A evolução do Coldplay no Glastonbury

27 junho, 2016

Ontem, o Coldplay se apresentou pela sexta vez no Glastonbury Festival, um dos festivais mais cobiçados do mundo (se não o mais), tanto para artistas quanto para nós, fãs. Sendo assim, o que acham de saber um pouquinho mais da história da banda com este mítico festival?


UM POUQUINHO SOBRE O FESTIVAL

Glastonbury-Festival1

O Glastonbury Festival foi fundado por Michael Eavis, um agricultor local e amigo da banda, e é organizado na Worthy Farm, uma fazenda de produtos lácteos situada no sudoeste da Inglaterra, entre os povoados de Pilton e Pylle, no condado de Somerset, a 10km da cidade de Glastonbury. Além de música, o festival também conta com peças de teatro, dança, comédia e circo. Ao redor de 150 mil pessoas participam do evento, que tem mais ou menos 5 dias de duração e é realizado anualmente na última semana do mês de junho. Criado em 1970, o festival já contou com a participação de centenas de artistas, como: David Bowie, U2, The Rolling Stones, Bruce Springsteen, Oasis, Muse, Paul McCartney, Radiohead, R.E.M, The Smiths, The Cure, Elvis Costello, Peter Gabriel, Blur, Rod Stewart, The Verve, Neil Young, The Who, dentre muitos outros grandes nomes.


COLDPLAY NO GLASTONBURY

Cl-coWoWAAA3eo6

O Coldplay já se apresentou seis vezes no festival, em 1999, 2000, 2002, 2005, 2011 e 2016. Voltemos então pro ano de 1999, onde esta história tem o seu começo.

OH LET’S GO BACK TO START
[1999]

A primeira vez que o Coldplay se apresentou no festival foi no ano de 1999 no palco “New Bands Tent.” A banda tinha apenas 3 anos de formação e dois EPs na bagagem: “Safety” e “Brothers and Sisters”. O terceiro EP da banda, “The Blue Room”, estava em processo de gravação. Foi uma apresentação um tanto quanto confusa, pois eles foram deixados no lugar errado e faltavam apenas 10 minutos para o começo do show!

jonny1999_06_24_Onstage (1)
1999_06_24_001
      Setlist:

  1. Careful Where You Stand
  2. No More Keeping My Feet On The Ground
  3. Shiver
  4. Spies
  5. Brothers and Sisters
  6. Bigger Stronger
  7. Only Superstition

 

 

DON’T YOU SHIVER?
[2000]

A segunda vez que o Coldplay se apresentou no Glastonbury foi no ano de 2000. A banda contava com o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio, “Parachutes” e se apresentou no palco “The Other Stage. Confira a setlist:

  1. Spies
  2. Don’t Panic
  3. High Speed
  4. Shiver
  5. Trouble
  6. Yellow
  7. Everything’s Not Lost
  8. You Only Live Twice (Nancy Sinatra cover) 

 

A PRIMEIRA VEZ NA PYRAMID STAGE A GENTE NUNCA ESQUECE
[2002]

Dois anos depois, o Coldplay voltava a tocar no Glastonbury, pela terceira vez, mas essa tinha um gostinho ainda mais especial: a banda fazia sua primeira apresentação no festival como atração principal. Não bastasse isso, a apresentação contava com 8 músicas novas do álbum “A Rush of Blood to The Head”, que só viria a ser lançado mais ou menos 2 meses depois. A banda conta que esta apresentação foi um grande estímulo para o término das gravações do álbum. Eis a setlist:

  1. Politikaeee
  2. Shiver
  3. Spies
  4. Daylight
  5. Trouble
  6. One I Love
  7. Don’t Panic
  8. Everything’s Not Lost
  9. See You Soon
  10. God Put A Smile Upon Your Face
  11. Yellow
  12. The Scientist
  13. Clocks
  14. In My Place
  15. Life is For Living

 

I’M ON THE TOP, I CAN’T GET BACK
[2005]

Em 2005, três anos depois, o Coldplay voltava ao Glastonbury, mais maduro, com milhões de álbuns vendidos e com a disposição para fazer a multidão esquecer da forte chuva que assolava a região e transformava a fazenda em um verdadeiro lamaçal. Esta era a segunda vez da banda como headline do festival, e era o ano de lançamento do terceiro álbum de estúdio, “X&Y.” Vamos para a incrível a setlist:

image1 (1)

  1. Square One
  2. Politik
  3. Yellow
  4. God Put A Smile Upon Your Face
  5. Speed of Sound
  6. Low
  7. Warning Sign
  8. Everyting’s Not Lost
  9. White Shadows
  10. The Scientist
  11. Til Kingdom Come
  12. Don’t Panic
  13. Clocks
  14. Swallowed In The Sea
  15. Can’t Get You Out of My Head (Kylie Minogue cover)
  16. In My Place
  17. Fix You

 

WE’LL BE GLOWING IN THE DARK
[2011]

Cada vez mais acostumados a pisar no palco principal do Glastonbury, o Coldplay chegou ao festival de 2011 mais vibrante do que nunca. No ano de lançamento do álbum “Mylo Xyloto”, a banda abusou das cores e dos confetes de papel. A setlist foi:

  1. Hurts Like Heaven
  2. In My Place
  3. Major Minus
  4. Lost!
  5. The Scientist
  6. Shiver
  7. Violet Hill
  8. God Put A Smile Upon Your Face
  9. Everything’s Not Lost
  10. Us Against the World
  11. Politik
  12. Viva la Vida
  13. Charlie Brown
  14. Life is for Living
  15. Clocks
  16. Fix You
  17. Every Teardrop is a Waterfall

 

WE’RE GONNA GET IT, GET IT TOGETHER
[2016]

Após 5 anos sem tocar no Glastonbury, a banda chegou em 2016 para sua sexta apresentação no festival e a quarta como headline. Com o “A Head Full of Dreams,” disco lançado há pouco mais de 7 meses, o Coldplay voltou à “fazenda” com o que sabem fazer de melhor: conquistar o público. Com direito a xylobands personalizadas do festival, parcerias e presenças pra lá de especiais, esta sexta apresentação foi mais uma que entrou pra história. Pra saber mais sobre o que rolou de melhor no show de ontem, clique aqui pra conferir nosso resumo!

image

Agora que deu pra conhecer um pouquinho mais da história da banda com o festival (e quanta história), a gente fica na torcida pra que venham muitos e muitos shows do Coldplay no Glastonbury por aí e, quem sabe, contando com a nossa presença em algum deles?


Fonte: Coldplay, BBC, Wikipedia, Setlist.fm

Paula Valladares é Redatora do Viva Coldplay. Paula mora no Uruguai desde 2015, é geógrafa e se tornou fã da banda com o álbum X&Y, em 2005.

error: Content is protected!