeito de passar seu aniversário do que ouvindo mais de 60 mil brasileiros cantando parabéns a você”.

21. Embaixador do bem

Nosso frontman é embaixador do “Global Citizen” (uma plataforma de ação social focada em uma geração global que busca resolver os maiores desafios do mundo). Chris é curador do festival de música realizado pela organização. Inclusive, foi no Global Citizen Festival que a banda fez sua primeira apresentação na Índia.

22. Máscara de esqueleto

O Chris já atacou de DJ em um show que a banda Arcade Fire fez em Londres. Naquela época, o aniversariante do dia usou uma máscara de esqueleto e ninguém da plateia o reconheceu.

23. MTF

Sempre engajado, Chris passou muito tempo pintando a mão com o símbolo da Oxfam Make Trade Fair. Além de viajar pra Gana e Haiti, o britânico proporcionou holofotes para a campanha de caridade ao divulgar a mesma no piano, na pele, em declarações e atitudes.

24. Limpeza

Quando Chris e Jonny se conheceram na University College London, em 1996, os amigos dividiam um quarto pequeno. Para conseguirem pagar o aluguel, os dois limpavam os banheiros da faculdade.

25. Dizer “meus pêsames” é para os fracos

“Fix You”, canção atemporal do álbum “X&Y”, foi escrita para a ex-exposa de Chris, Gwyneth Paltrow, após a morte do pai da atriz.

26. Mestre cuca?

“As duas vezes que ele foi cozinhar, tivemos que chamar os bombeiros”, disse Paltrow quando questionada sobre os dotes culinários do então marido. Mas parece que depois do casamento Chris ficou mais confiante na cozinha. O vocalista já contou que faz rabanada para os filhos no dia das mães: “pode parecer algo mínimo, mas, para mim, dizer que faço rabanada é algo próximo de alguém dizer que irá escalar o Everest”.

27. Muito talento para uma pessoa só

Chris é multinstrumentista. O britânico toca piano, teclado, guitarra, violão, gaita, baixo, clarinete, bandolim, órgão, percussão, trombeta e “glockenspiel”. Tá bom pra você?

28. Currículo

Além de integrar uma das maiores bandas do mundo, Chris tem licenciatura em “Estudos do Mundo Antigo” pela University College London.

29. Imagina o calor

No clipe de “Paradise”, realmente é Chris que aparece fantasiado de elefante em todos os takes. O vídeo, gravado em sua maior parte na África do Sul, é o segundo trabalho do Coldplay com mais visualizações no youtube (atualmente conta com mais de 670,466,754 views e perde apenas para “Hymn for the weekend”).

30. Como seria ‘WTF’ em devonian?

Segundo o aniversariante mais talentoso de março, ele sabe falar “Devonian” e descreve o idioma como “uma língua do interior”. Ok?

31. Humildade

Certa vez, Chris contou que, quando era mais novo, não era bem sucedido nas paqueras: “Nunca fui bom com as mulheres. Não sou naturalmente bonito como Jude Law, e é por isso que tive que aprender a compor músicas.”, brincou o vocalista em entrevista ao Daily Star.

32. Fã de GOT

“Nós amamos Game Of Thrones. Em quase tudo o que fazemos aplicamos algum tipo de metáfora da série”, confessou Chris. Nós sabemos disso, né? Lembra quando a banda, envolvida com o projeto beneficente “Red Nose Day”, se juntou aos astros da série e preparou um musical divertido?

33. Aplicativo que ele indica

Certa vez, questionado sobre o último bom app que tinha feito download, Chris indicou: “O último app que procurei foi o duolingo, é um app incrível! Ele tem preço razoável e apresenta uma maneira legal de aprender um idioma através de jogos”.

34. Curiosidades na velocidade do som

Chris gosta de Woody Allen, sua cor favorita é azul turquesa e ele não é muito fã da canção “Speed Of Sound” (diferente de Chris, nós amamos a canção do álbum “X&Y”).

35. Personal stylist gente como a gente

A gente já viu o Chris repetindo roupa várias vezes e o mais legal é que as roupas antigas também não saem do armário do cara. Sobre isso, ele comenta: “eu costumo me vestir como alguém que parece não ter um emprego, então as pessoas não olham pra mim (…). As pessoas dizem que eu pareço comigo mesmo, o que é bem engraçado. Eu costumo escutar: ‘você se parece com aquele cantor’ e eu respondo: ‘sou eu’, mas as pessoas rebatem: ‘duvido’. O pessoal imagina que a gente anda de helicóptero e carrega grammys por aí.”

36. Salada ou chocolate?

O nosso aniversariante do signo de peixes tem consciência que deveria comer uma salada, mas admite que panquecas e Nutella são escolhas mais frequentes. Chris já confessou ser chocólatra.

37. “Que alegria estar no Brasil”

Chris se esforça para se comunicar, pelo menos minimamente, com os fãs. Quem não se emocionou e/ou aplaudiu momentos em que ele tentou se comunicar diretamente com os fãs brasileiros? “Que alegria estar no Brasil. O vosso país é lindo”, disse ele para um estádio cheio de brasileiros.

Obrigado São Paulo. What a night!

Uma publicação compartilhada por Coldplay (@coldplay) em

38. Lindos seios

Ele perdeu a virgindade aos 22 anos e conta que se ‘percebeu’ heterossexual quando foi seduzido por seios.

39. Manifestação política

O vocalista se posicionou publicamente contra George W. Bush e sua orquestrada invasão ao Iraque

40. Todos presenteados

Em abril de 2016, o Chris nos presenteou ao usar Viva Buttons (presente entregue pela nossa equipe) nos shows em São Paulo e no Rio de Janeiro. Sim, para nós esse é um fato muito relevante e essa honra nunca será esquecida pela equipe que há 11 anos começou a compartilhar notícias da banda com os fãs brasileiros.

41. Ele reconhece os erros no caminho do autoconhecimento

Em entrevista divulgada em dezembro de 2019 pela Rolling Stone, Chris revelou que teve uma jornada de autoconhecimento desgastante. O vocalista confidenciou que em sua adolescência a suas dúvidas sobre a própria sexualidade o fizeram agir de uma maneira homofóbica. “Quando fui para o internato eu era muito homofóbico porque eu pensava: ‘Se eu for gay eu estarei completamente f*dido'”, relembrou Martin. Ele explicou que estudar em um internato só para meninos, enquanto descobria a sua sexualidade, o deixou na defensiva. Contudo, após ter lidado com bullying e outros questionamentos religiosos, Chris entendeu que não teria problema se realmente se descobrisse gay “aos 15 anos eu fiquei tipo: ‘E daí se eu for gay?'”, comentou antes de completar: “Depois eu tive um pouco mais de exposição ao mundo, e aos pensamentos das pessoas, e eu refleti ‘muitos dos meus maiores heróis são gays e realmente não importa o que eles sejam'”, declarou Chris. O vocalista enxerga essa parte de sua vida como um momento importante para as mudanças que ele percebeu serem necessárias dentro dele.

Assista ao vídeo clicando aqui.

42. Apoia a filha no trabalho

Em janeiro de 2020, em entrevista à Ellen DeGeneres, Chris revelou que envergonhou a filha Apple Martin. A garota de 15 anos conseguiu um trabalho em uma loja de roupas. “É seu primeiro trabalho, ela está quase completando 16 anos e eu estou muito orgulhoso dela”, disse o vocalista. Mas o pai famoso resolveu surpreender a filha no local. “Eu fui vê-la de surpresa e então achei que seria melhor comprar algo. Peguei uma camiseta da arara e entrei na fila para pagar”, relembrou. Apesar de tentar agradar a filha, que estava trabalhando em um dos caixas, Martin contou que ela não teve a melhor reação quando o avistou na fila. “Ela me viu e disse com os lábios: ‘Pai, caí fora'”, ele contou enquanto imitava a garota. Chris ficou sem graça com a situação e passou para a fila do outro caixa. “Eu fui para a outra fila, segurando a camiseta, realmente com medo da minha filha”, e completou: “Eu tinha comprado um doce para ela, então eu disse para uma vendedora: ‘você pode dar isto para a minha filha?'”, contou rindo. No final das contas, Apple aprovou a visita do pai. “Quando eu estava saindo ela gritou: ‘eu amo você'”, concluiu o pai orgulhoso.

43. Transborda arte

Além de cantor e multi-instrumentista, Chris Martin tem se mostrado um ator convincente. O vocalista do Coldplay já demonstrou que consegue dar vida ao que escreve por meio de personagens. Chris já fez bonito em clipes como “Paradise”, “Princess Of China”, “Magic”, “True Love”, e o recente “Champion Of The World”. No último dos vários vídeos lançados no período em que vivia os seus 42 anos, Chris interpretou um garoto que passa por diversos dilemas até enxergar um futuro vitorioso ao lado dos outros integrantes do Coldplay. Segundo Cloé Bailly, diretora de “Champion Of The World”, o vídeo é sobre “o poder mágico que as crianças têm de escapar da realidade, entrando em seu próprio mundo”.

É claro que a trajetória brilhante de Chris Martin vai muito além de 43 curiosidades e/ou momentos. Poderíamos listar centenas de fatos que fortalecem a admiração por ele. De qualquer forma, esperamos que tenham gostado do que resolvemos destacar. Fica a nossa homenagem e nosso carinho a alguém tão talentoso, importante para os fãs e notável para o mundo.

Feliz aniversário, Chris!

Este post foi estruturado no dia 2 de março de 2017 e atualizado no dia 2 de março de 2020.

Agradecimentos: Rolling Stone Magazine, People, NME, Youtube, Coldplay, Coldplaying, Tumblr.

Vitor Babilônia

Vitor Babilônia é Editor-Chefe do Viva Coldplay e Roteirista. Sua formação passa por instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vancouver Film School. Ele é fã da banda desde 2004.

error: Content is protected!